Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

MENSAGEM 26 - A MESA DO SENHOR JESUS

A MESA DO SENHOR JESUS
Mateus 26.26-30
Antônio Carlos Barro


Introdução:
·      É muito comum no interior do nosso país a hospitalidade. Não importava a hora em que o viajante chegasse, sempre era possível estender um convite para o almoço ou jantar. À mesa, grande ou pequena, sempre há lugar para mais um.
·      Jesus é conhecido nas páginas do Novo Testamento como o grande mensageiro que veio anunciar que na casa de seu Pai há lugares para todos. Ele morreu na cruz do Calvário para que mais pessoas pudessem se assentar com ele na mesa do grande banquete.

Transição:
Entendamos um pouco mais sobre a Ceia do Senhor, para que ao participarmos dela possamos fazer com reverência ao Cristo que a instituiu. Chamo a atenção de todos para alguns aspectos daquilo que chamamos A MESA DO SENHOR JESUS.


I .        A MESA DO SENHOR JESUS É UM SINAL DE ESPERANÇA

1.      Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos (20).
2.      Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento (Lucas).
3.      Jesus foi acusado de comer com os pecadores em muitas oportunidades:
a)      Marcos 2.16:  Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come [e bebe] ele com os publicanos e pecadores?
b)      Lucas 5:30: Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.
4.      A mesa de Jesus é um sinal de esperança:
a)      Aos doentes que precisam de médicos
b)      Aos famintos que não encontram pão
c)      Aos excluídos e marginalizados
5.      A mesa de Jesus sempre oferece lugar para o pior dos pecadores. Na mesa de Jesus sempre há espaço para mais um. Ela não é uma mesa presbiteriana, denominacional. A mesa de Jesus não faz acepção de pessoa.

II.        A MESA DO SENHOR JESUS APONTA PARA UMA NOVA REALIDADE

1.      E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.
2.      De agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus (Lucas).
3.      Ap. Paulo afirma: 1 Co 11.26): "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha".
4.      Temos aqui o elemento escatológico (apontando para o futuro). Aponta para o grande banquete que se dará na segunda volta de Cristo, quando todos os salvos de todas as partes da terra se reunirão com ele.
·      Não mais haverá necessidade de uma recordação d'Ele, porque o veremos face a face.
·      Não mais haverá a necessidade deste rito, porque celebraremos um totalmente novo.
5.      A ceia tem, portanto, este aspecto de momentaneamente nos remeter ao futuro, ao céu e visionarmos o novo céu e a nova terra.

III.      A MESA DO SENHOR JESUS É UMA RECORDAÇÃO DA SUA VIDA.

1.      Fazei isto em memória de mim (Lucas). "Em memória de mim", é também afirmado pelo Ap. Paulo.
a)      Pão - "é o meu corpo oferecido por vós"
·      Simbólico: Figuradamente. Assim como....
·      Transubstanciação: A mudança de uma substância em outra. Adotada pela Igreja Católica para explicar a presença real de Cristo no sacramento pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue.
·      Consubstanciação: União de dois ou mais corpos na mesma substância. A substância do corpo e do sangue de Jesus coexiste com a substância do pão e do vinho na ceia. Os elementos não se alteram, mas Cristo se faz presente neles.
·      Calvino explica que se trata de uma presença espiritual na ceia.
b)      Cálice - "é a nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós".
·      Derramado em favor de muitos. O profeta Isaías havia declarado: "Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si" (53.11).
·      Nova aliança. Indicando que todos os que participam são herdeiros daquilo que ele conquistou com a sua morte - o reino de Deus.
·      Para remissão dos pecados. Aponta que a finalidade do seu sacrifício.
2.      Como podemos honrar a memória de Jesus?
a)      Celebrando juntos a Ceia do Senhor
b)      Constantemente recordando dos seus ensinos
c)      Obedecendo aos seus mandamentos

Conclusão:
1.      Ao participarmos da Ceia do Senhor nós nos envolvemos com o destino de Jesus e nos faz verdadeiros participantes de um estilo de vida que culminou com a morte.
2.      Significa participar com eles dos sofrimentos que são necessários para a redenção do mundo.
3.      Finalmente, participar da Ceia é uma pequena amostra do grande celebração que se dará quando a consumação dos tempos ocorrer e finalmente o reino de Deus ser totalmente implantado. Vivamos na expectativa daquele dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário