Translate

quinta-feira, 29 de março de 2018

ESTUDOS 169 - A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO


A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO
Efésios 5:18

Introdução: 
“Todos os cristãos devem ser cheios do Espírito Santo. qualquer coisa menos que isto é só parte do plano de Deus para nossa vida”. Billy  Graham

Transição: O que é ser cheio do Espírito Santo?

“Ser cheio do Espírito Santo é ser controlado ou dominado pela presença e pelo poder do Espírito” - Efésios 5:18.
Uma pessoa embriagada está controlada pelo álcool, devemos nos embriagar do Espírito Santo.

I) Quando não estamos cheios do Espírito Santo, o que acontece?

a)      Os dons que recebemos não são usados;
b)      Perdemos o ardor evangelístico;
c)      Vida devocional irregular;
d)     O pecado não é levado a sério;
e)      Nossa vida é um sobe e desce;
A base Bíblica para a plenitude do Espírito:
·          “Todo cristão não cheio do Espírito Santo é incompleto”.
·         Ser cheio é uma ordem: “Enchei-vos”. Logo, não estando “cheios” estamos em pecado.
·         Na língua grega o imperativo “enchei-vos” usado por Paulo pode ser assim traduzido: “Encham-se e continuem se enchendo do Espírito Santo de Deus”,  “Estejam sendo cheios”.
É como um tanque que está sendo sempre abastecido, sempre transbordando. Olhem um pouco os textos bíblicos: João 4:13,14 - “Fonte” - João 7:38 - “Rios” como o Amazonas, o Nilo - O Mississipi, o Danilo nunca secam, estão sempre cheios. Estar cheio do Espírito Santo não significa apenas que do eu tenho do Espírito Santo mas quanto o Espírito Santo tem de mim. É importante que nos rendamos ao Espírito Santo, que nos subamos mais e mais a Ele.

II)      Ser cheio e ficar cheio.

a)      “Ser cheio” - O estado do crente. Parece-nos que João Batista e Paulo estavam sempre cheios do Espírito Santo, era um estado contínuo.
b)      “Ficar cheio” - Uma capacitarão ou “confirmação” particular ou ocasional para um propósito e uma tarefa especial. Isto aconteceu muito como Gideão, Sansão e tantos outros servos de Deus.
c)      Deus nos dá força do Espírito Santo na proporção das tarefas a nós confiadas - Atos 4:31.

III)     Cheios com um Propósito.

a)      Deus é Deus de propósitos. quando Ele nos enche com o seu Espírito Santo, Ele o faz com propósitos bem definidos. Muitas pessoas querem ser cheias do Espírito Santo, mas com uma motivação errada. Pode ser: Interesse próprio, auto-glorificação, auto-satisfação. A motivação não deve ser por motivos egoístas. mas sim a glória de Deus.
b)      João 16:14 e 15:26 esclarecem o assunto, o Espírito Santo não chama a atenção para Ele, mas exalta e glorifica a Jesus. As pessoas verdadeiramente cheias do Espírito Santo não dizem que estão cheias mas seu testemunho diz.
c)      Pessoas há que querem o poder do Espírito Santo para abusarem dele, para levarem vantagens.
d)     No livro de Atos 8:19-21, temos o exemplo de Simão, o mágico. Queria o poder com propósitos errados. Então, quando Deus nos enche com o seu Espírito Santo, qual é o Seu propósito?

·         Poder para uma vida santa:

·         Esta vida santa se expressa no amor, na obediência, na confiança - Mt 5:16; I Cor 10:31; são textos que nos desafiam a um estilo de vida. Mas, como viver esta vida sem o poder do Espírito Santo? Paulo em Romanos 7:15, 18, 19 fala da sua própria experiência. A vida de santidade só é possível sob a ação do Espírito Santo em nós. Zacarias 4:6.

·         Poder para o Serviço:

·         Pedro “cheio do Espírito Santo” serviu com qualidade total. Atos 2; 4:4; 4:8; 4:31. Os diáconos da mesma maneira, serviram na plenitude do Espírito Santo - Atos 6:3-5.
·         Qualquer serviço que prestamos deve ser para a glória de Deus. E para glorificar a Deus é preciso que seja no poder do Espírito Santo. É impossível servir a Deus em qualquer área profissional sem a plenitude do Espírito Santo.

Conclusão:
“Ficar cheio do Espírito Santo” não é opcional, é uma necessidade. Uma vida “cheia do Espírito Santo” não é normal, é a vida normal do cristão. Quando é abaixo do normal, é menor que Deus quer dar e pode prover para seus filhos. Ficar “cheios do Espírito Santo” não é uma experiência incomum ou singular, conhecida só por alguns poucos escolhidos. É destinada, a todos, todos a precisam, e todos a podem ter. É por isto que a Escritura nos ordena: “Enchei-vos (todos) do Espírito”. Billy Graham.



AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário