Translate

terça-feira, 17 de julho de 2018

SERMÕES 35 - SUICÍDIO UM ATO DE DESESPERO OU DE ESPERANÇA?


SUICÍDIO UM ATO DE DESESPERO OU DE ESPERANÇA?

Objetivo: Apresentar o que a Bíblia diz sobre este tema. Esta não é uma tarefa fácil, uma vez que a Bíblia não diz muito sobre este assunto.
O suicídio é um assunto extremamente delicado, cercado por tantos tabus que raramente encontramos alguém falando a respeito. Nunca levamos este assunto aos nossos púlpitos e não temos literatura evangélica que fale profundamente sobre este tema tão polêmico.

1 – O que é suicídio?
Suicídio é o ato intencional de matar a si mesmo.
Nenhuma teoria seria capaz de explicar suficientemente e desvendar os motivos que levam uma pessoa a tirar a própria vida. Para alguns filósofos existencialistas contemporâneos, o suicídio é o maior problema filosófico.
A decisão de por fim a própria vida pode ser vista como um ato de desespero ou de esperança. Uma pessoa que sofre bullyng, reprimida por seus amigos, tratada com desprezo, pode ver no suicídio a esperança de encontrar uma vida melhor no além, ou ela pode optar em por fim a vida num ato de desespero por não conseguir ver uma luz no fim do túnel. O mesmo poderíamos dizer de uma mulher que apanha constantemente do marido, ou de uma jovem que é estuprada constantemente por seu padrasto ou mesmo por seu próprio pai. Como definiríamos este suicídio? Um ato de desespero ou esperança?


2 – Qual a Relevância de Falarmos Sobre Este Tema Hoje?
·         O suicídio é a décima causa de morte no mundo, com cerca de um milhão de pessoas mortas por suicídio anualmente. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Suicídio)
·         Em todo o mundo as taxas de suicídio aumentaram 60% nos últimos 50 anos, inclusive no Brasil. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Suicídio)
·         O Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo, segundo ranking divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2014.

3 – Qual a Compreensão do Suicídio na História do Cristianismo?
Na maioria das escolas do cristianismo, o suicídio é considerado um pecado, baseado principalmente em escritos de influentes pensadores da Idade Média como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
Foi no século VI d. C., inicio da Idade Média, que a igreja decidiu tomar uma posição a respeito do suicídio, estabelecendo leis contra essa prática. E, para tanto, contou apenas com o registro bíblico do sexto mandamento, “não matarás” (Êx. 20. 13), para sustentar seus argumentos.
Compreendia-se, e ainda se compreende que esta ordenança foi dada com o fim de preservar a vida e demonstrava dessa forma o amor de Deus por uma vida. O suicídio era compreendido como uma afronta a este mandamento e a valorização da vida, ensinada pelo próprio Deus.
Uma das ações da Igreja Católica Romana contra o suicídio, e visando desencorajar esta prática era de não enterrar aqueles que tirassem sua própria vida. Os corpos destes ficavam ao ar livre para serem devorados pelas "feras" e aves de rapina.

4 – Temos Casos de Suicídios na Bíblia?
Sim. Na Bíblia temos quatro casos de suicídio somente. Quatro casos no A.T e um no N.T.


4.1 – No Antigo Testamento
·         O rei Saul – Ao ser derrotado na batalha contra os filisteus, temendo ser ridicularizado e torturado por seus inimigos, jogou-se contra a ponta de sua própria espada (1 Samuel 31.4).
·         O escudeiro de Saul – E seu escudeiro, vendo isso, seguiu o exemplo de seu senhor, morrendo ao seu lado (1 Samuel. 31. 5).
·         Aitofel – Este enforcou-se em sua casa, após ter aconselhado Absalão contra a vida de Davi. (2 Samuel. 17. 23).
·         Sansão – Causou a sua própria morte ao provocar a queda do templo onde os inimigos do povo de Deus, os Filisteus, estavam realizando uma grande comemoração pagã. Na ocasião três mil pessoas morreram (Juizes 16.3). Este cometeu um suicídio heroico. Seu nome aparece no texto de Hebreus 11.32 como um dos heróis da fé. O que parece nos indicar que foi contado entre os salvos.

4.2 – No Novo Testamento
·         Judas Iscariotes – o traidor de Jesus, que se enforcou depois de haver jogado as trinta moedas de prata sobre o pavimento do templo diante do sumo sacerdote e dos anciões (Mt. 27. 3 –5).

5 – Pode Um Cristão Cometer Suicídio?
Antes de dizer sim ou não, precisamos reconhecer que muitos cristãos têm cometido suicídio e muitos entre eles pastores.
Não podemos ignorar o fato de que não somos super-homens, supermulheres ou supercrentes, e que precisamos de ajuda médica e de conselheiros cristãos profissionais em nossos momentos de angústias.
O profeta Elias, cansado da batalha com Acabe e Jezabel, sentindo-se vencido e sem força para continuar a batalha, desejou a morte.
4e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados". (1 Reis 19.4)
E  Jonas? Com raiva por Deus ter perdoado os ninivitas ora a Deus para que sua vida fosse tirada. Ele não achava justo Deus anunciar a destruição deles e depois se arrepender, pois ele (Jonas) seria envergonhado. A palavra do profeta não se cumpriu.
3Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver" (Jonas 4.3)
Poderíamos acrescentar a esta lista Moisés, Jó, Jeremias e também o apóstolo Paulo. Todos estes desejaram a morte em determinado momento da vida. Contudo nenhum deles ousaram retirar suas vidas, pois a viam como presente de Deus e compreendiam as lutas e tribulações como vontade de Deus em suas vidas.
Agora levanto novamente a pergunta: Pode um cristão tirar sua vida? Não. Na verdade nenhum homem ou mulher, independente de serem cristãos ou não, podem tirar sua própria vida.

6 – Um Suicida Pode Ser Salvo?
Que fique claro, suicídio é pecado. É uma transgressão contra aquele que nos deu a vida. Seja por desespero ou descontrole emocional-mental, um suicida peca por não crer na intervenção divina sobre sua história. Peca por recusar a vida que lhe foi dada pelo Criador. Não estou falando da vida circunstancial, mas da vida em sua essência, pois as circunstâncias que nos afligem são consequências da maldade do ser humano. Consequência da escolha do ser humano em ser seu próprio deus.
No mundo cristão, é fácil notar como são lembrados aqueles que cometeram suicídio. Na maioria das vezes, os suicidas são vistos como excluídos da oportunidade de salvação e, por essa razão, os familiares tentam ocultar a real causa da morte. Devido o constrangimento, a família tende a alegar que o indivíduo morreu de infarto do miocárdio, acidente, derrame cerebral entre outros.
Alguns acreditam que o suicida não tem salvação, porque não tem mais como se arrepender de seus pecados. Isso é uma leitura errada do que Cristo fez na cruz. A morte de Cristo não está presa ao nosso kronos (tempo), ela é atemporal, por isso seu sacrifício é único, de outra forma Ele teria que continuar sendo sacrificado.
A Palavra de Deus nos ensina que o sacrifício de Cristo na cruz perdoou todos os nossos pecados: passados, presentes e futuros.
11Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.
12Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.
13Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;
14porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.
15O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz:
16"Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes";
17e acrescenta: "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais".
18Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado.
19Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, (Hebreus 10.11-19)
Além disso, Somente Deus conhece o coração do homem e somente Ele é o juiz. Somente Deus pode julgar corretamente a nossa vida. Só Deus pode saber o que levou uma pessoa ao suicídio a esperança ou o desespero. Realmente não sei dizer se Deus condenaria qualquer uma destas escolhas.
Lembro também que a Bíblia diz que só existe um pecado imperdoável: a blasfêmia contra o Espírito Santo. Fora este pecado, todos os demais pecados são perdoados.
Uma vez que a Bíblia não diz nada sobre o destino eterno de quem tira a própria vida, temos que encontrar a resposta no que nos foi revelado sobre o perdão dos pecados e a vida eterna.
O que sabemos é isto:
·         Todos os homens são pecadores (Romanos 3.23).
·         O salário do pecado é a morte (Romanos 6.23).
·         O sangue de Cristo nos purifica de todo pecado (1 João 1.7).
·         E aquele que crê em Jesus tem a vida eterna (João 3.16; 5.24)




De todos os textos Bíblicos o que mais me faz acreditar que um suicida, sendo ele cristão, é salvo se encontra na carta aos Romanos.
37Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
39nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8.37-39)
Em Romanos 8.31-39, Paulo lista todas as coisas possíveis que poderiam nos separar do amor de Deus, entre elas a morte, e afirma que nenhuma delas tem este poder.

7 – Como Pode Um Cristão Cometer Suicídio Sendo Deus Amoroso e Poderoso?
Realmente Deus é amoroso e poderoso. Entretanto isto não tem impedido pessoas, nem pastores de suicidarem, pois Deus deu ao homem e a mulher a tarefa de cuidarem uns dos outros.
4Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
5assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
6Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
7Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
8se é dar ânimo, que assim faça [...]. (Romanos 12.4-8)
Deus nos uniu e deu a cada um de nós dons diferentes para que possamos nos ajudar e dessa forma cuidarmos uns dos outros. Você não existe só. Ninguém da igreja pode estar só. Precisamos uns dos outros.
O dom que Deus lhe deu não te pertence, mas pertence ao corpo de Cristo. Negar usar o dom que Deus te deu a serviço dos demais membros do corpo é trabalhar contra Cristo.
Se você foi capacitado com o dom de dar ânimo, aconselhar, abraçar ou foi agraciado por Deus para exercer a psicologia e não usa o que Deus lhe deu, para salvar vidas, ou o faz apenas para ganhar dinheiro, será cobrado por Deus. Lembre-se você é mordomo de Deus. Tudo que lhe foi dado, um dia terá que se prestar conta. Quanto mais lhe for dado, mais lhe será cobrado.
O que estou querendo dizer com isso é que muitos cristãos que tiraram sua vida, incluindo pastores, talvez não teriam feito se tivessem tido apoio e ajuda dos demais membros do corpo. O silêncio e a passividade dos irmãos diante a dor de muitos podem ter sido a causa da morte deles.
Deus é poderoso, mas escolheu agir por meio de Sua igreja. Deu a mim e a você essa responsabilidade. Se pessoas padecem das mais diversas formas é porque estamos falhando como igreja.

Conclusão
Suicídio é pecado, sim! É errado, sim! Cometer suicídio quebra o sexto mandamento, sim!
Não temos o direito de tirar nossas vidas. Aquele que o faz sem ter certeza de sua salvação vai para o inferno, como todo aquele que morrer sem Cristo.
Um crente em Cristo Jesus que comete suicídio vai para o inferno? Eu creio que não! Porque nem mesmo a morte é capaz de separar um filho de Deus do Seu amor.
Quer vencer o desejo de morte que te aflige?
     Confie no amor de Jesus – Jesus te ama, deu sua vida numa cruz por você. Creia nele.
     Se envolva em projetos de vida.
     Se envolva na vida comunitária da igreja.
     Deixe-se ser abraçado por alguém.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
15/07/2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário