A RELEVÂNCIA DA MISSIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
TEOLÓGICA
Ao olharmos para a Igreja Evangélica
Brasileira e o movimento missionário atual, percebemos como ao longo dos anos
teologia e missão tem andado por caminhos diferentes, completamente
divorciados, assim proponho que em primeiro lugar pensemos sobre a relação
existente entre a Missiologia e a Teologia.
Orlando Costas em seu ensaio sobre “Educação
Teológica e Missão”1 parte do principio de que a Missão é a mãe da Teologia,
dizendo que isto pode ser afirmado pelo fato de que a “teologia nasce do
movimento da Palavra do Deus vivente ao cruzar as múltiplas fronteiras da
história para criar uma nova humanidade.” A missão é o meio pelo qual Deus faz
nascer a Igreja, ela é resultado do esforço missionário não somente de Deus ao
enviar seu filho ao mundo como também do esforço de irmãos de outros
continentes que plantaram aqui a igreja.
A teologia nasce da necessidade desta igreja
plantada, sob o poder do Espírito Santo, de ensinar os rudimentos da fé,
refletir critica e sistematicamente sobre si mesma e equipar os seus líderes
para a obra do ministério.
Em segundo lugar devemos pensar sobre a
prática ministerial que resulta de uma educação teológica divorciada da
missiologia.
Em seu ensaio “Missiologia e Educação Teológica”2
Carlos Del Pino conclui dizendo que, “em termos gerais, a nossa educação
teológica não tem se preocupado com o aspecto missiológico e missionário na
formação dos nossos alunos”, reforçando nossos temores de que o divorcio
existente entre Teologia e Missiologia tem causado problemas para que a Igreja
ganhe uma visão correta do ministério integral saudável.
Quero alistar aqui algumas implicações
práticas, que pôr sua vez são prejudiciais para a Igreja, deste divorcio entre
a Teologia e a Missiologia.
1. Surgem dificuldades para se identificar de
maneira global a “obra de Deus”, que acaba sendo confundida com a manutenção do
status quo, considerando-se o preparo teológico-pastoral mais importante do que
o teológico-missionário, quando ele existe. Dando a entender que o Reino de
Deus está contido em uma estrutura eclesiástica, que a todo custo deve ser
mantida, e não no tempo, no espaço e na história.
2. As prioridades ministeriais são via de
regra, voltadas para dentro, a fim de satisfazer todas as necessidades que
foram criadas em nome de Deus dentro das estruturas eclesiásticas e
para-eclesiásticas numa clara perspectiva centrípeta, ensimesmada, tratadas num
âmbito mais localizado, e em muitos casos preterindo-se de forma veemente as
prioridades estratégicas da missão integral da Igreja.
3. O treinamento dos obreiros sempre se torna
diferenciado, pastores e missionários não tem a mesma excelência em seu preparo
acadêmico. Se for para pastorear em nossa estrutura, tem que ter curso
Teológico-pastoral, se é para ir ao campo missionário...
Quero dizer que meu objetivo aqui é trazer a
luz a importância da Missiologia para a Educação Teologica. Ressaltando a
relação estreita existente entre missão e teologia, entre a missiologia e
nossas casas de profetas (instituições de ensino teológico).
Seria interessante que ao longo de nossa
caminhada estivéssemos avaliando e refletindo sobre a nossa vocação enquanto
Igreja, bem como sobre a nossa realidade de país do terceiro mundo, das nossas
igrejas e do mundo em que vivemos para formularmos um conceito mais integral da
responsabilidade de Igreja enviada ao mundo com uma missão (Jo.20:21).
Programas de treinamento interdisciplinares
com certeza enriqueceriam a vida de pastores e missionários formados em nossas
escolas.
Projetos de cooperação em áreas variadas
também contribuiriam para que os alunos tivessem uma visão geral da obra de
Deus, tanto com editoras, escolas, campos missionários e etc.
O
desafio do ensino teológico hoje não é simplesmente fazer com que as pessoas
reflitam criticamente, mas é também o de preparar obreiros em geral com visão e
habilidades tanto para pastorear numa igreja local dentro de sua própria
cultura, como em qualquer trabalho dentro de uma cultura diversa.
AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)
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