Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

REFLEXÃO 326 - A MINHA VIDA É UM MISTÉRIO!

A MINHA VIDA É UM MISTÉRIO!
Tudo estava indo tão bem; mas de repente, sua mente se tornou inquieta e cheia de questionamentos, devido a inúmeros problemas surgidos: Por quê? Por que tudo isso está acontecendo comigo? Eu não estou entendendo mais nada! Será que eu fiz algo de tão grave e agora mereço passar por intenso sofrimento? Quando olho ao redor, vejo pessoas que fazem coisas muito piores e eles continuam prosperando na vida! Onde está Deus nesse momento? O questionamento é tão longo, severo e desanimador, que se não cuidamos logo de nossa mente, ela nos leva a um abismo muito mais profundo. Você e eu, não estamos sozinhos com esse tipo de pensamento e emoção. Há um exemplo na Bíblia que gostaria de compartilhar agora:


1. DEUS CHAMA DE PROPÓSITOS O QUE EU NOMEIO COMO MISTÉRIOS.



Certa vez o salmista teve o mesmo sentimento:  11 (...) Será que Deus sabe o que está acontecendo? Será que o grande Deus entende o que se passa na terra? 12 Vejam bem o que acontece com os orgulhosos! Eles não precisam se esforçar; vivem tranqüilos e suas riquezas aumentam a cada dia. 13 Será que foi à toa que eu me esforcei para não pecar e permanecer puro? Vejam qual foi o resultado: sofrimento e problemas durante toda a vida. (Salmos 73:11-14 BV) Quando ele diz: “SERÁ?”, isto não soa como um tom de mistério? Significa que numa determinada fase de sua vida, ele não podia enxergar o motivo de seu sofrimento, e no seu questionamento surgiu a dúvida se Deus estava realmente vendo as injustiças neste mundo. Mas veja o que ele diz a seguir:  21 Quando o meu coração ficou revoltado contra Deus, as minhas emoções entraram em guerra dentro de mim; 22 agi como um irresponsável, como um louco ignorante diante de Ti. 23 E apesar de tudo isso, Tu estavas sempre a meu lado, segurando bem firme a minha mão direita. 24 Tu me guiarás com a Tua sabedoria durante esta vida e depois me receberás ao Teu lado, na glória. 25 Quem mais, além de Ti, eu posso considerar como Deus? Ninguém! Aqui na terra, o que mais desejo é a Tua presença. (Salmos 73:21-25 BV)



O que acabamos de ler é a experiência de um homem que não podia, num determinado momento entender sua dor, que se lamentou profundamente e brigou com Deus; mas, quando superou aqueles momentos entendeu um mistério: Deus sempre esteve ao seu lado dirigindo sua vida, e ele aprendeu com isso. Ele aprendeu que Deus sempre dirigiria sua vida em qualquer circunstância, então o que mais precisava era reconhecer a presença de Deus ao seu lado. 



Eu penso, que às vezes Deus permite que não entendamos tudo ao nosso redor, porque Ele quer realizar transformações em nossa maneira de pensar e agir – Ele transforma a nossa vida numa escola – na Sua escola.



2. TUDO O QUE ME ACONTECE COOPERÁ PARA O MEU BENEFÍCIO.



Andar com Deus é fascinante. Por quê? Ele faz com que nossas vidas tenham motivo. Ele tem um plano inteligente para cada um de nós – um plano abrangente, profundo e muito bem elaborado. 



O que nós chamamos de mistério e que nos leva a muitas queixas, na verdade é a inteligência e o desígnio divino por trás de tudo. Isaías disse o seguinte:  27 (...) por que você se queixa, dizendo: "O Deus Eterno não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação"? 28 Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Eterno criou o mundo inteiro e o governa em todos os tempos. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. 29 Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. 30 Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; 31 mas os que confiam no Deus Eterno recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40:27-31 BLH)



Você não foi escolhido por Deus para viver no plano médio da vida, mas para ascender! Nem para perder sua força ou se cansar e desistir. Deus o escolheu para te renovar a cada dia! Mas, é necessário confiar n’Ele. É importante dizer perguntar para si mesmo: (?) Eu amo a Deus de todo o meu coração? Como se ama a Deus?  Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo. (Lucas 10:27 BLH) Este verso mostra todo o nosso ser se “rendendo” ao controle Deus. Procurar fazer o melhor pelo próximo está ligado ao fato de que eu amo a Deus. Quando estamos passando por uma situação difícil é muito comum comparar nossa situação com a de alguém. Essa comparação muitas vezes causa inveja, ciúmes, ódio, etc. Esse tipo de atitude impede que encontremos o significado de nossas vidas, por conseguinte, perdemos a noção de onde estamos e do que é belo na vida e nos outros. É como uma pedra viajando em alta velocidade pelo universo.



Se amarmos a Deus tendo um compromisso com Ele e Sua vontade, entenderemos que as situações de nossas vidas não são acidentais. Eu e você podemos estar reclamando de algo que estamos enfrentando, mas devemos parar urgentemente com essa atitude negativa, e nos inclinarmos para o Senhor e declararmos nosso amor para Ele, para que nossas mentes não sofram os ataques do inferno, nos desviando do Caminho. Paulo ensinou:  E sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos planos d’Ele. (Romanos 8:28 BV)



3. A MINHA VIDA TEM UM ENREDO.



Onde não há mistério não há enredo. Todo filme ou uma peça tem um enredo (uma história) e esse enredo contém um mistério, que só no final é revelado. O mesmo se dá com um livro. Só posso dizer que compreendi a história lendo-o do primeiro ao último capítulo.



Você está onde está. Você alcançou ou perdeu alguma coisa. Você está num momento alegre ou triste. Uma história está sendo escrita sobre derrotas e vitórias, sobre alegrias e tristezas, e o livro ainda não está acabado. Por enquanto, somos uma história incompleta. Em cada cena somos beneficiados pela ação de Deus e no final receberemos o maior de todos os benefícios – viver ao lado de Deus eternamente.



O importante é saber que Deus já escreveu a história da minha vida – Ele conhece o início, o meio e o fim.  Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão. (Salmos 139:5) Veja ainda:  16 Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no Teu livro. 17,18 Senhor, como são importantes para mim os teus pensamentos sobre a vida! São tantos que não consigo contar; são como os grãos de areia nas praias. A cada novo dia, quando acordo, sinto que fico mais perto de Ti. (Salmos 139:16-18 BV) Estas são palavras de alguém “desfrutando” da sua comunhão com Deus. De alguém que não está perdido na vida e que não perdeu o sentido da vida para ele. Sua vida tinha propósito dentro do plano de Deus. Não era uma vida egoísta e avarenta, mas abençoada e vitoriosa. É essa confiança que devemos cultivar em nós, e para ela que fomos chamados por Deus, a fim de que com ela não somente nós sejamos beneficiados, mas pela nossa influência outros sejam também.



Entregue o controle da sua vida a Deus. Não tente escrever outra história para a sua vida, além daquela que Ele já escreveu na eternidade!


AUTOR DESCONHECIDO
(não me responsabilizo pela posição e/ou leitura teológica do autor)





Nenhum comentário:

Postar um comentário