Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2018

SERMÕES 30 - A RELAÇÃO TRABALHO E FAMÍLIA


A RELAÇÃO TRABALHO E FAMÍLIA

Objetivo: Mostrar que o trabalho existe para o sustento da família e não a família para o sustento do trabalho.

10Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma.
11Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.
12A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão. (2 Tessalonicenses 3.10-12)
Alguns tessalonicenses, talvez usando como pretexto a iminente volta do Senhor, se recusavam a trabalhar e esperavam que outras pessoas da igreja os alimentassem. Em sua carta anterior, Paulo já os havia exortado a trabalhar (1 Ts 4.11,12). É óbvio que não haviam dado ouvidos à instrução de Paulo. Como um exemplo para todos, Paulo estava trabalhando noite e dia quando pregou entre eles. Seu objetivo era evitar ser um fardo para alguém. Tanto os gregos como os romanos detestavam trabalho manual; normalmente usavam escravos para todas as tarefas do tipo. Em contrapartida, os judeus consideravam o trabalho como uma prova de bom caráter e instruíam seus filhos a trabalharem em um ofício. Paulo fazia tendas para suprir suas necessidades toda vez que isso se fazia necessário em suas viagens missionárias (At 18.1-3).


28O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. (Efésios 4.28)
A frase trabalhe, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade significa que, em vez de tomar o que e de outra pessoa, o cristão deve ganhar o suficiente para dividir parte de seus ganhos com os necessitados. Não se trata de um simples chamado para que o indivíduo deixe de roubar ou ser ganancioso, mas, sim, para que ele seja generoso e tenha uma verdadeira mudança de atitude.
Ambos os texto apresentam o trabalho como fonte de sustento e não como objeto de realização. O trabalho NÃO é fonte de realização. Deus não criou o trabalho para que o homem se realize por meio dele, mas para se sustentar, servir a Deus e ao próximo por meio dele.
No servir o homem pode encontrar realização. Quando o homem trabalha naquilo para o qual foi chamado por Deus, ele se sente realizado, mas não alcançará realização plena nesta vida, isto porque este mundo está mergulhado no caos. Ainda que façamos o bem a uma pessoa e nos sintamos felizes por isso, logo encontraremos outra pessoa necessitando de nosso socorro. A felicidade aqui é temporária, momentânea. Dura até a próxima batalha, até o próximo encontro com alguém necessitado de socorro, de solidariedade, de amor. Como ser plenamente feliz quando vidas são despedaçadas pelo mal que invade todas as estruturas humanas?
Mas de onde vem este pensamento cada vez mais forte de que o trabalho é fonte de realização? De uma sociedade hedonista, onde o prazer, a felicidade, é o centro da vida.
O trabalho sempre existiu na história humana como meio de sustentação. Na idade média o trabalho estava integrado à família. Pais e filhos trabalhavam juntos, cultivavam a terra juntos e moravam na mesma casa. Compartilhavam do trabalho, pois este era compreendido somente como meio para sobreviver. Não se faziam planos e faculdades em busca de novas opções de trabalho. Isso não existia. Há dois séculos atrás pais e filhos viviam juntos cultivando sua fazenda. Os filhos se casavam e moravam juntos com os pais.
Ø  Vídeo: Família “The Waltons”. Todos moravam juntos na fazenda.

Atualmente trabalho e família existem em esferas distintas. Esse processo se iniciou no período moderno, principalmente com a industrialização e o crescimento das grandes cidades. Novos campos de trabalho surgirão. Cada um tem um trabalho diferente, em local diferente e em horários diferentes.
O mercado colonizou as famílias. As famílias que antes tinham no trabalho um meio de sustento passam a existir para o trabalho. Os filhos não são formados para serem homens e mulheres de Deus, como ordenado pelo próprio Deus em Deuteronômio 6, mas para o mercado político-sócio-econômico que vivemos. Os pais investem tudo o que tem (tempo, esforço físico, dinheiro, etc.) para que eles se tornem um bom produto para o mercado de trabalho. Fazem isso pensando que desta forma os filhos terão uma vida promissora. Os pais de hoje vivem para tornar seus filhos bons profissionais. Submetem seus filhos a uma rotina desumana para que eles se tornem bons profissionais. São tratados como peça de reposição para o modelo social em que vivemos.
Deus nos deu filhos para fazermos deles homens e mulheres segundo o Seu coração, que O amem, e, que possam fazer diferença neste mundo dominado pela ganância, pelo mal.
A modernidade trouxe mais opões de áreas para se trabalhar e ganhar o sustento necessário. Esta nova realidade fez surgir a pergunta: “O que quero ser quando eu crescer?”.
Por trás desta pergunta esta a ideia da realização pessoal. Alguns sonham em se tornar médicos, outros advogados, professores, etc.
O trabalho se tornou veículo de realização e não mais um meio apenas de sustento. Acredita-se que a felicidade está amarrada a realização profissional. Atualmente a família existe para o trabalho e não mais o trabalho para a família.
O trabalho nunca foi fonte de realização. A realização na Bíblia sempre se encontrou na família e na construção dela. A realização se encontra na comunhão e no compartilhar de vidas.
No capitalismo moderno vende-se a ideia de que a realização, a felicidade só pode ser alcançada se você alcançar uma boa profissão e for reconhecido profissionalmente. Somente desta forma você é aceito pela cultura capitalista moderna. No anseio de ser bem-sucedido profissionalmente o ser humano aumentou sua carga horária de trabalho.
Alguns entram nessa rotina por dinheiro, mas depois elas o fazem pelo sucesso. Não basta o dinheiro, elas querem ser idolatrada pela massa.
O pior é que neste lugar de loucura que a doença da alma os devora. Eles não conseguem mais ser pessoas. Eles são o que fazem. Precisam fazer mais e mais para “ser” e serem reconhecidos. Se pararem de fazer, deixam de ser, perdem a utilidade neste sistema colonizado pelo mercado.
Todos passaremos e todos deixaremos de fazer. Deus nos julgará pelo que somos e não pelo que fazemos.

1Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!
2Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.
3Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
4Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
5Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,
6e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel! (Salmo 128.1-6)
Vamos pontuar algumas coisas sobre o trabalho.

1) Deus manda você trabalhar (v.2a)
É do seu trabalho que você ira comer. Essa é a primeira dica de Deus para você que não trabalha. Essa ideia de viver somente após à aposentadoria é cultural, e não tem base bíblica.
Eu quero me aposentar primeiro para fazer o que Deus me mandou fazer. Devemos fazer para Deus sempre. Comece hoje.
Depois da aposentadoria vou me dedicar a minha família. Pode ser muito tarde. Comece hoje.

2) Meu trabalho não é suficiente para o sustento de minha família (v.2a)
É do seu trabalho que você ira comer. O texto está dizendo que a fonte pela qual Deus irá sustentar sua família é pelo trabalho. Diante dessa situação você tem três opções:
·         Mudar sua área profissional (buscar um trabalho que lhe renda mais).
·         Mudar de empresa (buscar um lugar que lhe pague mais).
·         Dobrar a hora de trabalho

3) Meu trabalho me realiza profissionalmente e pessoalmente (v.2b)
“Será feliz e próspero” – Acredito que o trabalho em si não pode lhe dar uma sensação de realização profissional e pessoal, mas essa sensação surge quando você desfruta com sabedoria do que o trabalho pode lhe proporcionar. O fruto do trabalho pode gerar a você e sua família muitas alegrias desde que você não viva para o trabalho, mas faça do trabalho instrumento para abençoar sua família.
A felicidade do salmista está no fato de sua esposa por ser suprida em tudo que necessita é como videira frutífera – fala do vinho que traz alegria, que renova o homem, assim a esposa no lar.
A felicidade está no fato de poder suprir as necessidades de seus filhos, e por isso, são como brotos de oliveira – pequenas azeitonas. Das azeitonas vem o azeite que prove cura as feridas interior dos pais.
Este homem é feliz não por causa do trabalho, mas da família. O temor do Senhor o leva a ver o trabalho somente como meio para desfrutar da vida familiar, e assim, se torna feliz e próspero.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
24/06/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário