A morte não é o fim mas o começo
O
que é a morte? Ela é natural a todos os seres vivos, ou no caso do ser humano é
uma intrusa, uma conseqüência do pecado? O homem foi criado já tendo na
natureza a semente da morte, ou essa semente entrou por causa do pecado? O que
é a morte física? O que é a morte espiritual? Quando uma pessoa morre, para
onde vai a sua alma? Existe o purgatório? Existe o chamado sono da alma, em que
a pessoa fica depois da morte aguardando a ressurreição? Qual é a esperança a respeito da vitória sobre a morte? Como
devemos encarar a morte?
A
Bíblia não define a morte. A revelação de Deus toma-a como uma realidade que
não precisa de explicação sobre sua natureza, porém, refere-se a ela como
conseqüência do pecado, da desobediência, como o inimigo a ser destruído no
último dia, como um poder que já tem a sua derrota decretada e que já foi
vencido pelo Senhor Jesus em sua ressurreição. A Bíblia refere-se à morte sob
dois ângulos:
A
morte física, que é o término da atividade do organismo que dá início à sua
deterioração, cessação esta que acontece no momento em que a alma deixa o corpo
em virtude deste não ter mais condições de continuidade.
O
ponto fundamental na questão da morte deve ser visto na palavra
"separação", quando mencionada no Éden. O homem ficou alienado de
Deus. Sua expulsão do jardim não ilustra esse fato triste? A ênfase está no
plano moral e espiritual. Na realidade, porém, todo o homem, como unidade
corpo-alma, morreu(distanciou-se do Criador), assim como na conversão o homem
todo recupera a comunhão perdida(reconcilia-se com o Criador). Será esta uma
interpretação exagerada do que aconteceu no Éden? Com o sentido de separação, a morte física
poderia ser uma experiência humana independente da transgressão ocorrida no
Éden. O desgaste biológico natural, num determinado momento da jornada,
resultaria no cessar da existência e a conseqüente morte. Você concorda que
mesmo sem pecado o homem morreria? A morte é um fenômeno natural e aceitável
como parte integrante do processo cósmico.
A
morte física carregada de encontros e dissabores, como a conhecemos e sentimos,
essa sim, só pode ser uma conseqüência do pecado. A morte causada por crimes,
tragédias várias, doenças, descuidos, fatores hereditários, e acompanhada de
saudades e lágrimas. Então o que é mesmo que causa a morte física?
A
morte espiritual, que significa o afastamento da alma de Deus por toda a
eternidade, na Bíblia tem uma maneira de ser descrita. Você poderia dizer como
ela é chamada? (Apocalipse 20.14). A
perda de semelhança moral que o homem tinha com Deus. O homem foi criado
naturalmente e moralmente semelhante a Deus. Na queda, o homem não perdeu a
semelhança natural. Ele continuou a ser uma personalidade como era antes. Então
o que o homem perdeu com a queda? Creio que o homem deixou de ser moralmente
semelhante a Deus. A corrupção dos
poderes do homem, outro resultado da queda. Além de perder sua semelhança
moral, todos os poderes humanos se perverteram. Os pensamentos, os desejos, a
vontade, tudo tornou-se corrompido. O homem arruinou o poder de direção
própria, perdeu aquela comunhão íntima com Deus. Já não sentiu a presença de
Deus consigo. O homem tornou-se carnal. Você sabe o que o homem que está morto
espiritualmente pode fazer para sair desta triste situação?
Ao
estado das almas após a morte a teologia tem dado nome de estado intermediário,
isto é, o estado que fica entre a morte e a consumação de todas as coisas, com
a volta do Senhor Jesus e a ressurreição final, o juízo a destinação eterna,
umas para o reino de Deus, outras para o lugar criado para o diabo e seus
anjos, o inferno. A respeito do que acontece depois da morte, levando-se em
conta as opiniões dos que não são cristãos, existem muitas concepções:
Para o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre
a morte é a volta ao nada. Esse homem contemporâneo apenas repetiu a mesma
incredulidade trevosa dos epicureus nos dias do apóstolo Paulo. Leia 1
Coríntios 15.32 e descreva o que eles ensinavam:
Para
os espíritas, o espírito de quem morre fica vagando no espaço até
reencarnar-se. Muitas pessoas que você conhece crêem dessa maneira e
desconhecem o que a Bíblia diz O que você pode dizer a elas usando a passagem
de Hebreus 9.27? Para Soren Kierkegaard,
a morte é um abismar-se em Deus. Mas o que isso significa? Uma anulação da
personalidade consciente, uma destruição do individualismo. A Bíblia não fala
de sombras após a morte, mas de definição de vida para os salvos e condenação
para os perdidos. Que passagens bíblicas servem de amparo para este princípio
que cremos?
Para
os adventistas, a alma de quem morre fica dormindo na sepultura até o dia da
ressurreição(mesmo as pessoas salvas). Não há nada na Bíblia que apoie essa
opinião. Aliás a Bíblia contraria esse pensamento todas as vezes que fala ou
relata questões ligadas à morte. Leia Lucas 23.46 e responda para onde foi o
espírito de Jesus? Agora veja o verso 43 e diga-me para onde Jesus prometeu
levar o espírito do ladrão crucificado ao seu lado?
Os
católicos romanos criaram a figura de um lugar de fogo onde as almas ficam
purgando seus pecados até que de lá saiam para a presença de Deus, por força
das missas que aqui no mundo as pessoas mandam celebrar. Você pode ler de
Gênesis a Apocalipse e não encontrará nada que justifique essa opinião. O que você
pensa do purgatório?
A Bíblia ensina que quando o crente morre vai para a
presença de Deus, onde fica aguardando a consumação. Não como uma alma desnuda,
fantasmagórica, porém revestido do corpo espiritual com que aparecerá no dia em
que o Senhor Jesus voltar, trazendo consigo miríades de anjos, e essas pessoas
salvam. A Bíblia revela que os crentes que morrem mantêm, na presença de Deus,
sua consciência, canta louvores e servem a Deus. Vejamos algumas das evidências
textuais:
a)
Parábola do rico e Lázaro = Lucas registra a história de que Lázaro, ao morrer,
foi para o seio de Abraão, que é uma expressão idiomática(linguagem figurada)
para referir-se ao céu; apresenta, também, o perdido rico em lugar de tormento,
sentindo, querendo, pedindo. O perdido está no lugar de sofrimento e o salvo
está em lugar de consolação(Lucas 16.19-31).
b)
Transfiguração = Elias e Moisés, simbolizando a profecia e a Lei, aparecem
juntos com Jesus, em forma corpórea, quando o Senhor se transfigurou. Logo,
eles estavam, e estão, vivos, conscientes, pessoais, reais, com corpos
espirituais, juntos de Deus(Lucas 9.28-32).
c)
O ladrão na cruz = Tendo o ladrão convertido pedido a Jesus que se lembrasse
dele ao entrar em seu reino qual foi a resposta de Jesus?(Lucas 23.39-43) O que
isto significa?
d)
As almas diante do altar de Deus = O que podemos declarar sobre a presença
imediata a partir dos textos? Por que razão você deve crer na presença imediata
de Deus após sua morte?
"Então
o Cordeiro quebrou o quinto selo. E vi debaixo do altar as almas dos que tinham
sido mortos porque haviam anunciado a mensagem de Deus e tinham sido fiéis no
seu testemunho. Eles gritavam com voz bem forte: -Ó Todo-Poderoso, santo e
verdadeiro! Quando julgarás o povo da terra? Quando castigarás os que nos
mataram? Cada um deles recebeu uma roupa branca. E foi dito a eles que
descansassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus
companheiros no trabalho de Cristo, que eram seus irmãos e irmãs e que iam ser
mortos como eles tinham sido"(Apocalipse
6.9-11).
"Depois
disso olhei e vi uma multidão tão grande, que ninguém podia contar. Eram de
todas as nações, tribos, raças e línguas. Estavam de pé diante do trono e do
Cordeiro, vestidos de roupas brancas, e tinham folhas de palmeira nas mãos. Eles
gritavam bem alto: Do nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro vem
a nossa salvação. Todos os anjos estavam de pé em volta do trono, dos líderes e
dos quatro seres vivos. Então eles se jogaram diante do trono, encostaram o
rosto no chão e adoraram a Deus, dizendo: Amém! Ao nosso Deus sejam dados para
todo o sempre o louvor, a glória, a sabedoria, a gratidão, a honra, o poder e a
força! Amém! Um dos líderes me perguntou: Quem são estes que estão vestidos de
branco? De onde foi que vieram? Eu não sei. O senhor sabe! respondi. Então ele
me disse: Estes são os que atravessaram sãos e salvos a grande perseguição.
Eles lavaram as suas roupas no sangue do Cordeiro, e elas ficaram brancas. É
por isso que eles estão de pé diante do trono de Deus e o servem de dia e de
noite no seu templo. E aquele que está sentado no trono os protegerá com a sua
presença. Eles nunca mais terão fome nem sede. Nem o sol nem qualquer outro
calor forte os castigará. Pois o Cordeiro, que está no meio do trono, será o
pastor deles e os guiará para as fontes das águas da vida. E Deus enxugará
todas as lágrimas dos olhos deles"(Apocalipse
7.9-17).
A
morte foi derrotada pelo Senhor Jesus em sua ressurreição. Com ela, assegurou o
cumprimento de sua promessa de ressurreição para todos quando de sua volta.
Leia 1 Coríntios 15.54-57 e responda: qual é o ensino deste texto? Ao ensinar a
certeza que há de que Cristo ressuscitou e que todos nós havemos de ressuscitar
Paulo permite que observemos O Cântico de Vitória Sobre a Morte:
a)
Quando se der esta transformação (ressurreição e imortalidade) cumprir-se-á as
promessas sobre a vitória de Cristo em relação à morte(v.54).
b)
A morte é inimiga cruel e ela se apresenta como um aguilhão, a arma de um
animal venenoso, como o ferrão de um escorpião (v.55).
c)
Esse ferrão é o pecado cuja força é a lei no sentido de que nos condena,
declarando o pecado e suas conseqüências (v.56).
d)
Em Jesus Cristo nós alcançamos vitória sobre a lei, e sobre o pecado(v.57).
e)
O pecado e a morte não têm mais domínio sobre nossa alma, porque já estamos com
Deus; nem sobre o nosso corpo que ressuscita, garantido pela ressurreição de
Cristo.
Satanás
causador da morte será vencido e esmagado; logo a morte também o será. Leia
Romanos 16.20 e responda como se dará isso? A morte tem como ferramenta fatal o
pecado. Mas ela já o perdeu: foi arrancado por Jesus. Quando ela o aguilhou na
cruz, seu ferrão foi arrancado por Jesus. Não precisamos mais temê-la, pois ela
está vencida. A grande bênção da vida cristã, pela qual cada crente deve render
graças a Deus constantemente, é a certeza de que, morrendo, irá imediatamente
para o céu, lugar da habitação de Deus, e onde não existe mais sofrimento nem
morte.
"Ele
enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais
pranto, nem lamento, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" (Apocalipse
21.4).
O inferno. A doutrina
do inferno não é uma doutrina popular; pessoalmente me agradaria mais falar
sobre o céu, mas só estaria falando sobre metade do evangelho se não mencionar
o inferno. Não gosto de falar do inferno; tampouco gostamos de falar de
assassinatos, de miséria, de enfermidades, ou da morte, mas estas coisas
continuam a ocorrer de todos os modos. Ainda que não se goste de pensar no
inferno, temos que enfrentar a realidade do pecado e seu castigo. Temos que nos
dar conta que os homens que pecam neste mundo serão julgados e que o castigo
eterno será o destino dos que não se arrependerem em Cristo Jesus.
O
Inferno existe,e a Bíblia
ensina acerca dele. A mesma
Bíblia que nos fala sobre o céu também nos fala do inferno. A Bíblia diz muito
mais acerca do inferno do que sobre o céu. Temos que crer na Bíblia. O inferno
é uma realidade e fazemos mal quando a ocultamos de alguém.
A
dificuldade em formar doutrina a partir da Bíblia portuguesa é porque a palavra
inferno traduz 4 palavras distintas no texto original: Sheol (lugar dos mortos,
túmulo, destruição,65vezes); Hades (lugar dos mortos, túmulo, 11 vezes); Geena
(Vale dos filhos de Hinon, "lugar de lixo e fogo, de sofrimento, o lago de
fogo", 12 vezes); e Tártaros (abismo, 1vez). Os gregos usavam a palavra
tártara para designar um lugar de punição mais baixo do que o Hades. O que
significa tártaros em 2 Pedro 2:4?
Quem
está lá? (Veja também Lucas 8.31; Judas 6; Apocalipse 9.1-2,11; 20.1-3). Os
anjos rebeldes estão no abismo de trevas onde aguardam o seu juízo final. As
demais referências fazem alusão: a) aos demônios rogando a Jesus que não os
mandassem para o abismo. b) as prisões eternas na escuridão onde os anjos
rebeldes foram colocados. c) o poço do abismo que tem como rei um anjo
denominado de Apoliom (destruidor).
Geralmente
a palavra grega Hades é considerada sinônima da hebraica sheol. A partir dos 11
usos de Hades no NT, faça uma definição, a mais completa possível, deste lugar
ou dimensão:
"E
você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no
mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido
feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje"(Mateus 11.23).
"Portanto,
eu lhe digo: Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem
a morte poderá vencê-la"(Mateus
16.18).
"E
você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no
mundo dos mortos!"(Lucas
10.15).
"Ele
sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao
lado dele"(Lucas
16.23).
"pois
tu, Senhor, não me abandonarás no mundo dos mortos. Eu tenho te servido
fielmente, e por isso não deixarás que eu apodreça na sepultura. Davi sabia o
que Deus ia fazer e por isso falou a respeito da ressurreição do Messias. Davi
disse: "Ele não foi abandonado no mundo dos mortos, nem o seu corpo
apodreceu na sepultura."(Atos
2.27,31).
"Onde
está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?"(1Coríntios 15.55).
"Eu
sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre.
Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos"(Apocalipse 1.18).
"Aí
o mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também
entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados de acordo
com o que tinham feito. Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no
lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte"(Apocalipse 20.13-14).
Segundo
a cosmologia hebraica o Hades(sheol) é uma espécie de porão que fica abaixo da
terra. Ele é a habitação dos mortos. È uma prisão que tem portões ou portas
cujas chaves estão nas mãos de Jesus. Ele não é um destino eterno uma vez que
devolverá os mortos que nele estarão.
O
que indica a parábola de Lázaro(Lucas 16.19-31) sobre o Hades?(Veja também 2
Pedro 2.9) Na minha opinião, esta parábola indica que o Hades é um lugar
destinado para os ímpios e neste lugar de tormento há uma plena consciência da realidade
ainda que não seja possível alterá-la. Em conexão com o texto de Pedro os
injustos já estão sendo castigados enquanto o julgamento final ainda não
aconteceu.
A
partir dos 12 usos de geena no NT, escreva um parágrafo detalhando as
características deste lugar ou dimensão: consulte as informações de Mateus
5.22,29,30; 10.28 18.9; 23.15,33; Marcos 9.43,45,47; Lucas 12.5; Tiago 3.6.
Geralmente Jesus usou a palavra no contexto do juízo de quem? Além das 11
passagens acima, Jesus descreveu este lugar de juízo com várias outras
palavras. Veja os seguintes textos e destaque tais palavras:
"Toda
árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo"(Mateus
7.19).
"Mas
os que deviam estar no Reino serão jogados fora, na escuridão. Ali vão chorar e
ranger os dentes de desespero"(Mateus
8.12).
"Não
tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém
tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o
corpo"(Mateus 10.28).
"Depois
os anjos os jogarão na fornalha de fogo, onde eles vão chorar e ranger os
dentes de desespero. e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas
vão chorar e ranger os dentes de desespero" (Mateus
13.42,50).
"Se
um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o e jogue fora! Pois é melhor
que você entre na vida eterna com um olho só do que ter os dois e ser jogado no
fogo do inferno"(Mateus 18.9).
"Então
o rei disse aos empregados: "Amarrem os pés e as mãos deste homem e o
joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de
desespero."(Mateus 22.13).
"Cobras
venenosas, ninhada de cobras! Como esperam escapar da condenação do
inferno?"(Mateus 23.33).
"E
joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os
dentes de desespero." Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda:
"Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para
o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! E Jesus terminou assim:
Portanto, estes irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna"(Mateus
25.30,41,46).
"Se
um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor que você
entre no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no
inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga"(Marcos
9.47-48).
"Vou
mostrar a vocês de quem devem ter medo: Tenham medo de Deus, que, depois de
matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: Tenham
medo de Deus. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e
na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o
condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão. O empregado que sabe
qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será
castigado com muitas chicotadas. Mas o empregado que não sabe o que o patrão
quer e faz alguma coisa que merece castigo, esse empregado será castigado com
poucas chicotadas. Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a
quem muito é dado, muito mais será pedido"(Lucas
12.5,46-48).
"Quando
vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus e vocês
estiverem do lado de fora, então haverá choro e ranger de dentes de
desespero"(Lucas 13.28).
"e
sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver,
e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados"(João
5.29).
O geena é um lugar de fogo(inferno) para onde os
pecadores não arrependidos serão lançados. No geena perecem tanto o corpo
quanto a alma. O geena é um lugar de condenação. O geena é um lugar de
sofrimento físico eterno. O geena é um lugar de condenação para aqueles que não
dão bons frutos(falsos profetas). O geena é um lugar de fogo e de trevas
exteriores aonde haverá choro e ranger de dentes. O geena é um lugar de tormento
onde perecem o corpo e a alma. O geena é uma fornalha de fogo. O geena foi
preparado para o diabo e seus anjos mas receberá os que rejeitaram a Jesus
nesta vida. O geena é um lugar que além de fogo também tem vermes. O geena é o
lugar de condenação para os infiéis. O geena é o lugar para onde vão os que
tiverem praticado o mal.
O
fogo(que dá luz) junto com as trevas(que excluem a luz) o que indicam sobre a
natureza do geena? Há sofrimento físico? O corpo será incluído neste castigo? É
interessante lembrar que a linguagem do Novo Testamento sobre o juízo eterno é
muito mais cuidadosa e guardada do que a maioria de outros escritos do primeiro
século. Principalmente, a nossa doutrina do inferno vem de Jesus e daí do
Apocalipse. Mas todos os autores do Novo Testamento falam do juízo e perdição
que vem. Sua tarefa será consultar estas passagens e destacar o que cada uma
diz sobre o juízo que vem sobre a humanidade:
"Mas
você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, será que você pensa que
escapará do julgamento de Deus? Ou será que você despreza a grande bondade, a
tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que ele é bom e que quer
fazer com que você mude de vida. Mas o seu coração é duro e teimoso. Por isso
você está aumentando ainda mais o castigo que vai sofrer no Dia em que forem
revelados a ira e os julgamentos justos de Deus, pois ele recompensará cada um
de acordo com o que fez. Deus dará a vida eterna às pessoas que procuram fazer
o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal. Mas fará cair a sua ira e o
seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de
seguirem o que é mau. Haverá sofrimentos e aflições para todos os que fazem o
mal, primeiro para os judeus e também para os não-judeus"(Romanos
2.3-9).
"Deus
fará o que é justo: Ele trará sofrimento para aqueles que fazem vocês sofrerem
e dará descanso a vocês e também a nós, que sofremos. Ele fará isso quando o
Senhor Jesus vier do céu e aparecer junto com os seus anjos poderosos, no meio
de chamas de fogo, para castigar os que rejeitam a Deus e não obedecem ao
evangelho do nosso Senhor Jesus. Eles serão castigados com a destruição eterna
e ficarão longe da presença do Senhor e do seu glorioso poder"(2
Tessalonicenses 1.6-9).
"Assim,
vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para
trás as primeiras lições da mensagem de Cristo. Nós não vamos colocar de novo
as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e
de crer em Deus; o ensinamento a respeito dos batismos e da cerimônia de pôr as
mãos sobre os cristãos; e a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno"(Hebreus
6.1-2).
"Pelo
contrário, resta apenas o medo do que acontecerá: medo do Julgamento e do fogo
violento que destruirá os que são contra Deus. Quem desobedece à Lei de Moisés
é condenado sem dó à morte, se for julgado culpado depois de ouvido o
testemunho de duas pessoas, pelo menos. Então, o que será que vai acontecer com
os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da
aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o
Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa
pessoa vai merecer!"(Hebreus
10.27-29).
"Esses
falsos mestres são como poços sem água e como nuvens levadas pelo vento. Deus
reservou para eles um lugar na mais profunda escuridão"(2
Pedro 2.17).
"O
Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário,
ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas
deseja que todos se arrependam dos seus pecados"(2
Pedro 3.9).
"Um
terceiro anjo seguiu o segundo, dizendo com voz forte: Aqueles que adorarem o
monstro e a sua imagem e receberem o sinal na testa ou na mão beberão o vinho
de Deus, o vinho da sua ira, que ele derramou puro na taça do seu furor. Eles
serão atormentados no fogo e no enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro.
A fumaça do fogo que os atormenta sobe para todo o sempre. Ali não há alívio,
nem de dia nem de noite, para os que adoram o monstro e a sua imagem, nem para
qualquer um que tenha o sinal do nome dele"(Apocalipse
14.9-11).
"Mas
os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os
imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os
mentirosos, o lugar deles é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a
segunda morte"(Apocalipse 21.8).
Penso
que o juízo vindouro será punitivo para os impenitentes e como conseqüência
trará tribulação e angústia sobre a alma dos que praticam o mal. Os que não
obedecem ao Evangelho de Jesus Cristo, sofrerão, como castigos, a perdição
eterna, serão banidos da face do Senhor e da glória do seu poder. Este juízo é
um ensino característico da fé cristã e não deve ser desconsiderado nem
descaracterizado. Este juízo será implacável e produzirá um terrível
sofrimento. Este é um lugar reservado para os falsos mestres e ainda que alguns
não creiam ou rejeitem a oferta de livramento o Senhor ainda é longânimo e
continua disposto a nos salvar da condenação eterna (durante esta vida). Os
adoradores da Besta experimentarão a ira de Deus e serão atormentados
eternamente com fogo e enxofre(desta matéria prima produz-se o ácido
sulfúrico). Esta é a segunda morte.
Quando
um homem assassino a outro, dizemos do assassino: "esse indivíduo deve
sofrer; não merece gozar da paz e da tranqüilidade de que os homens bons
merecem desfrutar". Os homens são criminosos eternos contra Deus. Têm
pecado e quebradas sua lei,e a lógica diz que devem castigados. Lemos em Atos
1.25 "que caiu Judas por
transgressão, para ir ao seu próprio lugar". Para que lugar Judas foi
depois de seu suicídio? Deus tem um lugar destinado para quem tem escarnecido a
Seu Filho. Tem uma penitenciária para criminosos; tem uma cadeia para os
pecadores. Mais alguém lhe dizer que "Deus é demasiadamente bom para
mandar um homem ao inferno", como argumentar?
Deus
ama cada homem, mas seu amor não oculta a justiça. Ele dá a cada pecador uma
oportunidade. Ele ama o pecador, entregando a seu Filho para que morresse por
ele, rogando ao pecador contínuo e encarecidamente que faça a entrega de seu
coração a Cristo. Se, depois de tudo isto, um homem é condenado a culpa não é
de Deus; a culpa é do pecador. Deus é amor, mas Deus também é Justo. Como é que
você compreende esta afirmação? Há dois lugares para a alma do homem. É
inconcebível que homicidas, ladrões, mentirosos, adúlteros estejam no céu, pois
assim o céu se converterá em inferno se estivesse recebendo tais pessoas. A
lógica, pois, demanda que haja um lugar onde sejam castigados os malvados. O
nome deste lugar de castigo eterno é inferno.
Mas Que tipo de lugar é o inferno? Já temos
visto algumas informações bíblicas sobre o inferno(ou suas palavras cognatas)
agora nesta etapa procuraremos sistematizá-las.
a)
O inferno é um lugar de separação = leia Mateus 25.41 e responda: o que este
texto nos fala? A Bíblia é clara em afirmar que o inferno é um lugar de
separação da presença de Deus e de suas bênçãos. O inferno significa separação
de nossos parentes que estão com o Senhor. Consideremos a situação de alguém
que tem sido apresentado ao Senhor no dia do juízo. Sua vida foi marcada pelo
pecado, não ligou para as orações e lágrimas de seus pais, rejeitou aos
convites que o Espírito Santo lhe fizera. Assim, pois, se condenou a receber a
sentença no juízo final: uma eternidade de separação de Deus.
b)
O inferno é um lugar de sofrimento = os homens sofrem aqui mas este sofrimento
não se compara aos sofrimentos do inferno, posto que esses sofrimentos serão
mais penoso, alguém pode perguntar: o fogo do inferno é verdadeiro? O que você
responderia a esta pergunta com base nos seguintes textos? (Mateus 18.9; Marcos
9.43; Lucas 16.19-31; Apocalipse 20.14) Tem tanto direito para interpretar este
fogo literalmente como temos direito de interpretar outras referências feitas
ao fogo na Bíblia. A Bíblia fala de fogo no altar de Elias, e sabemos que era
fogo verdadeiro. A Bíblia fala de sarça ardente mas que não foi consumida
quando Deus apareceu a Moisés. Não podemos afirmar, pois, que o inferno não tem
um fogo verdadeiro, é fogo verdadeiro ou algo pior.
c)
O inferno é um lugar de sofrimento eterno = não seria tão mal se tivéssemos a
esperança de que o sofrimento cessaria algum dia, mas o sofrimento é eterno.
Quando pensamos no corpo consumindo-se no inferno e que esse sofrimento nunca
terminará, então nos damos conta de quão terrível há de ser este lugar. A morte
é um monstro na terra, mas os homens a escolheriam como um anjo no inferno. Se
a morte pudesse descer no inferno e aliviar o sofrimento dos que ali estão, os
condenados se alegrariam e muito. Mas a morte nunca chega para por um fim a
existência do inferno. Você já pensou sobre isso? Não podemos viver sem
esperanças neste mundo; sem dúvida, não há esperança no inferno. É uma questão
de sofrer, sofrer e continuar sofrendo sem esperança de alívio. Quando você
está doente, espera que logo fique curado; quando os negócios estão indo mal,
há a esperança de logo melhorem. Neste mundo podemos sempre esperar algo
melhor, mas não há esperança para quem desce ao inferno. "Eternamente
Perdido" será a frase mais lida nas dependências do inferno!
d)
O inferno é um lugar das mais baixas associações = Segundo Apocalipse 21.8 que
tipo de pessoas povoarão o inferno? Alguém pode argumentar dizendo que não
pertence a este grupo de pessoas más, porém, não se deve deixar de considerar
que os incrédulos, referidos no texto, poderão ser boas pessoas que estarão
perdidas como os homicidas e os adúlteros. O ambiente será freqüentado pela
piores espécies de pessoas e aqueles que lá estiverem estarão ligados pela
rejeição ao amor de Deus. Você pode citar outros tipos humanos que habitarão o
inferno?(Gálatas 5.19-21)
e)
O inferno é um lugar onde os homens colherão sua influência pecaminosa = O que
Mateus 8.12 nos fala? Sim os dentes de alguns homens rangerão como conseqüência
dos seus anos de vida pecaminosa. Os dentes de um rangerão, dizendo a um
companheiro: "Tu me conduziste a este lugar! Tu me convidaste a tomar meu
primeiro trago". E o outro lhe contestará: "Sim, mas você fez porque
quis". O filho dirá ao pai: "Pai você me encaminhou a este lugar! Não
tinhas tempo para a igreja; não deixaste que Cristo entrasse em sua vida. E eu
te segui e cai no pecado. Aqui estou por tua culpa". Uma filha se voltará para
sua mãe, rangendo os dentes e dirá: "Mãe, tu me guiaste até aqui; você deu
todo o seu tempo ao mundo. Não tinhas tempo para Cristo. Eu te segui e agora
estou perdida por sua causa". E esta é a lição: cada um de nós exerce uma
influência, para o bem ou para o mal nas pessoas. As guiamos ou para o céu ou
para o inferno. Este pensamento deveria fazer com que decidamos mudar e viver
piamente diante de Deus e diante daqueles que nos observam em todas as partes.
f)
O inferno é um lugar de recordações = o que Abraão disse ao homem rico que
estava no inferno?(Lucas 16.25) E aquele homem recordou: lembrando-se de sua
vida mal gasta em anos e que agora ardia no fogo do inferno. Se você porventura
for ao inferno, também se recordará de algumas cosias: os sermões, as orações,
o testemunho dos amigos cristãos, as visitas aos templos, os apelos que
rejeitaste. Sim, recordarás mas será tarde demais. Estarás fora do alcance da
redenção. Estarás preso no inferno eternamente com suas memórias e recordações.
E Quem vai para o inferno? ´Todos aqueles
que rejeitam a oportunidade de salvação e continuam mortos em seus delitos e
pecados. Mas há referências bíblicas que discriminam alguns grupos de pecadores
não arrependidos com destino ao inferno (1 Coríntios 6.9-10; Gálatas 5.19-21;
Efésios 5.3-5; Colossenses 3.5-9; 2 Timóteo 3.2-5; Apocalipse 21.8). Destaco
aqui os mencionados na última referência textual: medrosos, incrédulos,
abomináveis, homicidas, adúlteros, feiticeiros, idolatras e mentirosos.
a)
Os pecadores irão para o inferno = Segundo Ezequiel 18.4 a "alma que pecar, essa
morrerá". Deus nunca tem mudado estas afirmações eternas. Deus está
contra o pecado, e o pecado está contra Deus e deve ser castigado.
b)
Os incrédulos vão para o inferno = alguém poderá dizer: “eu não creio em Cristo”.
Ele não é meu salvador, mas estou vivendo uma boa vida". A Bíblia declara
que os incrédulos terão sua parte no lago de fogo. João nos ensina o que?(3.18)
Você pode até ter uma vida sem Cristo, mas um dia descobrirás que foi a pior
opção que fez.
c)
Os que rejeitam a Cristo vão para o inferno = Porque a ira de Deus permanece
sobre algumas pessoas?(João 3.36) Depreciar, rejeitar, não ouvir o Unigênito
Filho de Deus é o maior pecado que um homem pode cometer. Rejeitar a oferta do
Filho de Deus que morreu em teu lugar é caminhar com as próprias pernas e a
passos largos para o inferno.
Quando começa
O sofrimento consciente da alma começa ao
morrer = os corpos dos perversos serão sepultados, mas o sofrimento da alma
começa ao morrer. Sem dúvida, este é o sofrimento que antecede ao juízo do
grande trono branco e não é a medida completa do grande sofrimento que a alma
perdida estará obrigada a padecer mais tarde. Existem textos implicando juízo
mais severo para algumas pessoas do que para outras. Veja Mateus 18.6-7; Marcos
12.40; Lucas 12.47-48; 17.1-2; 22.22-23; e Apocalipse 20.12. Você acha que há
graus de sofrimento no inferno? Defenda a sua resposta.
b)
O sofrimento do corpo começa no juízo do grande trono branco = a Bíblia ensina
que na ressurreição dos mortos perversos, a alma e o corpo se unirão, estarão
frente ao juízo do grande trono branco, e então serão lançados no inferno. Leia
Apocalipse 20.13 e descreva como esta situação é relatada: Após o juízo os
homens perdidos sofrerão de acordo com a suas obras. Devemos recordar que um
homem vai para o inferno porque rejeita a Cristo, e sofre no inferno de acordo
com o mal feito como incrédulo. O lago de fogo foi preparado para quem?(Mateus
25.41) Quando é e quais são os primeiros que entram no inferno?(Apocalipse
19.19-20) Quando é que a grande maioria dos pecadores entra? Além de seres
humanos o que mais é lançado no lago de fogo?(Apocalipse 20.7-15) Os pregadores
do movimento Confissão Positiva(Palavra da Fé, Renascer em Cristo) dizem que
Jesus se tornou literalmente pecado por nós(2 Coríntios 5.21), assumindo a
natureza satânica, indo ao inferno depois da sua morte na cruz, onde foi
torturado por satanás por três dias e três noites. Logo, Jesus foi renascido(ou
"recriado") nas portas do inferno, elevado e glorificado no céu.
Diante dos ensinos bíblicos sobre o inferno, quais são os problemas deste
ensino? A cruz, e não o inferno, foi o preço que Cristo pagou pela
reconciliação. Ele levou sobre si as conseqüências de nossos pecados e por este
gesto não estamos mais debaixo da condenação. Admitir os ensinos da Confissão
Positiva(que ele foi feito pecador) é rejeitar todo ensino bíblico sobre a
impecabilidade de nosso Senhor. Admitir que ele foi ao inferno e de lá saiu é
admitir que é possível uma transmigração de um lugar para o outro no que diz
respeito ao destino eterno. Admitir que ele assumiu a natureza satânica e
propor um atentado a sua integridade como parte da trindade. Admitir que ele
foi recriado implica assumir que ele nunca foi eterno.
Mas Como escapar do inferno? Fuja dos
seus pecados = não digas que Deus é quem condena ao inferno; são os nossos
próprios pecados que fazem isto. Devemos fugir deles, porque Deus é santo e não
poderemos ir ao céu com os nossos pecados. Para que fujamos deles é necessários
que nos arrependamos deles e que peçamos a Deus perdão pelos erros cometidos.
Volte-se
para Jesus = Isso é arrependimento: apartar-se dos pecados e voltar-se para
Jesus com fé salvadora. Crer nele como único meio pelo qual podemos nos
aproximar de Deus. Depender dele como único e suficiente salvador.
Há
um inferno. A Bíblia ensina dele, a lógica humana demanda que assim seja. O
inferno é um lugar de separação, sofrimento eterno, de baixa associação, onde
os homens serão recompensados pelos seus atos e manterão vivas as suas
recordações. Para o inferno irão além do diabo, seus anjos, a besta e o falso
profeta, os pecadores (incrédulos que rejeitaram a Cristo). O inferno tem o seu
início em duas etapas: o sofrimento consciente da alma começa ao morrer e o
sofrimento do corpo começa no juízo do grande trono branco. Para escapar do
inferno os homens devem fugir dos seus pecados e voltar-se para Jesus crendo
nele como seu único e suficiente salvador. Esta compreensão (que pretende ser
fiel aos ensinos bíblicos) nos conduz a uma responsabilidade com as verdades
eternas reveladas por Deus sobre os destinos eternos (céu e inferno) para os
quais a humanidade caminha. Uns para a alegria e outros para o sofrimento. Ao
ensinar, pregar ou evangelizar devemos ter sempre em mente a necessidade e a
responsabilidade de como atalaia lembrar as pessoas dos riscos ou benefícios
que estão diante de nós.
Nesta
vida infinita devemos pensar em dois mundos, pois cometeremos suicídio
espiritual se vivermos para este mundo somente e não pensarmos no mundo que há
de vir. Cada homem que possui bom senso sabe que há uma outra vida. Notemos um
contraste hoje entre estes dois mundos: a terra onde vivemos agora, a qual é um
lugar onde se vertem lágrimas, e o céu de Deus, o lugar onde não haverá lágrimas. Jesus nos disse que
iria preparar um lugar para nós onde poderemos viver eternamente com ele.
Quando João estava na ilha de Patmos, Deus revelou a eternidade e lhe deu o
privilégio de ver as glórias de nossa futura morada. Inspirado e iluminado pelo
Espírito Santo, João escreveu sobre a vida no céu no livro de Apocalipse.
"o céu corresponde à esperança profunda de cada alma, o desejo de paz,
reconciliação, pureza, amor, integridade, seja no nível individual ou coletivo.
Em verdade a doutrina do céu é de grande valor para um povo oprimido neste
mundo".
O que você sabe sobre o céu se ainda não
esteve lá? Por que não ficaremos entediados no céu? Reconheceremos nossos entes
queridos no céu? Como poderemos ser felizes no céu se pessoas que amamos
profundamente na Terra não forem salvas? Os suicidas estarão no céu? Por que?
Teremos emoções no céu? Se tivermos emoções no céu, por que não nos sentiríamos
tristes por causa dos nossos entes queridos que foram para o inferno?
Podem
o salvos que estão no céu ver-nos, agora? Saberemos todas as coisas no céu?
Seremos todos iguais no céu? As diferenças incluem diferenças de ordem sexual?
Existe sexo no céu? Que tipos de corpo terão no céu? Que você me diz dos
ferimentos e deformidades? Serão removidos no corpo ressurreto? Haverá natureza
no céu? haverá animais no céu? Vamos comer no céu? Usaremos roupas no céu?
Haverá música no céu? Será que o céu é grande?
O
céu está neste universo? Haverá tempo no céu? Que idade teremos no céu? Que
língua falaremos no céu? Haverá privacidade no céu? Seremos livres no céu? Se
sim, seremos livres até para pecar? Se sim, será que alguém exercerá essa
liberdade? Será que o interesse pelo céu não é uma fuga da realidade? Será que
o interesse pelo céu não nos devia do interesse pela terra? Até que ponto é
íntima a conexão entre céu e a terra? O céu começa agora? Como é que se vai ao
céu? É Jesus o único caminho?
2 - Esta terra é o vale de
lágrimas.
Este
mundo está cheio de lágrimas. Tropeçamos nelas em cada esquina e em cada curva
do caminho. O sol pode brilhar por um tempo, mas logo desaparece, as sombras se
deitam sobre nós, e estamos forçados a derramar lágrimas amargar.
a)
Existem lágrimas de desilusão = as coisas podem nos parecer rosadas por um
tempo, mas então alguma desilusão entra em nossas vidas para roubar nossa paz e
traz tristeza ao nosso coração. Deixe-me contar uma ilustração: Moisés foi um
homem que passou toda a sua vida com um objetivo; seu maior sonho era tirar o
povo de Israel do Egito e levá-lo à terra prometida. No exato momento em que
ele pensou que realizaria seu sonho, chegou a desilusão. Deus o levou a uma
alta montanha e lhe concedeu o privilégio de ser o primeiro a ver a terra que "mana leite e mel"(Levítico
20.24). Com se regozijaria seu coração ao ver Canaã com a esperança de que logo
conduziria os filhos de Israel para o seu novo lugar. Então ele ouve a voz de
Deus: "Moisés, por causa da sua
desobediência, não poderás entrar na
terra prometida. Teu sucessor guiará Israel a seu novo lugar". Ao
vermos as lágrimas correr pelo rosto do patriarca, nos damos conta de que
estava chorando as lágrimas da desilusão.
b)
Existem lágrimas de sonhos frustrados = construímos nossos castelos no ar para
somente para vê-los caindo por terra. Sonhamos nossos sonhos esplendorosos, os
quais nunca se realizarão. Antecipamos grandes dias que nunca amanhecem para
cada um de nós. Quais sãos os seus sonhos? Qual a possibilidade deles serem
realizados?
c)
Existem lágrimas de morte = mais escura do que qualquer rincão do inferno é
aquele no qual estamos quando chega a tristeza pela morte dos seres que amamos.
Com dor estamos presentes em seus funerais. Sim este velho mundo está cheio de
lágrimas. Mas agradecemos a Deus porque há uma terra onde toda a lágrima será enxuta.
Enquanto ela não chega até nós, aprendamos a suportar as lágrimas da morte.
O céu: sua terminologia e seus
usos.
A
terminologia básica usada na Bíblia para referir-se ao céu apresenta a
seguintes palavras: Shãmayim = cerca de 415 vezes e que literalmente significa
"as alturas". Ouranós = cerca de 285 vezes e que literalmente
significa "o que é elevado". Existem outras palavras menos usadas
como marôm ("altura" Jó 25.2; Isaías 24.18,21) e ma’aleh
("alturas" Isaías 7.11). Da terminologia podemos dizer que "o
céu" ou "os céus" são sinônimos. A Bíblia apresenta pelo menos
três usos da expressão "o céu" e estes referem-se a três esferas(4)
ou níveis como:
a) Os céus da atmosfera = local de onde as
chuvas e a neve vêm; onde as aves voam, etc. Leia as passagens seguintes e fale
desta descrição: Isaías 59.9-11).Deut 33.13s. 1 Samuel 2.10
b)
Os céus celestiais = esta expressão é usada para descrever o que?
"Então
Deus disse: Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem
os dias, os anos e as estações!"(Gênesis
1.14).
"Aí
o Eterno levou Abrão para fora e disse: Olhe para o céu e conte as estrelas se
puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes"(Gênesis
15.5).
"E,
quando olharem para o céu, não caiam na tentação de adorar o sol, a lua ou as
estrelas. Pois o Eterno, o nosso Deus, repartiu o sol, a lua e as estrelas
entre os outros povos, para que eles os adorem"(Deuteronômio
4.19).
"Apesar
de todos os conselheiros que tem, você não poderá escapar. Que os seus
astrólogos se apresentem e a ajudem! Eles estudam o céu e ficam olhando para as
estrelas a fim de dizerem, todos os meses, o que vai acontecer com você"(Isaías
47.13).
Ainda
podemos dizer à luz de Gênesis 1.1 e Mateus 5.18 que a expressão "o céu e a terra" é uma forma
literária de descrever e falar do universo organizado.
c)
A moradia de Deus = esta é uma forma freqüente de compreender o céu. Comente a
compreensão que os autores das seguintes passagens tinham do céu:
"Os
mais altos céus são do Deus Eterno; a ele pertence a terra e tudo o que nela
existe"(Deuteronômio 10.14).
"Eu,
Ciro, rei da Pérsia, declaro o seguinte: O Eterno, o Deus do céu, me fez
governador do mundo inteiro e me encarregou de construir para ele um templo em
Jerusalém, na região de Judá. Eu ordeno que todos vocês que são o seu povo vão
a Jerusalém, e que Deus esteja com vocês."(2
Crônicas 36.23).
"Pois
o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: "Eu moro num
lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar
esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças"(Isaías
57.15).
"Quando
ouvi isso, em me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não
comi nada. E fiz a Deus esta oração: Ó Eterno, Deus do céu, tu és grande, e nós
te tememos! Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e
obedecem aos teus mandamentos"(Neemias
1.4,5).
"Ó
rei, o senhor é o mais poderoso de todos os reis, e foi o Deus do céu quem o
fez rei; ele lhe deu poder, autoridade e honra. No tempo desses reis, o Deus do
céu fará aparecer um reino que nunca será destruído, nem será conquistado por
outro reino. Pelo contrário, esse reino acabará com todos os outros e durará
para sempre"(Daniel 2.37,44).
"Na
casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se
não fosse assim, eu já lhes teria dito"(João
14.2).
"Naquele
momento houve um violento terremoto. A décima parte da cidade foi destruída, e
morreram sete mil pessoas. As outras ficaram com muito medo e louvaram a
grandeza do Deus do céu"(Apocalipse
11.13).
"Paulo
falou do terceiro céu sendo a presença de Deus(2 Coríntios 12.2,4; cf. Hebreus
14.14). Além do Deus Pai, o céu é habitado pelos anjos(Salmo 148.2; Ezequiel
10), e pelo Deus Filho, Jesus Cristo(João 17.5; 1.18; 3.13; 6.33-51; 20.17; Lucas
25.41; Atos 1.9). No Apocalipse, o céu tem um lugar especialmente dominante,
sendo mencionado 52 vezes, e o "trono" 36 vezes"(5).
O céu é a terra onde não haverá lágrimas.O
destino final dos justos é o céu. O céu se define mais simplesmente como o lugar
da presença de Deus.
a)
O céu é um lugar = Jesus disse: "vou,
pois, preparar um lugar para vós"(João 14.2). Eu recebo grande consolo
aceitando literalmente estas palavras do Senhor Jesus. O céu é um lugar
preparado para um povo escolhido. Cristo tem cumprido a sua parte, ele já
preparou o lugar e proporcionou a maneira de chegar a este lugar. Você está
preparado para o céu? Por que? Você está caminhando pelo caminho que Cristo
traçou? João estava na ilha de Patmos e viu uma grande multidão de pessoas no
céu. O anjo lhe disse: "... estes
são os que tem vindo da grande tribulação, e tem lavado suas roupas, e elas
tem sido branqueadas no sangue do
cordeiro"(Apocalipse 7.14). Nossas roupas estão manchadas pelo pecado:
o que isto significa? Sim devemos ser purificados pelo sangue de Jesus porque o
céu é um lugar preparado para um povo preparado.
b)
O céu é um lugar de descanso = comente este item baseado no que diz Hebreus
4.9:
"Assim
ainda fica para o povo de Deus um descanso, como o descanso de Deus no sétimo
dia".
c)
O céu é um lugar de glória = comente este item baseado no que diz 2 Coríntios
4.17:
"E
essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme
e eterna, muito maior do que o sofrimento".
d)
O céu é um lugar de santidade = comente este item baseado no que diz Apocalipse
21.27:
"Porém
nela não entrará nada que seja impuro nem ninguém que faça coisas vergonhosas
ou que conte mentiras. Entrarão na cidade somente os que têm o seu nome escrito
no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro".
e)
O céu é um lugar de adoração = comente este item baseado no que diz Apocalipse
19.1:
"Depois
disso ouvi no céu uma voz forte como se fosse a de uma grande multidão, que
dizia: Louvem a Deus! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso
Deus!"
f)
O céu é um lugar de comunhão = comente este item baseado no que diz Hebreus
12.23:
"Vocês
chegaram à reunião alegre dos filhos mais velhos de Deus, isto é, daqueles que
têm o nome deles escrito no céu. Vocês chegaram até Deus, que é o juiz de
todos, e chegaram também aos espíritos dos que são corretos e que se tornaram
perfeitos".
g)O
céu é um lugar de estar com Deus = comente este item baseado no que diz
Apocalipse 21.3:
"Ouvi
uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: Agora a morada de Deus está
entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão o seu povo. O
próprio Deus estará com eles e será o Deus deles".
h)
O céu é um lugar perfeito = Jesus era um carpinteiro antes de entrar
especificamente em seu ministério e ele sempre cumpriu bem o seu trabalho. E
quando se foi para estar junto ao Pai(o arquiteto de céu) estou certo de que se
empenhou para construir um lugar perfeito para cada um de nós. A perfeição
celeste ocorre pelo fato de que nele está Deus o ponto máximo da perfeição. Por
esta razão você encontra nas palavras de Jesus uma condição para que habitemos
neste lugar perfeito. O que então ele exige de nós?(use Mateus 5.48 para
responder)
i)
O céu é um lugar onde haverá muita gente = existem aqueles que são tão egoístas
e que pensam que os que não fazem parte de sua igreja ou que gente que não
creia como eles não poderão ir ao céu. Creio que haverá muita gente no céu.
Deus é um grande Deus, Ele tem preparado uma grande salvação e certamente tem
um grande céu nos aguardando. Algumas pessoas nos dizem que somente haverá 144
mil pessoas no céu (Testemunhas de Jeová). João certamente falou deste número
mas o capítulo 7 de Apocalipse ainda nos diz que ele olhou e viu uma grande
multidão de todas as nações, raças, povos e línguas. Como você explica sua fé
em relação a tais ataques?
j)
O céu é uma cidade permanente = encontramos em Hebreus 13.14 a seguinte
declaração:"... porque não temos
aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura". Roma, Atenas,
Cártago, Esparta, estas cidades da antigüidade têm sido destruídas ou perdido
sua glória. É certo que não temos uma cidade permanente. Hoje temos cidades
como São Paulo, Nova York, Londres, e outras grandes cidades, mas não há
nenhuma cidade permanente sobre a face da terra. Graças sejam dadas a Deus por
que a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, permanecerá para sempre; é uma cidade
permanente. Esta cidade de Deus só existirá dentro do contexto de uma nova
ordem. Veja o que diz o texto de Apocalipse 21.1 e responda se ela será construída
sobre um novo ambiente físico e se estará apoiada numa nova ordem social. Esta
cidade existirá por meio das ações de Deus, e não da humanidade. Por que esta
declaração pode ser considerada?(Apocalipse 21.2)
Veja
agora algumas características desta cidade de Deus segundo Apocalipse 21:
I
- Deus vive entre o seu povo (v.3) = sim amado nela desfrutaremos da
convivência do Eterno Deus. Alegre-se irmão estaremos face a face com o
Criador, veremos o nosso redentor.
II
- Não haverá pranto, dor ou morte(v.4) = sim nesta cidade estaremos livres das
limitações humanas.
III
- Nela a fome e a sede de relacionamento com Deus será suprida(vv.6,7) = não
haverá barreiras, o pecado não fará mais divisão, não precisaremos de
sacrifícios, o relacionamento estará sempre disponível.
IV
- Nela não haverá lugar para os que desprezaram e rejeitaram a humanidade(v.8)
= os grupos humanos marcados pelos procedimentos malévolos e prejudiciais serão
banidos para o inferno e a vida será marcada pela bondade e pelo amor.
Nesta
cidade a qualidade de vida será abundante e o texto ainda nos aponta outros
detalhes, confira comigo estas informações:
I
- Uma coisa interessante nesta cidade é pensar no tamanho dela(2.200
Quilômetros) e na altura dos seus muros(61 metros). Isto indica que esta grande
cidade será abrangente e os muros baixos apontam para a paz que reinará sobre a
cidade. Deus construiu esta cidade para que nela haja um lugar para quantos
desejarem nela habitar em paz e segurança.
II
- Pense agora na riqueza desta cidade(vv.18-21). Os muros e as portas da cidade
são carregados de pedras preciosas. As ruas da cidade são pavimentadas com
ouro. Uma sociedade na qual seus habitantes viverão com fartura e segurança.
Toda a pobreza desaparecerá, bem assim como toda opressão e exploração advindas
da má distribuição de renda.
III
- Não se assuste mas nesta cidade não haverá igrejas, nem templos (v.22). A
igreja será desnecessária na Nova Jerusalém porque Deus estará diretamente
presente com o seu povo. O centro da vida desta cidade é Deus, o centro da
atenção do povo é o culto a Deus. A vida da cidade, sua economia, sua ordem
política, suas habitações, sua religião, está centrada em Deus, porque esta é a
cidade de Deus.
IV
- Ali haverá abundância e fartura(22.1-5). A economia trará benefícios a todos
os habitantes da cidade. O trabalho e as atividades da cidade serão consagrados
a Deus enquanto cada pessoa trabalha pelo bem comum, sei que verei meus avos e
meu Pai que partiu recentemente para
este lugar onde viveremos
eternamente com Deus em sua cidade santa .
Artur Bueno
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