Mulher pastora
Filha legítima do triângulo
amoroso entre Liberalismo teológico, feminismo e filosofia unissex
Desfazendo falácias
- Aqueles argumentos inverídicos que
apresentam os que vêem na ordenação de mulheres um sério desvio da sã
doutrina como:
1. "São
machistas" - terminologia indevida inventada pelos anti-bíblicos
movimentos feminista e unissex para representar homens que fazem violência às
mulheres, porém, o nome é impróprio, pois, machismo, significa algo próprio dos
machos ou relativo aos seres humanos do sexo masculino, e nisso não há
nada de errado. Homens de mau caráter devem ser chamados de cruéis e injustos e
não de machistas. Por conta desta distorção conceptual, muitos homem estão se
efeminando, como medo até de serem identificados com as coisas próprias dos
machos.
2. Não permitem a mulher
ser pastora, por acreditarem que a mulher é inferior ao homem. Esta é uma
acusação injusta e sem nenhum fundo de verdade. O pastorado é uma vocação e ao
mesmo tempo um ofício que deve ser e é claramente distinguindo na Bíblia
da questão do valor real do ser humano, seja ele homem ou mulher.
- Não fazer distinção entre posição e personalidade é cometer um terrível equívoco. Por exemplo, Cristo, Deus Filho se submete ao Pai e essa subordinação não implica em inferiorização ou desvalor. Ainda, um homem que tem a posição de pastor não é necessariamente melhor ou de maior valor como pessoa do que outro homem ou mulher que não tenham o ofício pastoral. A Bíblia esclarece : ".. não pode haver... homem ou mulher...em Cristo Jesus", "[ambos] ...herdeiros da mesma graça de Vida..." (Gl 3:28; I Pe 3:7). De modo que "em Cristo" o valor pessoal de alguém não depende do ofício, posição ou vocação que exerce. Mulher que se sente rebaixada como pessoa porque "não lhe permitem" ser pastora, tem um complexo de inferioridade descabido e antibíblico.
- Não fazer distinção entre posição e personalidade é cometer um terrível equívoco. Por exemplo, Cristo, Deus Filho se submete ao Pai e essa subordinação não implica em inferiorização ou desvalor. Ainda, um homem que tem a posição de pastor não é necessariamente melhor ou de maior valor como pessoa do que outro homem ou mulher que não tenham o ofício pastoral. A Bíblia esclarece : ".. não pode haver... homem ou mulher...em Cristo Jesus", "[ambos] ...herdeiros da mesma graça de Vida..." (Gl 3:28; I Pe 3:7). De modo que "em Cristo" o valor pessoal de alguém não depende do ofício, posição ou vocação que exerce. Mulher que se sente rebaixada como pessoa porque "não lhe permitem" ser pastora, tem um complexo de inferioridade descabido e antibíblico.
Desfazendo equívocos
1. Que na doutrina do sacerdócio de todos os crentes está
contido o direito de qualquer crente, seja homem ou mulher exercerem o pastorado.
O que está biblicamente contido na doutrina do sacerdócio do verdadeiro crente
é o direito dele entrar e sair da presença de Deus, sem a necessidade de
intermediários humanos. Porém, daí deduzir que qualquer
crente pode receber o chamado para ser pastor, inclusive mulher é ir além do
que a Bíblia ensina e permite. [a palavra mulher aqui é frisada não com
discriminação, como se a clara restrição Bíblica ao pastorado feminino a
fizesse inferior ao homem, mas porque Deus tem um outro plano para o ministério
das mulheres, isto visto, na Bíblia nas claras omissões de Deus convocar
mulheres para liderança sobre os homens, e das inequívocas restrições
que faz a possibilidade de uma mulher ser pastora, não só em não mencionar
um só caso se quer de mulher pastora, como através de mandamentos explícitos,
tais, como, "não permito que a mulher ensine nem que exerça autoridade
de Homem" - I Tm 2:11-14]
- A maneira como Deus organizou a cadeia de liderança entre anjos e homens não é baseada no valor pessoal intrínseco de nenhum dos contemplados com esta ou aquela vocação, nem no privilégio sacerdotal do advento da nova aliança, de se poder entrar na sua presença em livre intercessão, ou seja, Deus decidiu soberanamente e por pura graça quem seriam querubim e quem seria apenas anjo, quem seria o cabeça do lar e quem se submeteria ao cabeça deste lar, quem lideraria a igreja e quem se submeteria (I Co 11:3-9; 14:34-35). De modo, que o fator liderança-submissão e escolha de um dos sexos para vocações específicas, do ponto de vista Divino em nada depende do valor pessoal intrínseco e nada tem a ver diretamente com o sacerdócio do crente sob a nova aliança, mas dependente do escolher soberano de Deus.
- Resumindo, um dos requisitos para ser pastor é fazer parte do sacerdócio real [ser crente], todavia, não basta isto, o candidato deve estar na categoria que Deus escolheu para o pastorado ou liderança da sua igreja na terra.
- A maneira como Deus organizou a cadeia de liderança entre anjos e homens não é baseada no valor pessoal intrínseco de nenhum dos contemplados com esta ou aquela vocação, nem no privilégio sacerdotal do advento da nova aliança, de se poder entrar na sua presença em livre intercessão, ou seja, Deus decidiu soberanamente e por pura graça quem seriam querubim e quem seria apenas anjo, quem seria o cabeça do lar e quem se submeteria ao cabeça deste lar, quem lideraria a igreja e quem se submeteria (I Co 11:3-9; 14:34-35). De modo, que o fator liderança-submissão e escolha de um dos sexos para vocações específicas, do ponto de vista Divino em nada depende do valor pessoal intrínseco e nada tem a ver diretamente com o sacerdócio do crente sob a nova aliança, mas dependente do escolher soberano de Deus.
- Resumindo, um dos requisitos para ser pastor é fazer parte do sacerdócio real [ser crente], todavia, não basta isto, o candidato deve estar na categoria que Deus escolheu para o pastorado ou liderança da sua igreja na terra.
2. Que, embora a
Bíblia não diga nada diretamente a favor do pastorado feminino, também não diz
nada contra.
- As "feministas
cristãs", que lutam pelo pastorado, acham que têm esse direito,
baseadas neste argumento do silêncio , ou seja,. Adotar este argumento é agir
de modo preconceituoso e arbitrário, rejeitando por interesses pessoais
antibíblicos outro argumento que embora também seja baseado também no
silêncio, é muitíssimo mais forte que o anterior. É muito indicativo de que o
pastorado feminino não é o plano de Deus para as mulheres, o fato de que
a Bíblia não registra nenhum caso de mulher em função de liderança
eclesiástica sobre homens, tais como, matriarcas das 12 tribos de Israel [Jacó
tinha uma filha e doze filhos, Deus escolheu somente os doze filhos, e se isso
é machismo, e as feministas o vêem como uma injustiça, terão de explicar esta
deficiência de Deus ], apostolas [Cristo tinha muitas discípulas entre as
mulheres tão fiéis e valorosas quanto, e digo até mais que, os discípulos
homens, porém, Ele escolheu apenas homens para serem os lideres da novel igreja
cristã, e o motivo não foi questões culturais, pois Ele quebrou muitas e mais
sérias questões culturais e religiosas de sua época ] e pastoras [Paulo
tinha mulheres de valor igual ou muito maior do que os homens que trabalhavam
com ele, todavia, não vemos nem Paulo, nenhum outro apostolo, igreja do Novo
Testamento, ou mesmo por ação direta do Espírito Santo falando a igreja como no
caso de Paulo e Barnabé, estabelecendo ou mesmo reconhecendo mulheres na função
pastoral]. Muito pelo contrário, vemos que todas as instruções para o pastorado
são dirigidas a homens, por exemplo: que o bispo [e não bispa ou pastora] deve
ser "esposo de uma só mulher", "que governe bem a sua própria
casa", que em caso de problemas "chame os presbíteros da igreja"
etc." (I Tm 32,4; Tg 5:14).
- Percebe-se, por está breve introdução, que mulher no pastorado não é uma questão cultural ou de discriminação "machista", mas é algo que claramente fere a sã doutrina, e a vontade de Deus revelada na Bíblia.
- Percebe-se, por está breve introdução, que mulher no pastorado não é uma questão cultural ou de discriminação "machista", mas é algo que claramente fere a sã doutrina, e a vontade de Deus revelada na Bíblia.
- Deve-se perguntar então: porque, há um
movimento de força crescente em prol da ordenação de mulheres ao
pastorado? Darei a seguir um,
Breve histórico das raízes deste desvio
- O Liberalismo teológico [de
meados do século 19 representa o esforço de se adaptar a Bíblia aos movimentos
culturais seculares, por isso, rejeitou um leitura literal da Bíblia e adotou
como hermenêutica, a interpretação alegórica da Bíblia], deu a metodologia
ideal para se torcer textos literais da Bíblia, com a desculpa de
contextualização cultural.
- A Filosofia Unissex [que procura deliberadamente acabar com as naturais distinções entre os sexos e promover um moralidade permissiva e antibíblica] tem exercido pressão e levado muitos a trocar conceitos bíblicos por conveniências culturais.
- O Movimento Feminista [que teve seu berço no meio evangélico em 1848 com a convenção de mulheres na capela da igreja Wesleiana Metodista em Seneca Falls, New York, nos EUA.] tem feito uma releitura dos textos bíblicos que falam dos papeis das mulheres e dos homens na igreja, a partir de uma hermenêutica alegórica e de uma perspectiva cultural acomodada ao humanismo que despreza o aspecto literal do texto.
Pr. José Laérton
- A Filosofia Unissex [que procura deliberadamente acabar com as naturais distinções entre os sexos e promover um moralidade permissiva e antibíblica] tem exercido pressão e levado muitos a trocar conceitos bíblicos por conveniências culturais.
- O Movimento Feminista [que teve seu berço no meio evangélico em 1848 com a convenção de mulheres na capela da igreja Wesleiana Metodista em Seneca Falls, New York, nos EUA.] tem feito uma releitura dos textos bíblicos que falam dos papeis das mulheres e dos homens na igreja, a partir de uma hermenêutica alegórica e de uma perspectiva cultural acomodada ao humanismo que despreza o aspecto literal do texto.
Pr. José Laérton
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