Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ESTUDOS 85 - A INTEGRIDADE DA PALAVRA DE DEUS (1)

A INTEGRIDADE DA PALAVRA DE DEUS 
( Parte 1)
Dia a dia, defrontamo-nos com dois mundos paralelos:

1- O MUNDO das PESSOAS que NÃO CONHECEM A DEUS;
2- O MUNDO das PESSOAS que CONHECEM E SEGUEM a DEUS.

Estes dois mundos "andam" lado a lado.
Cada nação, povo, tribo, casta, grupo étnico, etc, vive de acordo com um padrão de vida estabelecido - baseado em tradições, conceitos morais, religiosos, espirituais, etc. E não há mal nenhum nisso!
Por natureza, o ser humano tem necessidade de seguir "algo", "alguém"; tem necessidade de se organizar - ter um alvo, um padrão de vida a seguir.


Muitas pessoas tomam como INTEGRIDADE DE VIDA:
- estudar, mandar os filhos para a escola; cursarem e atingirem o título de doutor;
- outras, preferem estabelecer bons negócios, que lhe proporcionem grandes lucros ( sinal de aumento de capital );
- outras ainda, têm como alvo na vida, o casamento (construir um lar), fazer o "seu mundinho", e está a vida completa (não precisam de mais nada).
Claro está, que não há mal nenhum em tirar um curso, fazer um bom negócio, casar e lutar por ter um bom relacionamento no casamento, etc! Mas, existe um mundo completamente diferente, daquele que a maioria das pessoas conhece, e que, no entanto, está ao alcance de qualquer ser humano.
Chamamos ao Mundo daqueles que conhecem e seguem a Deus de Cristão.
Então pôe-se a pergunta: "O Que é Isso de Ser Cristão? Ou Qual é a sua Linha de Pensamento?"
Cristianismo não é uma religião ou conjunto de regras de "não faças", "não toques", "não uses"!!!
Cristianismo é um modo diferente de viver - é o ser humano a viver de acordo com o MANUAL dado pelo Seu FABRICANTE ou CRIADOR.
Ao criar o Homem, Deus instituíu um modo bem distinto para ele viver neste planeta, e este é o único que funciona.
ENTÃO, COMO PODEMOS CONHECER ESSE PLANO DE VIDA?
A Bíblia é o MANUAL Para o Ser Humano ( deixado pelo Criador ). É o Livro mais fantástico que existe! Nele se encontram as instruções de Deus para a Humanidade!
À semelhança de qualquer manual, caso você não cumpra à letra as instruções nele descritas, não usufruirá da VIDA a sério - VIDA ABUNDANTE - que O Criador planeou, ao criá-lo, a si.
Por exemplo: quando você compra um automóvel, recebe juntamente um Manual (ou livro de instruções - qual a calibragem dos pneus, se deve pôr água ou não, etc). No caso de querer que o carro funcione bem, terá de obedecer integralmente as instruções do Manual. Caso contrário, num curto espaço de tempo deixará de ter automóvel!
O mesmo se passa com o Homem. A determinada altura lemos no seu MANUAL ...
Mateus 7:24-27 - "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caíu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caíu, e foi grande a sua queda".
Vemos aqui dois tipos de pessoa:
1º) A que OUVE (ou lê) e PRATICA o que encontra no Manual - Prudente;
2º) Aquela que OUVE mas NÃO PRATICA - chamada de "tola".
Como já referi, existem aquelas pessoas que pensam que cursar, viver apenas para a família, fazer bons negócios, é o suficiente para ter uma vida feliz. No entanto, não é isso que diz o Manual. É necessário lê-lo na íntegra e praticá-lo porque nem tudo na vida corre sempre bem.
Na vida, acontecem coisas que você não preparou, não desejou, nem sequer esperava! Como por exemplo, doenças incríveis, problemas familiares, filhos drogados, crises económicas, problemas no emprego, etc, que o deixam completamente desorientado, sem rumo na vida.
E porquê tudo isso? Porque você não quer fazer, ou desconhece a Vontade de Deus.
QUEM OUVE E PRATICA
Em alegoria, a Bíblia ensina que, a nossa vida é semelhante a uma casa. Os problemas são assemelhados aos temporais, ou tempestades.
Quando um problema "bate à porta" daquele que está firme na Palavra de Deus, isto é, ouve e pratica as instruções do Manual, essa pessoa, não vai desanimar ou ser vencida pelas contrariedades. A sua casa está segura na Rocha. Os temporais não a tiram do lugar em que está. A pessoa faz a Palvra de Deus e tem sempre vitória sobre as adversidades, atinje a Vida em Abundância.

QUEM OUVE E NÃO PRATICA
Podemos pensar num engenheiro civil, que embora conhecendo as regras de construção civil, não as pôe em prática; constrói uma casa em cima de areia. O que vai suceder a essa casa? Vai cair de certeza - os temporais são mais fortes que os seus alicerces.
Mas, por exemplo, um bom engenheiro tem de "estudar" as chuvas e o caudal dos rios para calcular a construção de uma ponte.
Científicamente, sabe-se que de cinco em cinco anos, existe uma "chuva" que é maior que as outras todas.
Se a ponte não estiver calculada e construída devidamente, na altura dessa chuvada, ela cairá e destruir-se-á.
Por isso, a Bíblia chama de "Tolo", àquele que sabendo das instruções do Manual não as leva em conta e, faz a sua vida de acordo com o que ele pensa ou acha que deva funcionar a humanidade.
Quando os problemas os ultrapassam, revoltam-se contra tudo e todos dizendo: "Porquê a mim? Porquê a mim, ó Deus? Que mal é que eu fiz?" Na realidade, o único mal que fez, foi construir a sua vida baseado no que "eu acho ..." e não no que a Palavra de Deus diz. A sua Casa não estava alicersada na Rocha!
Vejamos agora, de um modo mais detalhado, o que é a Bíblia, qual o seu Autor, como foi que Deus se revelou ao Homem, para que serve a Bíblia, quais as divisões da Bíblia, o que significa um Testamento e porquê um Novo Testamento.
O QUE É A BÍBLIA?
A Bíblia, ou a Palavra de Deus, é a mensagem de Deus para o Homem.
A palavra Bíblia vem de uma outra Biblion, que quer dizer, "muitos livros".
Quando Deus fez o Homem à Sua imagem e semelhança, como nenhum outro ser, ele habitava, passeava e falava com o Homem. Mas, pela transgressão e quedad e Adão, o pecado veio ao mundo.
Para desfazer as obras do diabo e libertar-nos do pecado, Deus enviou Jesus Cristo à terra. Ele tem para nós uma Mensagem que está contida na Bíblia.
QUEM É O SEU AUTOR?
O Autor da Bíblia é o próprio Deus. No entanto, este livro foi escrito por homens, mas inspirados pelo Espírito Santo.
II Timóteo 3:16 - "Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça".
Não sei precisar qual o jornal, mas tomei conhecimento que, algures, foi publicado um artigo bastante interessante. Certos cientistas quiseram provar que a Bíblia era apenas um livro de histórias. Num computador, puseram vários dados referentes a Profecias, e chegaram à conclusão matemática da impossibilidade deste Livro não ter sido escrita por uma Identidade Superior.
Os cientistas chegaram a esta conclusão, porque do primeiro ao último livro, se fazem referências a uns e outros, obedecendo a uma interligação muito grande, apesar da Bíblia ter sido escrita ao longo de milhares de anos, e os seus intervenientes escreverem de diferentes partes do mundo sem se conhecerem entre si.
Esta sincronia deve-se ao facto dos homens que escreveram a Bíblia terem sido inspirados pelo Espírito Santo. A grande prova está em Deus confirmar a Sua Palavra com sinais e maravilhas.
COMO DEUS SE REVELOU AO HOMEM?
Ao longo dos tempos, Deus tem-se revelado ao homem de diversos modos:
1º) Directamente
Ao princípio Deus revelou-se directamente como aconteceu nos tempos de Abraão e Moisés.
2º) Através de Jesus - A Palavra Viva
Ele é a imagem fiel de Deus. Se quer saber como Deus é, olhe para Jesus.
3º) Através da Bíblia
Quando o homem se separou de Deus, perdeu a sua glória, ficou um ser mortal. Imagine o que aconteceria a uma pessoa sem Jesus, ainda não regenerada, se Deus lhe aparecesse! Certamente morreria, por não poder suportar a Glória de Deus. Assim, Deus arranjou um processe de nos proteger, deixando a sua Vontade escrita num papel, a Bíblia - qualquer pessoa pode manusiá-la.
PARA QUE SERVE A BÍBLIA?
1º) Para Deus mostrar o Seu Plano de Salvação do Homem, através de Jesus Cristo;
2º) Para Deus mostrar a Sua Vontade para todas as áreas da vida humana levando-o a encontrar o caminho da salvação.
DIVISÕES DA BÍBLIA
A Bíblia divide-se em duas grandes partes:
1ª - O Antigo ou Velho Testamento
2ª - O Novo Testamento
O Velho Testamento é composto por 39 livros
(Gênesis; ëxodo; Levítico; Números; Deuteronómio; Josué; Juízes; Ruth; I e II de Samuel; I e II de Reis; I e II de Crónicas; Esdras; Neemias; Ester; Job; Salmos; Provérbios; Eclesiastes; Cantares de Salomão; Isaías; Jeremias; Lamentações de Jeremias; Ezequiel; Daniel; Oséias; Joel; Amós; Obadias; Jonas; Miquéias; Naúm; Habacuque; Sofonias; Ageu; Zacarias e Malaquias).
Por exemplo: Gênesis fala-nos da criação do mundo e do homem; da vida dos primeiros grandes homens de Deus, como Abraão, Noé, etc. ëxodos, relata-nos a história do povo escolhido: sendo escravizado por satanás, através do povo egício, foi libertado pelo poder de Deus - da escravidão para a Terra Prometida.
O Novo Testamento é referente à epoca após o nascimento de Jesus Cristo até aos dias de hoje e é composto por 27 livros.
(Os Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Actos dos Apóstolos. Epístolas de Paulo aos - Romanos; I e II Coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; I e II Tessalonicenses; I e II Timóteo; Tito; Filemón; Hebreus. Epístolas de: Tiago; I e II de Pedro; I, II e III de João; Judas e Apocalipse).
Os quatro primeiros livros são chamados de "Evangelhos" ou "Boas Novas". Relatam a vida de Jesus. Aqui, podemos ler àcerca dos Seus inúmeros milagres (cura de enfermidades, ressurreição de mortos, expulsão de demónios, etc).
A seguir lemos os Actos dos Apóstolos - um livro maravilhoso:
- inicia-se com o derramamento do Espírito Santo (a entrada da Terceira Pessoa de Deus na terra);
- relata os milagres efectuados pelos apóstolos depois de Jesus ter subido ao céu.
Desde essa altura, até aos dias de hoje, todos nós temos a comissão de ir e pregar o Evangelho, expulsar demónios, curar os enfermos, etc. Fazemos isto em vez de Jesus - somos seus embaixadores.
Podemos dizer que os Actos dos Apóstolos é o único livro que ainda não está por acabar, porque ele é escrito todos os dias, sempre que Deus faz algo na sua ou na minha vida.
Depois do Livro de Actos lemos as cartas dos apóstolos Paulo, Pedro, João, Tiago e outros, escritas a várias igrejas e cristãos.
Já no tempo de Apóstolos, não existia apenas uma Igreja, mas várias. Isto não quer dizer que existissem doutrinas variadas. Haviam sim muitas igrejas locais. Jesus não veio instituir denominações mas sim o Reino de Deus.
O Novo Testamento termina com o Apocalipse. O livro que revela as coisas que estão para acontecer.
O QUE SIGNIFICA UM TESTAMENTO?
É um pacto, uma aliança feita entre duas entidades ou pessoas.
Neste caso, Deus fez um pacto com os Homens.
Estamos a falar do Velho Testamento, no tempo em que Deus tinha uma aliança com os Homens, mas que todos falharam.
Deus queria ajudar a Humanidade mas não porque os pactos eram quebrados pelo Homem. Como solução Deus enviou seu Filho Jesus que foi 100% Homem e 100% Deus, e nunca quebrou o Pacto - continua a valer e é Eterno.
Jesus foi homem para poder fazer um Pacto; foi Deus para transmitir ao Pai as nossas fraquezas e necessidades.
PORQUÊ UM NOVO TESTAMENTO?
Porque no Velho Testamento, todos os homens que Deus procurou falharam. Deus fez uma nova aliança com o Homem enviando Jesus que derramou o Seu sangue sem nunca quebrar o Pacto.
Em tom de conclusão, leiamos a seguinte passagem bíblica:
João 15:7 - "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito".
Aqui, Jesus estava a mostrar um dos grandes segredos da vida vitoriosa.
Alguns cristãos pensam que pelo facto de já terem entregue a sua vida a Jesus, tudo passa a acontecer automáticamente, a vida endireita instantâneamente. Não é assim! Se você quer ser abençoado precisa estudar e meditar na Palavra de Deus, tê-la dentro de si, no seu coração.
Tudo se processa à semelhança da pessoa que comprou o automóvel e que necessita consultar o manual de instruções, para que aquele funcione perfeitamente.
O cristão deve consultar o MANUAL que Deus lhe deu.
O discípulo de Jesus é aquele que O segue, e dá muitos frutos. Não precisamos apenas de estar com Jesus mas ter a Palavra dentro de nós.
O cristão não se deve contentar apenas em possuir o Manual, mas lê-lo, estudá-lo e guardá-lo no coração.

O BENEFÍCIO É TODO SEU, SE VOCÊ CONDUZIR A SUA VIDA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS.

AUTOR DESCONHECIDO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário