Translate

terça-feira, 2 de maio de 2017

ESTUDOS 139 - A NECESSIDADE DE UM INTERCESSOR

 A Necessidade de um Intercessor

"Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, nem deis a Ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra" ( Is.62.6 )
"Viu que não havia ajudador algum, e maravilhou-se de que não houvesse intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a Salvação, e a sua própria justiça o susteve" ( Is.59.16 )
"Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que meu próprio braço me trouxe a salvação..." ( Is.63.5 )
"Já não há ninguém que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenha..." (Is.64.7)
"Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruisse, mas a ninguém achei" (Ez.22.30)
Os textos deixam claro que Deus não age na terra a não ser como resultado da intercessão feita por um residente do planeta terra, um filho do homem. Qual a razão?
"Os céus são os céus do Senhor mas a terra deu-a Ele aos filhos dos homens" (Sl.115.16 ).
Deus não viola jamais a Sua Palavra. Ele respeita a criatura que fez e as escolhas que o homem faz. Deus fez o homem semelhante a Ele, com capacidade de escolha, e o respeita como tal.

DEUS interfere na vida do homem a seu próprio pedido. Ele tem falado pela boca dos que estão em aliança com Ele, revelando qual é o seu desejo para a vida dos homens.
O Espírito em nós também revela o que está em Seu coração em relação à igreja e ao mundo. Mas como Ele deu a terra aos homens, para que a governasse em perfeita harmonia com seus propósitos e Palavra, Ele espera o amém dos homens à Palavra revelada e o pedido de intervenção. A Palavra profética revela sua vontade, mas é nossa intercessão que gera a manifestação da promessa.
Deus limitou sua ação na vida dos homens quando lhe deu o livre arbítrio e lhe entregou a terra, para que tivesse domínio sobre ela.
Qual o limite?
O limite da vontade do homem. Teremos tanto dos tesouros de sua graça quanto quisermos. Em Cristo o céu nos está escancarado. Por quê? Porque Jesus se tornou filho do homem e colocou-se na brecha a favor dos homens.
A intercessão de um homem só pode afetar uma nação ( Ez.22.30-31 ). Não fora a intercessão de Moisés e Israel teria sido totalmente destruído. Não fora a intercessão de Daniel o povo não teria regressado da Babilônia. Nascemos como filhos de Deus pela intercessão e crescemos por meio dela. Tudo quanto alcançamos no reino do Espírito é pela intercessão feita por nós ou por outros.
A revelação de Deus desce do céu como resultado da súplica do homem à Deus. Daniel se entregou à oração e , como resultado pôde ouvir a confissão de que no principio de sua súplicas o anjo foi enviado para trazer-lhe a revelação ( Dn.9.23 ). Por causa de suas palavras é ele enviado (Dn.10.12)
Para anunciar o que haveria de ser em dias que estavam por vir e dos quais estamos bem pertos.

As profecias se cumprem como resultado da intercessão. Até a vinda do Messias aconteceu no meio das intercessões. Disso se ocupava Ana por muitos anos, até que seus olhos viram a manifestação da promessa dos dias antigos e seus olhos contemplaram a redenção de Israel ( Lc.2.36-38 ).

AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário