Translate

quarta-feira, 9 de maio de 2018

SERMÕES 23 - FAMÍLIA: COMO DEFINI-LA?


FAMÍLIA: COMO DEFINI-LA?

Propósito: Deixar claro o conceito bíblico de família. Segundo a Bíblia, uma família é formada de pai (homem), mãe (mulher) e filhos. A família é uma instituição divina, isto é, algo idealizado e criado pelo próprio Deus.

Introdução: Confesso que ao me propor a falar sobre família não imaginava que estaria entrando em assunto tão complexo em nossos dias. Alguns anos atrás família era algo simples de se estudar e não causava em nós tanto receio em se tratar desse assunto. Olhe por exemplo o título dessa publicação da Revista Veja:

Os gays é que vão salvar a Família Brasileira (TÍTULO)
“Quando os héteros não aguentarem mais a barra, os gays assumirão o comando para garantir que a estrutura familiar não morra jamais”. (Por Maicon Tenfen - Publicado em 24 nov 2017)


As mudanças pelas quais a sociedade passou nos últimos anos chegaram a “célula mater”, a família. Antes restrita a pai, mãe e filhos, essa instituição criada por Deus, hoje sofreu reflexos dos novos valores éticos e morais, das mudanças no mercado de trabalho e também nos direitos individuais, que em muitos casos têm-se sobreposto à tradição social e bíblica. Vejamos algumas dessas mudanças:
·         Novos valores éticos e morais
o  O divórcio passou a ser aceito como algo normal pela sociedade e não mais uma violação a vontade de Deus. A ideia de que “até que a morte nos separe” é coisa do passado. Consequentemente o número de “meio irmãos” tem aumentado muito (irmãos por parte de pai ou mãe somente).
o  Pais e mães solteiros por opção aumentaram desde o último censo de 2010 (ex. Xuxa). Neste modelo de família “um” faz papel dos “dois”.
o  Casais homossexuais têm adotados filhos, com o consentimento do Estado, ou gerado filhos pelo método da inseminação.
·      20% dos casais formados por pessoas do mesmo sexo declaram ter filhos (baseados nos Censo 2010). Algo impensável há 30 anos atrás.
·         Mudanças no mercado de trabalho
o  As mulheres antigamente tinham uma vida doméstica, geravam e cuidavam dos filhos. A maternidade era desejada e sinal de bênção na vida do casal e da mulher.
o  Atualmente as mulheres adiam a maternidade o máximo possível para se realizarem profissionalmente.
§  Em 2010 o censo brasileiro registrou uma média de menos de 2 filhos por casal 1,9. Em 2016 média de 1,7.
o  Existem casais que optam por não ter filhos, para curtirem mais a vida e se dedicarem a realização profissional. Filhos se tornaram empecilhos para aqueles que desejam galgar grandes conquistas profissionais.
§  Nas uniões heterossexuais aumentou a proporção de casais sem filhos: Ano 2000 – 14,9%, em 2010 – 20,2%
·         Mudanças nos direitos individuais (mudanças no legislativo – contribuíram significativamente para os novos modelos de família)
o  Novas regras que facilitam o divórcio.
o  O reconhecimento da união estável entre casais homossexuais.
§  Com o reconhecimento da união estável entre casais homossexuais veio o direito a adoção de filhos, da partilha de bens, etc..

Ø Vídeo ONG “Todas as Famílias” - A comissão especial que discute o Estatuto da Família aprovou que o termo "família" significa apenas a união entre um homem e uma mulher (2013). Acreditamos que família vai muito além disso. Por isso, queremos a sua ajuda para redefinir o significado dessa palavra em nosso dicionário.

A sociedade contemporânea tem gritado que o amor não tem forma, não tem cor, não tem opção sexual. O discurso é que a família existe fundamentada no amor e não em modelos padronizados ou instituídos por qualquer divindade, religião, governo ou qualquer outra instituição. Portanto a família não tem forma, cor ou opção sexual.
Tudo isso tem proporcionado uma PRESSÃO muito grande sobre as famílias de modo geral, contudo mais ainda sobre aquelas que desejam viver o modelo bíblico de família. Mas mesmo em meio a essa forte pressão, da sociedade, podemos viver a família sob a direção de Deus.
Nós batistas e cristãos reformados cremos que a Bíblia é a única regra de fé e prática para nossas vidas. Cremos que a Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus, portanto fonte confiável para dela extrairmos ensinos sobre nosso tema: família.  Não é meu objetivo durante esta série “Família Sob Pressão” atacar ninguém, nem colocar peso de culpa sobre ninguém, mas apresentar o projeto de Deus chamado “família”, como Deus a instituiu, sem a interferência dos homens. Quero ajudá-lo a entender o que é “família” aos olhos de Deus, para que você possa ser abençoado. Talvez essa série ajude você a exorcizar alguns sentimentos de culpa, causada por uma má interpretação da Bíblia ao longo dos anos, consequência de uma sociedade machista. A primeira afirmação para entendermos o conceito de família é:

1 – DEUS CRIOU HOMEM E MULHER DISTINTOS UM DO OUTRO
27Criou Deus (Adam) o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1.27 - NVI).

27Deus, portanto, criou (Adam) os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou (Gênesis 1:27 - KJA - King James Atualizada).

A palavra hebraica “Adam” significa terroso ou vermelho. O texto no pé da letra está dizendo que Deus fez o terroso macho e fêmea. Mas também pode significar ser humano, sem gênero. Esta palavra acabou por dar nome ao primeiro homem, Adão. Contudo o texto se refere, pelo contexto, que Deus fez o ser humano macho e fêmea.
Deus fez homem e mulher, isto significa dizer, que os fez com características físicas, sexuais e emotivas bem distintas um do outro.
Por que Deus criou o homem e a mulher distintos um do outro? Para que se completassem, para que dependessem um do outro e dessa forma valorizassem um ao outro. As diferenças deveriam proporcionar alegria, prazer e desejo pelo outro.
Entretanto o pecado gerou uma desordem na vida do homem e da mulher. O ser humano ao tomar a direção de sua vida passou a sentir a necessidade de viver cada vez mais autônomo e sem limites. A sociedade em que vivemos é um reflexo dessa autonomia, dessa vida sem Deus e sem limites. A sociedade emergente já não sabe mais definir o que é um homem e nem uma mulher.
A bíblia apresenta para nós o caminho de uma vida sob nova direção, a direção de Jesus Cristo. Não podemos viver sob a direção da cultura emergente; nós discípulos de Cristo devemos viver sob os valores e princípios de Deus o nosso Criador.


2 – CASAMENTO INSTITUIÇÃO ORDENADA POR DEUS
18Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
21Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
22Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
23Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". (Gênesis 2.18, 21-23)

A declaração “não é bom que o homem esteja só” partiu de Deus (v.18). Deus viu que Adão andava meio triste em sua tarefa, sem ter com quem dividir seus sentimentos. Deus conclui que Adão precisava de uma adjutora ou auxiliadora que lhe correspondesse.
A iniciativa de criar a mulher também partiu de Deus (v.21). Deus fez o homem cair em profundo sono e enquanto este dormia Ele formou a mulher. Ele poderia tê-la feito do pó da terra, como criara o homem, mas preferiu criá-la da carne e dos ossos do homem. Ao fazer isso, Ele nos exemplificou que o homem e a mulher são, simbolicamente, unidos como uma pessoa só. Esta é uma união mística dos corações e das vidas do casal. Adão entendeu essa verdade, conforme lemos no v.23 - Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Por toda a Bíblia, Deus trata essa parceria especial com muita seriedade.

3 – A CONSUMAÇÃO DO CASAMENTO
24Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
25 O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha (Gênesis 2.24-25).
Por essa razão é a solução para o problema do verso 18 – “não é bom que o homem esteja só”.
Até aqui vimos que Deus criou o homem e a mulher, e que os fez para que se completassem um ao outro. Mas é na ordenança encontrada no verso 24 que o casamento se concretiza de fato.
O texto está falando de relação sexual. Quando o homem e a mulher coabitam se tornam um, a isso chamamos de casamento. Em outras palavras quando homem e mulher brincam de médico se tornam uma só carne, como vemos no verso 25. Para muitos teólogos o texto se refere a união física, emocional e espiritual. O conjunto dessas uniões tornam o casal de fato uma só carne.
Portanto aprendemos três coisas neste texto:
1.      O casamento é uma instituição divina: Não foi uma criação de homens, nem de uma religião ou de alguma cultura, mas diretamente do Deus Criador. O casamento foi a primeira instituição ordenada por Deus aos homens.
2.      O casamento é uma Lei Universal de Deus: Antes mesmo da Lei de Moisés, Deus já havia feito a mulher para o homem e o homem para a mulher. Deus já havia ordenado sua bênção sobre essa união. Portanto a bênção sobre o casamento não depende de credo ou raça. Mas ela é somente para a união do homem com uma mulher.
3.      A relação sexual é somente para aqueles que decidiram deixar pai e mãe: A relação é para aqueles que decidiram deixar de serem crianças e assumir o outro para sempre em sua vida. Assumir o ônus e os bônus dessa relação.


REFLEXÃO:
Como você define família? Qual o tipo de família você está construindo ou pensando em construir? Lembre-se família para Deus se constitui unicamente da união de um homem com uma mulher podendo estes gerarem filhos ou não. A esta união Deus abençoou.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
02/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário