Translate

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

SERMÕES 37 - QUEM ESTÁ NA DIREÇÃO?


QUEM ESTÁ NA DIREÇÃO?

Série: Vivendo em Comunidade
Objetivo: Apresentar a importância de se ter direção e alguém na direção

Contexto Histórico: Acredita-se que esta cidade surgiu na Era Neolítica, aproximadamente em 5000 a.C. Existem várias versões sobre a fundação da cidade. Entre elas a de que a cidade havia sido fundada por Corinto, filho de Zeus, com uma humana desconhecida.
A cidade de Corinto era um rico centro comercial, situado sobre o estreito istmo que une às duas partes da Grécia. Uma cidade tão favoravelmente localizada que se tornou a capital da província romana da Acaia. Era chamada de “o Império em miniatura”. Continha uma população de caráter misto – romanos, gregos, judeus e orientais – por essas razões Paulo a tinha como um centro estratégico para a expansão do Cristianismo.
Por outro lado Corinto era conhecida por tudo o que fosse depravação, dissolução e devassidão. Nos tempos antigos o termo “corintianizar” significava que a pessoa vivia na corrupção, depravação, tinha uma vida imoral.
Sobre o istmo havia uma colina chamada Acrópoles, e sobre ela estava o grande templo de Afrodite, a deusa do amor. Neste templo moravam as sacerdotisas de Afrodite, para muitos prostitutas sagradas, e que ao entardecer desciam do Acrópoles e se ofereciam nas ruas de Corinto. Também havia um templo para Apolo na cidade. 


Contexto Eclesiástico: A história da organização da igreja em Corinto foi narrada por Lucas, em Atos 18:1-17. Paulo chegou à cidade em sua segunda viagem missionária, em 50 A.D., e logo foi o primeiro a pregar ali o evangelho. Enquanto morava e trabalhava com Áqüila e Priscila, começou o seu ministério na sinagoga, um ministério que se estendeu por dezoito meses. Três anos depois em Éfeso, Paulo escreveu esta carta aos crentes de Corinto.
Talvez o aspecto principal desta epístola seja a ênfase dada à vida da igreja local, mais do que qualquer ensino teológico. A ordem e os problemas da igreja primitiva estão diante de nós leitor.
Hoje quero destacar o problema que esta comunidade estava enfrentando pelo fato de não compreenderem claramente que os dirigia.
10Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
11Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
12Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
13Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
14Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio;
15de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. (1 Coríntios 1.9-15)

Vemos claramente no texto que a Comunidade estava dividida entre vários grupos, que usavam o nome de alguns líderes respeitados pela igreja, sem o apoio dos mesmos. Contudo todos estavam pleiteando impor sobre a comunidade suas próprias compreensões do Evangelho e de como deveria ser a vida em comunidade. As atitudes deles estavam promovendo uma divisão em toda a comunidade. Entre muitas coisas que podem promover divisões vou destacar duas:

1) FALTA DE LIDERANÇA: Quem dirige?
12Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo" (1Co 1.12).
A pergunta que levanto aqui é: “Quem estava na direção desta igreja?”. “Quem estava liderando esta comunidade?”. Pelo visto nem Paulo, nem Apolo, nem Pedro e nem Cristo. Estes nomes eram apenas usados por aqueles que brigavam para impor seus próprios conceitos de igreja. Contudo nenhum dos grupos lideravam a comunidade. Não existia acordo entre eles, conforme lemos no verso dez. Paulo suplica para que eles entrassem em acordo.
A carta não apresenta para nós um responsável pela direção da comunidade. Tudo nos indica que não foi levantado um líder para esta comunidade. Paulo tentava orientá-los por meio de cartas como esta que estamos estudando. Entretanto a ausência de um líder acaba por oferecer terreno fértil para o desenvolvimento da arrogância de alguns, que acabam julgando-se melhores que os outros e desta forma promovendo divisões.
18Alguns de vocês se tornaram arrogantes, como se eu não fosse mais visitá-los. (não temos mais líder, Paulo não virá mais pensavam alguns).
19Mas irei muito em breve, se o Senhor permitir; então saberei não apenas o que estão falando esses arrogantes, mas que poder (virtude, influência) eles têm. (1 Coríntios 4.18,19)

1.1) Na ausência de um líder surgiram quatro facções:
·         Grupo de Paulo: Era o grupo dos gentios. Paulo pregava o fim da Lei e liberdade cristã. Provavelmente este grupo degenerou sua pregação para outros fins.
23"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. (1Co 10.23)
·         Grupo de Apolo: Ele era um judeu cristão de Alexandria (centro intelectual e filosófico). Os de Apolo estavam fazendo do cristianismo simplesmente filosofia de vida intelectualizada para debates retóricos.
18Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
19Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". (1Co 1.18-19)
·         Grupo de Cefas: Este era o nome judaico de Pedro. Eram formados por judeus com um profundo apego legalista que é também visto na carta aos Gálatas.
32Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.
33Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos (1 Coríntios 10.32,33)
·         Grupo de Cristo: O grande defeito deste grupo não estava em dizer que pertenciam a Cristo, mas, em agir como se Cristo pertencesse a eles. Acredita-se que estes se julgavam mais espirituais de todos, eram os grupos daqueles que “falavam em línguas estranhas”.
37Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor.
38Se ignorar isso, ele mesmo será ignorado. (1 Coríntios 14.37,38)

1.2) As divisões são sinais de uma igreja carnal e infantil
1Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
2Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,
3porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? (1 Coríntios 3.1-3)
É evidente que Paulo, ao ir embora, esperava que a comunidade se unisse em torno de Cristo, se enxergasse como membros de um só corpo, sendo este corpo dirigido pela Cabeça, Cristo Jesus. Em uma comunidade madura todos cuidam uns dos outros, pois todos se veem como um só. Todos compartilham o pão, todos compartilham os dons, todos compartilham o conhecimento, e quando não compreendidos são cordiais, mansos, agentes da paz, suportam as fraquezas dos outros, perdoam uns aos outros, confessam seus erros uns aos outros, oram uns pelos outros, mas não se dividem. Porque todos são de Cristo. Todos se veem debaixo da direção de Jesus. Quem dirige a comunidade é Jesus. Mas o próprio Jesus estabeleceu homens para dirigir seu povo, lideres para que o povo não se perdesse. Para isso ele deu os pastores à comunidade. Contudo estes líderes são submissos a Jesus e seus ensinamentos. Por isso Ele espera que seus discípulos obedeçam a estes líderes.
17Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. (Hebreus 13.17)
Parece que faltava na igreja de Corinto um líder, um pastor, alguém que dirigisse a comunidade para a maturidade desejada por Deus.
Uma segunda causa de divisão é a falta de direção. Não basta ter um líder é preciso saber para onde está indo.

2) FALTA DE DIREÇÃO: Para onde estamos indo?
6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;
7de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.
8O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. (1 Coríntios 3.6-8)
O texto está nos dizendo que Paulo e Apolo possuíam trabalhos diferentes na vida da comunidade de Cristo. Paulo plantou a semente, Apolo regou a semente. Entretanto somente Deus é quem pode fazer a semente crescer. Não é obra de homens. O resultado do trabalho espiritual não esta sob o meu poder ou o seu poder, mas a tarefa da realização foi dada a nós.
Eles tinham um trabalho a fazer, e, ambos trabalhavam para o mesmo Senhor, no mesmo propósito – que a semente crescesse e um dia viesse a dar frutos (trabalhavam pelo amadurecimento da comunidade). Tanto Paulo, quanto Apolo, sabiam que um dia seriam recompensados de acordo com a tarefa que foi dada a cada um.
Portanto é necessário que compreendamos que todos nós temos um mesmo objetivo: edificar a comunidade de Cristo, mais especificamente edificar a nossa comunidade – a PIBI. Isso implica dizer que todos desejamos que vidas sejam salvas, casamentos sejam restaurados, que os perdidos sejam achados, que os abatidos sejam animados e que os necessitados sejam supridos. Duas coisas são importantes nesta tarefa: precisamos reconhecer que Cristo é que faz sua obra crescer – o resultado não está em nossas mãos -, mas somos nós que precisamos por a mão no arado. Não haverá crescimento se cada um não fizer o que Deus lhe capacitou a realizar. Você não receberá galardão algum se não fizer o que Jesus espera de você.
Para realização desta tarefa precisamos todos estar alinhados no mesmo objetivo, no mesmo propósito, por isso, estou hoje apresentando a vocês nossa visão e missão. Espero que nossa comunidade abrace essa visão de todo coração.

DECLARAÇÃO DE VISÃO

Ø  Ser uma comunidade em que cada membro seja uma expressão do amor de Deus onde estiver.


DECLARAÇÃO DE MISSÃO

Ø  Conectar as pessoas a Deus e torná-la uma agente de conexão.



Como vamos cumprir nossa missão e alcançar nossa visão? Através do servir.
S
ocialização
- capacitar pessoas a se tornarem cidadãs.
E
nsino
- levar pessoas a se tornarem como Cristo.
R
econciliação
- conduzir pessoas a Cristo.
V
alores
- integrar os valores e princípios do Reino de Deus as nossas vidas.
I
ntegração
- levar as pessoas ao batismo e membresia.
R
elacionamentos
- ajudar as pessoas a construírem relacionamentos saudáveis.


Este não pode ser só meu sonho, mas tem que ser o sonho de toda igreja. Essa visão e missão tem que ser encarnada por você. Se não vamos fazer outra declaração de visão e missão.
Neste ano estamos nos rendemos totalmente à direção de Jesus Cristo. Estamos nos submetendo a uma nova direção. Este é o desafio para você hoje. Deixe Jesus Cristo dirigir sua vida e se engaje em nossa comunidade.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
05/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário