Translate

terça-feira, 5 de abril de 2016

LEI 2 - A LEI DE DEUS

A Lei de Deus

Resumo:

A Lei revela ao homem os seus pecados, mas não provê remédio. Ao mesmo tempo que promete vida ao obediente, declara que a morte é quinhão do transgressor. Unicamente o Evangelho de Cristo o pode livrar da condenação ou contaminação do pecado. Deve ele exercer o arrependimento em relação a Deus, cuja Lei transgrediu, e fé em Cristo, seu sacrifício expiatório. Obtém assim "remissão dos pecados passados", e se torna participante da natureza divina. É filho de Deus, tendo recebido o espírito de adoção, pelo qual clama: "Aba, Pai!"
Estaria agora na liberdade de transgredir a Lei de Deus? Diz o apóstolo Paulo: "Anulamos, pois, a Lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Lei." "Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" E João declara: "Esta é a caridade de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados." Romanos 3:31; 6:2; 1 João 5:3. 
No novo nascimento, o coração é posto em harmonia com Deus, ao colocar-se em conformidade com Sua Lei. Quando esta poderosa transformação se efetua no pecador, passou ele da morte para vida, do pecado para a santidade, da transgressão e rebelião para a obediência e lealdade.



A LEI DE DEUS

Quando Deus criou o homem, o fez perfeito, conforme à Sua imagem. "Criou, pois, Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27. 
Foi o propósito de Deus que o homem vivesse eternamente em sua perfeição original. Para tanto, o homem deveria obedecer às diretrizes divinas que estão de acordo com sua Lei. 
"E Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda terra; e toda árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento." Gênesis 1:28, 29. 
"E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: De toda Árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás ; porque no dia em que dela comeres certamente morrerás." Gênesis 2:17.




O RESULTADO DA OBEDIÊNCIA


A condição para que o homem vivesse eternamente e permanecesse em seu estado original de perfeição, era a obediência perfeita à Lei de Deus. 
Adão e Eva eram felizes no Paraíso enquanto obedeciam aos mandamentos da Lei. Mas Satanás, numa verdadeira sessão espiritualista, encarnou-se na serpente, a qual falou com Eva, até que a persuadiu a desobedecer à ordem divina para não comerem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. 
"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos; mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse a mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E vendo a mulher que aquela árvore era boa para comer, e agradável aos alhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueiras, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? 
Ele disse: Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que ordenei que não comesses? " Gênesis 3:1-11.
Por que Adão se escondeu da presença divina? Porque sua consciência o acusava de haver desobedecido à ordem de Deus. Todas as vezes que cometemos qualquer ato errado , sentimos algo estranho, uma sensação de culpa por haver praticado uma ação má. 
Isso significa que praticamos algum pecado. Embora Deus possa perdoar-nos, se confessarmos, mesmo assim pecado é transgressão da Lei de Deus. "Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade." 1 João 3:4. 
Por desobedecer à ordem divina Adão pecou, transgredindo a Lei de Deus.




CONSEQUENCIA DA TRANGRESSÃO DA LEI


O que a humanidade toda passou a sofrer em conseqüência do pecado de Adão? 
"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias de tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá, e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e em pó te tornarás." Gênesis 3:17-19.
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram." Romanos 5:12. 
"Na verdade a Terra está contaminada por causa dos moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna. 
Por isso a maldição consome a Terra, e os que habitam nela serão desolados; por isso serão queimados os moradores da Terra, e poucos homens restarão." Isaías 24:5, 6.


CARACTERÍSTICAS DA LEI DE DEUS
Verdadeira e eterna: "A Tua justiça é uma justiça eterna, e a Tua Lei é a verdade." Salmos 119:142.
Perfeita: "A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices." Salmos 19:7.
Santa, justa e boa: "E assim a Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." Romanos 7:12.



A LEI MOSTRA O PECADO


Adão não era inocente; ele tinha conhecimento da Lei de Deus. Caso contrário, o seu erro não seria considerado uma transgressão. 
"Porque a Lei opera a ira; mas onde não há Lei também não há transgressão." Romanos 4:15. 
"Por isso nenhuma carne será justificada diante Dele pelas obras da Lei, porque pela Lei vem o conhecimento do pecado." Romanos 3:20. 
"Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria a concupiscência se a Lei não dissesse: Não cobiçarás." Romanos 7:7.




ESCRITA POR DEUS


A Lei de Deus é constituída de dez mandamentos que foram escritos por 2 tábuas de pedra pelo próprio Deus, no monte Sinai. "E deu a Moisés [quando acabou de falar com ele no monte Sinai] as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Êxodo 31:18. 
"E aquelas tábuas eram obra de Deus, também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas." Êxodo 32:16. 
Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do concerto que o Senhor fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dia e quarenta noites; pão não comi e água não bebi. E o Senhor me deu as tábuas de pedra, escritas com os dedos de Deus; e nelas tinha escrito conforme a todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da congregação." Deutoronômio 9: 9, 10.


A LEI NO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento, ao decorrer o ministério de Cristo, não encontramos uma só palavra saída de Seus lábios em que Ele tenha ensinado que esta Lei seria abolida ou qualquer um dos mandamentos deveria ser tirado. Ao contrário, certa ocasião Ele disse: "Não cuideis que vim destruir a Lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota e nem um til se omitirá da Lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande nos reinos do Céus." Mateus 5:17-19. 
A condição dada por Cristo para obtermos a vida eterna é a obediência à Sua Lei. "E eis que se aproximou dEle um jovem, e Lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Respondeu-lhe Ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os Mandamentos." Mateus 19:16, 17. 
Portanto, não podemos estar isentos de culpa enquanto violamos um ou mais mandamentos de Sua Lei. 
"Porque qualquer que guarda r toda a Lei, e tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos. Porque Aquele que disse: Não  cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois, não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da Lei." Tiago 2:10, 11. 
"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a Terra passem, de modo nenhum passará da Lei um só jota ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens será chamado o menor no reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus." Mateus 5:18, 19. 
Somos considerados culpados por violar um só mandamento, porque a norma do juízo em que seremos julgados é a Lei de Deus. "De tudo que se tem ouvido, o fim é: teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer que seja mau." Eclesiastes 12:13, 14.
"Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela Lei da liberdade." Tiago 2:12. 
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." 2 Coríntios 5:10.



AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário