Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2019

SERMÕES 99 - ADMINISTRANDO A VIDA COMO CRISTO (primeira parte): TEMPO


ADMINISTRANDO A VIDA COMO CRISTO (primeira parte):
ADMINISTRANDO O TEMPO

Estamos iniciando uma nova série “Administrando a Vida Como Cristo”. Antes de entrarmos em nossa reflexão quero primeiramente esclarecer o significado da palavra administração:
·    Administrar: É o ato de gerenciar ou governar recursos e pessoas. A administração é realizada com o fim de se fazer bom uso dos recursos materiais ou humanos. Tem o fim de levar um negócio, um empreendimento ou um projeto a alcançar seus objetivos, cuidando para que os recursos sejam bem usados, sem desperdícios dos mesmos. Uma boa administração é aquela que alcança seus objetivos e não desperdiça seus recursos materiais ou humanos.
Este conceito da administração é o conceito bíblico da mordomia. Um mordomo é aquele que cuida da administração dos bens de seu senhor. Sua origem está no termo grego oikonomia e a encontramos em alguns textos do Novo Testamento, como em Lc 12.42-48; Lc 16.2-8.
Na Bíblia, mordomia diz respeito a todo serviço que o crente realiza para Deus. É a administração dos bens espirituais e materiais, tanto no aspecto individual quanto no coletivo do ser humano. Assim, nossas faculdades espirituais, intelectuais, emocionais e físicas são objetos da Mordomia Cristã. Em suma, a vida que Deus nos deu precisa ser vivida de forma que a glória de Deus, sua santidade seja manifestada através de tudo que fazemos e falamos, isso se deve, porque fomos criados por Ele e para Ele. Tudo que temos e somos pertence a Deus, e não a nós. Se não administramos bem a vida, falhamos em nossa tarefa de expressar a glória de Deus através de tudo que Ele nos confiou.
Por isso neste mês olharemos para Cristo e buscaremos Nele o modelo para administrarmos bem a vida. Desejamos administrar Como Cristo: o tempo, a oração, as finanças, o trabalho e os relacionamentos. Iniciaremos nossa reflexão a partir da administração do tempo. Eu te convido a ler comigo o evangelho de João 9.1-5.

1 Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. 2 Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" 3 Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. 4 Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo". (João 9.1-5)
Jesus tinha se retirado do Templo em Jerusalém, quando ele e seus discípulos viram um cego de nascença. Os discípulos então perguntaram se aquele homem era cego devido aos seus pecados ou aos pecados de seus pais, pois naquele tempo corria uma tradição que os filhos carregavam a culpa de seus pais sobre si. O sofrimento dos filhos era compreendido como um castigo aos pais. A pergunta “quem pecou” levanta a questão da retribuição divina. Existia uma compreensão errada da disciplina de Deus.
Jesus diz que nem ele nem os pais pecaram, mas sua cegueira tinha o fim de revelar o Messias. Isto não quer dizer que Deus intencionalmente fez com que a criança nascesse cega, e assim vivesse, até que o Messias o encontrasse adulto e pudesse então curá-lo. Mas que seu sofrimento proporcionava a oportunidade perfeita para que a glória de Deus se manifestasse através de sua vida.
Uma cegueira de nascença segundo os rabis, mestres, nos tempos de Jesus, era uns dos milagres que somente o Messias poderia realizar. Ele precisava fazer isso, enquanto era dia, enquanto ele estava no mundo, para que todos vissem suas obras e reconhecessem que ele era o enviado do Pai.
Jesus esta falando de tempo. Ele sabia reconhecer o tempo e por isso o administrava com zelo. Assim como Cristo precisamos aprender a administrar o tempo. A primeira lição que aprendemos com Cristo neste texto é reconhecer:

1 – A REALIDADE DETERMINANTE DO TEMPO SOBRE NÓS
4 Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. (João 9.4)
Jesus diz que precisamos trabalhar enquanto é dia. Ele afirma que a noite se aproxima e devido a sua escuridão ninguém pode trabalhar neste período. Entre o dia e a chegada da noite, temos um intervalo de horas, minutos, segundos que chamamos de tempo.
O tempo é esse “cronos”, o relógio que determina os diversos ciclos da vida. Costumamos dividir o tempo em períodos, uns mais e outros menos longos, que chamamos segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, décadas, séculos e milênios.
Nossas vidas são contadas a partir do tempo que se foi, porque não temos como administrar o tempo que ainda não existe para nós. Vivemos e agimos no tempo que se chama presente, pois o tempo que passou já não nos pertence mais e o futuro para nós ainda é inexistente. Quanto ao futuro, eu o vivo na esperança de que um dia ele se torne presente; e, é no tempo presente que eu vou construindo o futuro que eu espero.
Essa é a realidade do tempo. Um relógio que nunca para de girar, que não para de correr, que não temos controle algum. Esse relógio determina nossas vidas. Estamos sujeitos ao tempo. Temos que trabalhar enquanto é dia. O tempo fará com que a noite venha e não conseguiremos mais trabalhar. O tempo determina minha hora de trabalho e minha hora de descanso.
O tempo é uma realidade que determina meus dias de vida, minha existência neste mundo presente. A cada hora, dia, mês e anos que se passa o tempo leva um pouco mais da minha vida, ao mesmo instante, ele me oportuniza a viver um novo tempo. O tempo determina meus ciclos de vida, minha infância, minha adolescência, minha juventude, minha vida adulta e minha velhice, até que meu tempo neste mundo se complete, e eu deixe de existir neste tempo presente. Portanto a segunda lição que Jesus nos ensina neste texto é:

2 – APROVEITE AO MÁXIMO CADA OPORTUNIDADE
4 Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. (João 9.4a)
Jesus ciente da realidade determinante do tempo, diz aos seus discípulos “Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou”. Existe nestas palavras de Jesus uma expressão de urgência e de importância. Precisamos realizar enquanto é dia. Não podemos perder tempo. O relógio não para!
Jesus sabia que chegaria a noite, o tempo em que ele não estaria mais no mundo presente com seus discípulos, e ele estaria impedido de fazer a obra do Pai. Portanto ele tinha todo interesse de aproveitar ao máximo cada oportunidade para realizar a vontade de seu Pai.
A vida é o tempo que se vai. Cada segundos, minutos, horas que se passam é vida que se foi e não volta mais. O tempo não se recupera, por isso ele é precioso e por isso Paulo nos orienta, assim como Cristo a aproveitar bem o tempo para fazer a vontade do Pai, glorificá-lo.
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 aproveitando ao máximo cada oportunidade (ἐξαγοραζόμενοι - exagorazomenoi), porque os dias são maus. (Efésios 5.15,16)
A expressão (ἐξαγοραζόμενοι - exagorazomenoi) aproveitando ao máximo cada oportunidade é traduzida em algumas versões como "remir o tempo" ou “resgatando o tempo”. Assim, “remir o tempo” expressa a ideia de que você tem poder sobre o tempo, não para aumentá-lo ou diminui-lo, mas tem o poder de usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes. Você tem o poder de tornar o tempo útil em suas mãos.
É de nossa inteira responsabilidade administrar o tempo que DEUS nos confiou, dedicando-O para Sua glória. Isto significa que devemos dar utilidade a cada dia vivido, de modo que você nunca venha pensar de si mesmo: “Minha vida é uma perda de tempo”. 
Para que nossa vida não se torne uma perda de tempo, não deixe legado algum, não se torne sem significância para ninguém, é preciso administrar bem o tempo. Como podemos administrar bem o tempo? Fazemos isso...

3 – PRIORIZANDO O QUE É PRIORIDADE NO TEMPO CERTO
4 Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. (João 9.4)
Jesus nos ensina que existe o tempo de trabalhar, mas também o tempo de descansar. Durante o dia é tempo de realizar, de fazer acontecer, de ir à luta. Mas a noite é tempo de descansar, neste período ninguém pode trabalhar.
Atualmente muitas pessoas trabalham a noite, contudo no tempo de Jesus isto não era possível, pois não existia energia elétrica. Mas o ensino que está aqui é o reconhecimento de que existe tempo para realizar e um tempo para descansar, e cada um destes tempos, possui seu horário correto de ser vivido.
Jesus diz que precisa fazer a obra do Pai enquanto é dia, pois depois não será mais possível. Existe uma prioridade que precisa ser feita no tempo certo. Ela não pode ser transferida para outro tempo. Se a obra não for feita no tempo certo, quando chegar a noite, o tempo de descansar, você não conseguirá descansar. O que isto significa?
Por exemplo: Maridos e esposas se vocês não alimentarem o amor do seu cônjuge por vocês hoje, não adiantará mais depois que seu cônjuge se divorciar de vocês. Ai só restará choro, quando deveria haver alegria.
Se eu não alimentar o amor de minha esposa por mim enquanto é dia, a noite virá e não poderei mais alimentar este amor. E a noite que seria um deleite para mim em seus braços, se tornará em prantos.
Pais se vocês não educarem seus filhos nos princípios de Deus enquanto ainda é dia, chegará à noite, o tempo em que eles não te ouvirão mais. A noite que era para ser o tempo de vocês desfrutarem da maturidade de seus filhos, de receberem deles honra, se transformará em angústia e decepção para vocês.
Jovens se vocês não estudarem seriamente enquanto é dia, chegará à noite quando não dará mais para vocês estudarem, e em vez de vocês desfrutarem de um bom trabalho, de um bom salário, vocês serão desempregados ou empregados braçais, isto é, farão serviços pesados e receberão baixos salários por estes serviços. Vocês irão se lamentar por terem desperdiçado o tempo.
Jesus está dizendo que você precisa realizar a vontade do Pai enquanto é dia, enquanto é tempo. A vontade do Pai é que você priorize o que é prioridade no tempo certo. Se é tempo de evangelizar, evangelize. Se é tempo de estender a mão, estenda a mão. Se é tempo de chorar, chore. Se é tempo de estudar, estude. Se é tempo de ir a igreja, vá a igreja. Se é tempo de trabalhar, trabalhe. Se é tempo de casar, case-se. Se é tempo de namorar, namore. Viva intensamente cada tempo de sua vida, no tempo certo. Mas viva em todo tempo com temor a Deus. 

Reflexão Final:
Aprenda a administrar o tempo que Deus confiou a você. Lembre-se o tempo é sua própria vida. Na medida, que seu passado aumenta, seu futuro diminui. Portanto viva o tempo presente com temor a Deus, pois este tempo é um presente que Deus lhe dá todos os dias. Um dia Deus te chamará para dizer o que fez deste presente chamado tempo.
13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. 14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal. (Eclesiastes 12.13,14)
Como você tem administrado seu tempo aqui neste mundo? O que você tem priorizado em sua vida? O que está consumindo sua existência? Qual legado você irá deixar para sua família e amigos?



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
01/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário