Translate

sexta-feira, 4 de maio de 2018

SERMÕES 21 - A MISSÃO DA IGREJA


A MISSÃO DA IGREJA

Objetivo: Apresentar a missão da igreja e levar a comunidade a abraçá-la.

19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
20ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28.19-20).

Muito já se escreveu sobre a missão da Igreja e acredito que muitos outros livros ainda serão escritos sobre a missão da Igreja. Contudo quero que você entenda que não estamos falando de missões e sim da missão da Igreja.
A palavra “MISSÃO” vem do verbo latim Missio, que significa ENVIAR. No Novo Testamento, esta palavra vem do grego APOSTELLO, que tem o mesmo significado em sua essência. No entanto, este termo “MISSÃO/MISSÕES” só chamou a atenção da igreja Cristã a partir do século XVI período este quando a reforma protestante começou a investir na obra da evangelização mundial. Quando falamos de MISSÃO e MISSÕES, o conceito que todos têm é que não passam de duas palavras sinônimas, diferentes só porque uma é singular e a outra é plural. Só que pelo raciocínio missiológico estas palavras são distintas e tem conceitos bem distintos, apesar de serem bastante ligadas uma com a outra. Veja agora seus conceitos: MISSÃO – trata-se do desígnio bíblico, completo da Igreja de Jesus Cristo. Este é um termo vasto que inclui todas as ações da igreja, para dentro ou para fora (ensino, missões, adoração, ação social, etc.), neste mundo. Já MISSÕES pode ser definido como um termo específico e especializado. Refere-se ao envio de pessoas autorizadas para áreas além das fronteiras da Igreja do Novo Testamento e sua imediata influência cristã para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo em áreas destituídas deste, com objetivo de levar o Evangelho de Cristo para alcançar aqueles que não têm Cristo, estabelecendo o funcionamento e multiplicação de trabalhos missionários locais que irão cultivar o CRISTIANISMO neste país. 


No último domingo aprendemos que Igreja é um projeto de Deus que visa formar de todos os povos, um só povo para Ele, um povo com o qual Ele pretende viver uma comunhão plena.
Mas, qual a nossa missão como povo de Deus presente neste mundo? Essa resposta é muito importante, pois “A missão é a razão principal da existência da Igreja local. Tudo o que se faz na comunidade é feito em função da Missão.”[1] Neste sentido, toda a ação da Igreja, seus planejamentos e objetivos devem girar em torno da missão.
Visando facilitar a compreensão do seu objetivo missionário e manter-se focado em seu objetivo, algumas igrejas têm elaborado uma declaração de propósitos. Esta declaração de propósitos ajuda a igreja local a nortear os projetos e a forma de agir.  Ela também tem a finalidade de facilitar a compreensão dos seus membros quanto ao objetivo principal de sua existência. Ajudando os membros a perceberem sua importância no projeto de Deus. Então precisamos responder a seguinte pergunta: Qual é a missão da igreja no mundo atual?

1 – Estabelecer o Reino de Deus
Vimos que o projeto de Deus, chamado Igreja, é formar um povo para Ele e através deste povo estabelecer Seu Reino sobre toda terra.
Jesus nos ensinou a orar “venha o Teu Reino”. Este deve ser o anseio do coração da Igreja, do povo de Deus, que Deus Reine!
Quando lemos o livro do Apocalipse, que nos revela o futuro, lemos que o Reino de Deus foi estabelecido e que o projeto Igreja se tornou realidade.

1Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. 3Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus (Apocalipse 21.1-3).

2 – Por que Deus está trabalhando para estabelecer seu Reino?
Ele já não reina sobre tudo? Sabemos que Deus tem todo o poder e que Reina absoluto sobre todo universo. Deus é o dono de tudo. Reina sobre tudo e sobre todos, mas não reina no coração que não se renda a Ele. Deus concedeu ao homem a capacidade de ser livre e de pensar a partir de si mesmo, capacidade esta chamada pelos teólogos de “livre-arbítrio”.
O ser humano optou por ser o senhor de sua própria vida, por ser aquele que determinaria sua própria direção, mas essa escolha o condenou a morte.
A morte é consequência da decisão do homem de tentar ser dono da própria vida. O homem não pode ser dono da própria vida, pois não tem vida em si mesmo.
O homem decidiu dizer “não” para Deus, “não” para o seu Reino. Todo sofrimento hoje experimentado pela humanidade é decorrente dessa escolha feita no Éden.
Deus está trabalhando com o fim de dar a cada ser humano a oportunidade de se tornar participante de Seu Reino. Deus não precisa de nós e nós que precisamos Dele. Nós é que não temos vida sem Ele.
Deus proveu um caminho de salvação, de restauração do ser humano. Este caminho é Jesus Cristo. A morte de Cristo na cruz proveu ao homem o pagamento de sua dívida para com a morte e tornou Deus acessível ao homem. Todo aquele que crê em Jesus se torna filho de Deus e se torna um cidadão de seu Reino.

12Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 13os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus (João 1.12,13).

12dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. 13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados (Colossenses 1.12-14).

Agora, todo o que crê em Jesus é filho de Deus e cidadão, ou súdito, do seu Reino. De fato, como filhos, estamos sujeitos ao Pai e como cidadãos estamos sujeitos à justiça do Reino. Portanto já não somos mais donos de nós mesmos, já não determinamos a direção de nossas vidas. Estamos sob o domínio de Deus, ele é nosso dono e estamos debaixo de sua justiça, portanto dirigidos por seus valores e princípios.
Estamos vivendo sob nova direção e mesmo dono, pois Deus sempre foi o dono único de nossas vidas, uma vez que não temos vida própria.
Deus é missionário, pois de Gênesis a Apocalipse vemos Deus trabalhando para estabelecer seu Reino sobre o mundo dos homens. Deus trabalha em parceria com sua Igreja, com seu povo. De várias formas Deus nos ordenou a realização desta tarefa:

·         Ser sal da terra – conservar o bem ou impedir o mal de se propagar, trazer sabor a este mundo e realçar o sabor dos outros.
·         Ser luz do mundo – apontar o caminho correto
·         Pregar o evangelho a todas as nações – anunciar o perdão de Deus na cruz
·         Ensinar a obedecer a Jesus – apresentar os valores e princípios de Deus para serem vividos por seus discípulos
·         Fazer discípulos de Jesus – conduzir pessoas a serem como Jesus

Todas estas tarefas estão relacionadas com nosso dever de estabelecer o Reino de Deus.

3 – Qual o propósito de Deus em estabelecer seu Reino de Deus?
Estabelecer o reino de Deus não é estabelecer igrejas físicas, mas estabelecer os valores e princípios de Deus, estabelecer a justiça de Deus e estender seu perdão e reconciliação a todos os homens. Podemos dizer que o fim do estabelecimento do Reino de Deus é promover o homem de volta ao status que possuía antes de sua queda no Éden.
A missão é anterior ao povo de Israel e a Igreja; ela começou com Deus antes da fundação do mundo, e é fruto do seu amor. A missão nasce então, do envolvimento de Deus com sua criação, trata-se de um envolvimento profundo, um envolvimento de amor cuja finalidade é a promoção do ser humano.
Participar da missão significa participar ao lado de Deus de sua intenção de promover e amar o ser humano. Neste sentido, a missão da Igreja vai ser sempre um movimento voltado para a promoção da vida e da dignidade do ser humano no seu mais alto nível.
Neste caso, a tarefa da igreja local não é apenas evangelizar – anunciar as boas novas de Jesus – não acontece apenas no âmbito pessoal, individual, mas ela alcança: A cultura, a política, a ética e a moral.
A Igreja é conclamada por Jesus a ser sal e luz no “mundo”. Ela é desafiada a transformar não somente as pessoas, mas o meio em que está inserida. Cada membro da igreja deve transformar a realidade onde está.

Reflexão:
Uma vez ciente de que você é chamado para estabelecer o Reino de Deus:
Você está engajado neste projeto no seu ambiente familiar e profissional?
Como você ajuda sua igreja local neste projeto?
Se você não tomou a decisão por Cristo, você precisa tomar esta decisão para que primeiramente você se torne um cidadão do seu Reino e seja reconhecido por Deus como um filho.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
22/03/2018


[1] Citação de Rui de Souza Josgrilberg, no livro Nós e a Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário