Translate

quarta-feira, 3 de maio de 2017

ESTUDOS 140 - A NECESSIDADE DE UM REDENTOR

A Necessidade de um Redentor
1
Qual era a condição do homem no princípio?
"Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias." Eclesiastes 7:29.
"O homem foi dotado originalmente com nobres faculdades e uma mente bem equilibrada. Era perfeito em sua natureza e estava em harmonia com Deus. Seus pensamentos eram puros e seus desígnios eram santos." CC 13.

2
Qual foi o modelo usado por Deus ao fazer o homem?
"Também disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança;...Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:26-27.


3
Como Adão e Eva perderam sua condição original de santidade e perfeição?
"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu." Gênesis 3:6.
"Adão lamentou por Eva ter deixado o seu lado; agora, porém, a ação estava praticada...Ela lhe havia contado da feliz influência do fruto, de seu ardente amor por ele, e decidiu afrontar as conseqüências. Tomou o fruto e comeu rapidamente, e como ocorreu com Eva, não sentiu imediatamente seus maus efeitos." HR 36.

4
Tão logo pecaram, que fizeram eles quando ouviram a voz de Deus no jardim?
"Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim." Gênesis 3:8.
"Porém, após ter pecado, ele não podia mais encontrar gozo na santidade, e procurou esconder-se da presença de Deus." CC 14.

5
Sentindo-se nus, que fizeram Adão e Eva para se protegerem?
"Coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si." Gênesis 3:7 u.p.
"Coseram folhas de figueira para cobrir a nudez causada pela transgressão. Cobriram-se com vestidos de sua própria feitura; por suas próprias obras procuraram encobrir os pecados e tornar-se aceitáveis a Deus." PJ 311.

6
O homem é por natureza pecador. Pode ele próprio mudar sua condição?
"Pode acaso o etíope mduar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal." Jeremias 13:23.
"A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua própria esfera de ação, mas nesse ponto eles não têm poder. Podem efetuar uma mudança exterior no comportamento, mas não podem mudar o coração; não podem purificar as fontes da vida."  CC 14, 15.

7
Quem somente pode transformar essa condição pecaminosa do homem?
"Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles." Mateus 1:21.
"Esse poder é Cristo. Unicamente a Sua graça pode vivificar as faculdades entorpecidas da alma e atraí-la para Deus, para a santidade." CC 15.

8
Que agente divino opera no homem a transformação?
"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." João 3:8.
"Se bem que o vento seja invisível, seus efeitos são vistos e sentidos. Assim a obra do Espírito sobre a alma revelar-se-á em cada ato daquele que lhe experimentou o poder salvador. Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida." DTN 153.

9
Que trabalho Deus deseja fazer no ser humano?
"Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis." Ezequiel 36:26-27.
"Assim o poder vitalizante do Espírito Santo, que emana do Salvador, permeia a alma, renova os motivos e afeições e leva os próprios pensamentos à obediência da vontade de Deus, capacitando o que recebe a produzir os preciosos frutos de obras santas." AA 284.

10
Depois de ter feito tudo pelo homem, o que pede Deus de nós?
"Dá-me, filho meu, o teu coração." Provérbios 23:26 p.p.
"...ó amor maravilhoso! - Deus está 'em Cristo reconciliando consigo o mundo'. Pelo Seu terno amor Ele está procurando alcançar os corações de Seus filhos desviados. Nenhum pai terrestre poderia ser tão paciente com as faltas e erros de seus filhos como é Deus para com aqueles a quem Ele busca salvar." CC 32.

AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)


Nenhum comentário:

Postar um comentário