Translate

terça-feira, 12 de junho de 2018

SERMÕES 28 - MEU LUGAR DE ORAÇÃO


MEU LUGAR DE ORAÇÃO

Objetivo: Conscientizar a igreja da importância de se ter tempo para falar com Deus.

Vídeo de abertura: Para não perder de 7x1 tenha uma vida de oração

7Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento.
8Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda.
9Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.
10Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda.
11O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. (Êxodo 33.7-11)

Contexto: O povo de Israel tinha saído da terra do Egito. Eles se encontravam no caminho para a terra prometida, Canaã.
Durante a peregrinação do povo de Israel para a terra de Canaã, Deus os fazia andar e descansar através de uma coluna de fogo durante a noite e uma coluna de nuvem durante o dia. Quando a coluna se movia, eles tinham que desmontar suas tendas e seguir viagem. Quando a coluna parava, eles montavam novamente suas tendas e ficavam ali, até que ela voltasse a se mover. E cada vez que o acampamento era montado Moisés montava sua Tenda do Encontro.


1 – Costumava montar a tenda do encontro do lado de fora do acampamento (v.7)
·         Costumava - A palavra costumava expressa a ideia de uma rotina. Algo que Moisés sempre fazia. Todas as vezes que a nuvem da glória de Deus parava, Moisés construía a tenda do encontro. A Tenda do Encontro era assim chamada, pois era o local em que Moisés ia para falar com Deus, para orar e ter tempo a sós com Deus.
A oração deve ser uma prática diária de nossas vidas. Precisamos ter o costume de termos encontros intencionais com Deus.
Talvez no início você não saberá o que falar. Talvez seu desejo seja de voltar para o trabalho, para o facebook, whatsapp, assistir uma série na TV, mas insista neste encontro com Deus. Torne esse encontro um costume. Quando conhecemos alguém no inicio ficamos meio perdido, não sabemos o que dizer, mas com o tempo àquela pessoa se torna amiga e já não conseguimos mais nos distanciar. Assim é a oração quando levada a sério.
·         Moisés montava - Mesmo sendo o líder de Israel, ele mesmo montava sua tenda de oração, porque oração não se terceiriza. Você não pode viver na dependência da oração de outros. Orar é um chamado que foi dado a todos nós. Enquanto outros oram por você, a sua relação com Deus não é construída.
Construa uma vida de oração. Sei que não é fácil pararmos para orar, para falar com Deus. Você precisa se disciplinar no exercício da oração. Começa com a disciplina, começa com esforço, mas com o tempo ela se torna prazerosa e se torna parte de seu viver. Comece com passos definidos, mais tarde deixe simplesmente ser guiado pelo coração. O diálogo passa a ser uma conversa de Pai e filho, sem formalidades, baseada no prazer simples de estar juntos. Se você terceirizar este encontro, nunca Deus será prazeroso na sua vida, e sua espiritualidade será sempre uma religiosidade.
·         Do lado de fora – Montar a tenda fora do acampamento nos ensina que precisamos sacrificar coisas para termos encontros com Deus relevantes. Costumo dizer que encontros com Deus rápidos, isto é, orações feitas na direção de um carro, em meio às atividades da casa ou do trabalho são incapazes de produzir em nós confrontamentos e mudanças em nosso ser. Orações rápidas podem ser ouvidas por Deus, mas não nos permite ouvir Deus. Orar não é só falar com Deus, é ouvir Deus também.
Precisamos abrir mão de coisas ou pessoas para ficar a sós com Deus. Preciso silenciar meu celular, preciso me retirar da presença de minha esposa, da presença dos meus filhos, de minhas atividades profissionais. Preciso sair, ir “para fora” de mim mesmo para poder ouvir Deus. Afastar-se do acampamento era para que Moisés pudesse silenciar todas as vozes, inclusive sua própria voz para ouvir Deus, como não poderia ouvir no meio do barulho.

2 – Todo povo ficava [..] observando (v.8)
·         Observando – Você pode orar ou ficar observando. Você pode se relacionar com Deus de forma intima ou ficar distante tentando comer das migalhas que caem da mesa como os cachorrinhos os fazem. Não fique dependendo das orações dos outros, da oração do pastor. Não existe oração mais poderosa, não existem pessoas que têm mais poder na oração que outros. Existem, sim, pessoas que tem mais intimidade que outras com Deus. Contudo intimidade se constrói. Intimidade com Deus se constrói através da prática da oração e não da observação. Portanto, ore você! Saia dessa mediocridade espiritual de depender da vida de oração de outros. Deus quer se relacionar com você.

3 – A coluna de nuvem descia, [...] enquanto o Senhor falava com Moisés (v.9)
·         O Senhor falava com Moisés – Isso significa que Deus descia para falar com Moisés. Deus tem prazer de vir ao nosso encontro. Mais do que ter prazer, Deus deseja profundamente ter um encontro com você todos os dias. Onde está sua tenda do encontro? Deus está te perguntando isso hoje? Ele quer te encontrar lá.
Na cruz, Jesus morreu para que nós pudéssemos nos encontrar com o Pai. Na cruz, Jesus se derramou, se deu por completo, abrindo o caminho para que pudéssemos entrar na presença do Pai corajosamente. O sangue de Cristo rasgou o véu que nos separava de Deus, portanto o Pai está te esperando, aguardando ansiosamente o local e o horário onde você deseja encontrá-lo.
Sua tenda do encontro pode não ser uma tenda física, pode ser uma cadeira de balanço, seu quarto, o parque da cidade, etc. Mas onde é? Deus quer te encontrar lá.

4 – Falava face a face, como quem fala com seu amigo (v.11a)
·         Face a face... como amigo – Esse é o resultado daqueles que constroem uma tenda de encontro em suas vidas. Que constroem uma cadeira de encontro com Deus. Esse é o resultado daqueles que saem do meio onde estão e de si mesmos para ouvirem Deus. Deus não só desce para falar com eles, mas se torna amigo dessas pessoas. Estes não são apenas servos que obedecem sua Palavra, estes são amigos a quem revela Seus segredos, planos e majestade. Assim revelou a Abraão o que iria fazer com a cidade de Sodoma e Gomorra.
O próprio Senhor Jesus disse a seus discípulos já não vos chamo servo, mas amigos, pois tenho lhes tornado conhecido tudo que ouvi do Pai (Jo 15.15). Você quer ser um amigo de Deus? Construa uma tenda de encontro.

5 - Depois Moisés voltava ao acampamento (v.11b)
·         Depois acampamento – Somente depois Moisés voltava ao acampamento. O texto está nos mostrando que para Moisés, não existia prioridade maior do que se encontrar com Deus.
O acampamento representa a rotina da vida. Era o local do trabalho, das atividades do dia a dia. Moisés só ia para o acampamento depois de orar e passar tempo com Deus. Sem a tenda somos tentados a pensar que tudo é alcançado por nossas forças. Nos esquecemos que se chegamos a algum lugar é porque Deus nos sustentou.
A tenda também era o lugar para Moisés receber instruções de Deus. Não podemos caminhar sem as instruções de Deus. Temos que parar para ouvir Deus por meio de Sua Palavra. Orar é falar com Deus e falar sobre Sua Palavra, e desta forma deixar-se ser instruído por ela.

Conclusão: Não existe crescimento espiritual sem uma vida de oração. Não existe espiritualidade sadia sem que se construa um lugar de encontro com Deus. Sem uma tenda do Encontro na sua vida, você se tornará um religioso. Cumprirá ordens, mas não conhecerá seu Deus. Sem a tenda do Encontro você sofrerá derrotas de 7x1 na vida.
Onde está sua tenda do Encontro? Como está sua tenda do Encontro?

Vídeo de encerramento: Bill Hybels a cadeira do encontro

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
08/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário