QUEM ESTÁ NA DIREÇÃO?
Série:
Vivendo
em Comunidade
Objetivo:
Apresentar
a importância de se ter direção e alguém na direção
Contexto
Histórico: Acredita-se
que esta cidade surgiu na Era Neolítica,
aproximadamente em 5000 a.C. Existem várias versões sobre a fundação da cidade.
Entre elas a de que a cidade havia sido fundada por Corinto, filho de Zeus, com
uma humana desconhecida.
A cidade de Corinto era um rico centro comercial, situado
sobre o estreito istmo que une às duas partes da Grécia. Uma cidade tão
favoravelmente localizada que se tornou a capital da província romana da Acaia. Era chamada de “o Império em
miniatura”. Continha uma população de caráter misto – romanos, gregos,
judeus e orientais – por essas razões Paulo a tinha como um centro estratégico
para a expansão do Cristianismo.
Por outro lado
Corinto era conhecida por tudo o que fosse depravação, dissolução e devassidão.
Nos tempos antigos o termo “corintianizar” significava que a pessoa vivia na
corrupção, depravação, tinha uma vida imoral.
Sobre o istmo
havia uma colina chamada Acrópoles, e sobre ela estava o grande templo de
Afrodite, a deusa do amor. Neste templo moravam as sacerdotisas de Afrodite,
para muitos prostitutas sagradas, e que ao entardecer desciam do Acrópoles e se
ofereciam nas ruas de Corinto. Também havia um templo para Apolo na cidade.
Contexto
Eclesiástico:
A história da organização da igreja em Corinto foi narrada por Lucas, em Atos
18:1-17. Paulo chegou à cidade em sua segunda viagem missionária, em 50 A.D., e
logo foi o primeiro a pregar ali o evangelho. Enquanto morava e trabalhava com
Áqüila e Priscila, começou o seu ministério na sinagoga, um ministério que se
estendeu por dezoito meses. Três anos depois em Éfeso, Paulo escreveu esta
carta aos crentes de Corinto.
Talvez o aspecto
principal desta epístola seja a ênfase dada à vida da igreja local, mais do que
qualquer ensino teológico. A ordem e os problemas da igreja primitiva estão
diante de nós leitor.
Hoje quero
destacar o problema que esta comunidade estava enfrentando pelo fato de não
compreenderem claramente que os dirigia.
10Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo
suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que
não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só
pensamento e num só parecer.
11Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de
Cloe de que há divisões entre vocês.
12Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma:
"Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro";
e "eu de Cristo".
13Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado
em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
14Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de
vocês, exceto Crispo e Gaio;
15de modo que ninguém pode dizer que foi batizado
em meu nome. (1 Coríntios 1.9-15)
Vemos claramente
no texto que a Comunidade estava dividida entre vários grupos, que usavam o
nome de alguns líderes respeitados pela igreja, sem o apoio dos mesmos. Contudo
todos estavam pleiteando impor sobre a comunidade suas próprias compreensões do
Evangelho e de como deveria ser a vida em comunidade. As atitudes deles estavam
promovendo uma divisão em toda a comunidade. Entre muitas coisas que podem
promover divisões vou destacar duas:
1) FALTA DE
LIDERANÇA: Quem dirige?
12Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma:
"Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro";
e "eu de Cristo" (1Co 1.12).
A pergunta que
levanto aqui é: “Quem estava na direção desta igreja?”. “Quem estava liderando
esta comunidade?”. Pelo visto nem Paulo, nem Apolo, nem Pedro e nem Cristo.
Estes nomes eram apenas usados por aqueles que brigavam para impor seus
próprios conceitos de igreja. Contudo nenhum dos grupos lideravam a comunidade.
Não existia acordo entre eles, conforme lemos no verso dez. Paulo suplica para
que eles entrassem em acordo.
A carta não apresenta para nós um responsável pela
direção da comunidade.
Tudo nos indica que não foi
levantado um líder para esta comunidade. Paulo tentava orientá-los por meio de
cartas como esta que estamos estudando. Entretanto a ausência de um líder acaba por oferecer
terreno fértil para o desenvolvimento da arrogância de alguns, que acabam
julgando-se melhores que os outros e desta forma promovendo divisões.
18Alguns de vocês se tornaram arrogantes, como se
eu não fosse mais visitá-los. (não temos mais líder, Paulo não virá mais pensavam
alguns).
19Mas irei muito em breve, se o Senhor permitir;
então saberei não apenas o que estão falando esses arrogantes, mas que poder (virtude,
influência) eles têm. (1 Coríntios 4.18,19)
1.1) Na ausência
de um líder surgiram quatro facções:
·
Grupo de
Paulo: Era o grupo dos gentios. Paulo pregava o fim da Lei e liberdade cristã.
Provavelmente este grupo degenerou sua pregação para outros fins.
23"Tudo
é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem
tudo edifica. (1Co 10.23)
·
Grupo de
Apolo: Ele era um judeu cristão de Alexandria (centro intelectual e
filosófico). Os de Apolo estavam fazendo do cristianismo simplesmente filosofia
de vida intelectualizada para debates retóricos.
18Pois
a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que
estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
19Pois
está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a
inteligência dos inteligentes". (1Co 1.18-19)
·
Grupo de
Cefas: Este era o nome judaico de Pedro. Eram formados por judeus com um
profundo apego legalista que é também visto na carta aos Gálatas.
32Não
se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a
igreja de Deus.
33Também
eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o
meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos (1
Coríntios 10.32,33)
·
Grupo de
Cristo: O grande defeito deste grupo não estava em dizer que pertenciam a
Cristo, mas, em agir como se Cristo pertencesse a eles. Acredita-se que estes
se julgavam mais espirituais de todos, eram os grupos daqueles que “falavam em
línguas estranhas”.
37Se
alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou
escrevendo é mandamento do Senhor.
38Se
ignorar isso, ele mesmo será ignorado. (1
Coríntios 14.37,38)
1.2) As divisões são sinais de uma igreja carnal
e infantil
1Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
2Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês
não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em
condições,
3porque ainda são carnais. Porque, visto
que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo
carnais e agindo como mundanos? (1 Coríntios
3.1-3)
É evidente que Paulo,
ao ir embora, esperava que a comunidade se unisse em torno de Cristo, se
enxergasse como membros de um só corpo, sendo este corpo dirigido pela Cabeça,
Cristo Jesus. Em uma comunidade madura todos cuidam uns dos
outros, pois todos se veem como um só. Todos compartilham o pão, todos
compartilham os dons, todos compartilham o conhecimento, e quando não
compreendidos são cordiais, mansos, agentes da paz, suportam as fraquezas dos
outros, perdoam uns aos outros, confessam seus erros uns aos outros, oram uns
pelos outros, mas não se dividem. Porque todos são de Cristo. Todos se veem
debaixo da direção de Jesus. Quem
dirige a comunidade é Jesus. Mas o próprio Jesus estabeleceu homens para
dirigir seu povo, lideres para que o povo não se perdesse. Para isso ele deu os
pastores à comunidade. Contudo estes líderes são submissos a Jesus e seus
ensinamentos. Por isso Ele espera que seus discípulos obedeçam a estes líderes.
17Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à
autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas.
Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois
isso não seria proveitoso para vocês. (Hebreus 13.17)
Parece que faltava na igreja de Corinto um líder, um pastor,
alguém que dirigisse a comunidade para a maturidade desejada por Deus.
Uma segunda causa de divisão é a falta de direção. Não basta
ter um líder é preciso saber para onde está indo.
2) FALTA DE
DIREÇÃO: Para onde estamos indo?
6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia
crescer;
7de modo que nem o que planta nem o que rega são
alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.
8O que planta e o que rega têm
um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu
próprio trabalho. (1 Coríntios
3.6-8)
O texto está nos
dizendo que Paulo e Apolo possuíam trabalhos diferentes na vida da comunidade
de Cristo. Paulo plantou a semente, Apolo regou a semente. Entretanto somente
Deus é quem pode fazer a semente crescer. Não é obra de homens. O resultado do
trabalho espiritual não esta sob o meu poder ou o seu poder, mas a tarefa da
realização foi dada a nós.
Eles tinham um
trabalho a fazer, e, ambos trabalhavam para o mesmo Senhor, no mesmo propósito
– que a semente crescesse e um dia viesse a dar frutos (trabalhavam pelo
amadurecimento da comunidade). Tanto Paulo, quanto Apolo, sabiam que um dia seriam
recompensados de acordo com a tarefa que foi dada a cada um.
Portanto é
necessário que compreendamos que todos nós temos um mesmo objetivo: edificar a
comunidade de Cristo, mais especificamente edificar a nossa comunidade – a PIBI.
Isso implica dizer que todos desejamos que vidas sejam salvas, casamentos sejam
restaurados, que os perdidos sejam achados, que os abatidos sejam animados e
que os necessitados sejam supridos. Duas coisas são importantes nesta tarefa: precisamos
reconhecer que Cristo é que faz sua obra crescer – o resultado não está em
nossas mãos -, mas somos nós que precisamos por a mão no arado. Não haverá
crescimento se cada um não fizer o que Deus lhe capacitou a realizar. Você não
receberá galardão algum se não fizer o que Jesus espera de você.
Para
realização desta tarefa precisamos todos estar alinhados no mesmo objetivo, no
mesmo propósito, por isso, estou hoje apresentando a vocês nossa visão e
missão. Espero que nossa comunidade abrace essa visão de todo coração.
DECLARAÇÃO
DE VISÃO
Ø Ser uma comunidade
em que cada membro seja uma expressão do amor de Deus onde estiver.
DECLARAÇÃO
DE MISSÃO
Ø Conectar
as pessoas a Deus e torná-la uma agente de conexão.
Como vamos
cumprir nossa missão e alcançar nossa visão? Através do servir.
S
|
ocialização
|
- capacitar pessoas a se tornarem cidadãs.
|
E
|
nsino
|
- levar pessoas a se tornarem como Cristo.
|
R
|
econciliação
|
- conduzir pessoas a Cristo.
|
V
|
alores
|
- integrar os valores e princípios do
Reino de Deus as nossas vidas.
|
I
|
ntegração
|
- levar as pessoas ao batismo e membresia.
|
R
|
elacionamentos
|
- ajudar as pessoas a construírem relacionamentos
saudáveis.
|
Este
não pode ser só meu sonho, mas tem que ser o sonho de toda igreja. Essa visão e
missão tem que ser encarnada por você. Se não vamos fazer outra declaração de
visão e missão.
Neste
ano estamos nos rendemos totalmente à direção de Jesus Cristo. Estamos nos
submetendo a uma nova direção. Este é o desafio para você hoje. Deixe Jesus
Cristo dirigir sua vida e se engaje em nossa comunidade.
Pr.
Cornélio Póvoa de Oliveira
05/08/2018
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