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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

SERMÕES 119 - TRABALHANDO BEM PARA DESCANSAR BEM...


TRABALHANDO BEM PARA DESCANSAR BEM
DESCANSANDO BEM PARA TRABALHAR BEM

Diversos textos bíblicos nos apresentam a importância destes dois conceitos: trabalhar e descansar. Em Gênesis no capítulo dois lemos que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo. Esse modus operandi de Deus foi estabelecido pelo próprio Deus como princípio para nós, conforme lemos em Deuteronômio 5.12-15.
12 "Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o Senhor, o teu Deus, te ordenou. 13 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, 14 mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15 Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado. (Deuteronômio 5.12-15)
 A primeira lição que destacamos neste texto na relação trabalho e descanso é que:


1 – EXISTE UM CICLO NESSA RELAÇÃO
13 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, (Deuteronômio 5.13)
Quando falamos de ciclo estamos dizendo que existe um fenômeno repetitivo e estabelecido por Deus. A cada seis dias de trabalho ganha-se um dia de descanso. Também temos um ciclo diário, estabelecido por Deus pelas divisões manhã, tarde e noite. Trabalhamos durante as manhãs e tardes, mas as noites nos foram dada para descansarmos.
Estes ciclos nos ensinam que o trabalho é tão importante quanto o descanso. Caso um destes seja feito de forma relaxada, negligente acabará por afetar e comprometer todas as dimensões de nossas vidas.
Vivemos em uma sociedade altamente produtiva. O discurso de nossos dias é trabalhe enquanto os outros dormem. Estude e leia tudo o que puder enquanto os outros descansam e você será maior que eles. Os coaching só falam de resultados, de alta performance, de produzir cada vez mais. A vida tem sido medida pelos resultados que produzimos e não pelo que somos. Esse é o discurso de nossa sociedade capitalista. Um discurso onde não existe espaço para o descanso.
As pessoas se tornaram escravas de um sistema altamente focado na produtividade. Descanso é para os fracos. De fato temos visto cada vez mais pessoas altamente produtivas, mas também cada vez mais pessoas dependentes de remédios depressivos. Estamos diante uma sociedade que trabalha dopada, que vive doente acreditando que descansar é só para os que já alcançaram grandes fortunas. Entretanto Deus nos chama para descansar, assim como nos chama para trabalhar. Ambas as atividades são importantes em nossas vidas.
Não estou dizendo para você não trabalhar, mas estou dizendo faça o seu melhor trabalho enquanto é tempo de trabalhar. Trabalhe com excelência, dê o seu melhor, pois Deus se agrada do que é feito com excelência.  Mas no tempo do descanso, descanse e desfrute deste tempo de descanso, pois isto agrada a Deus. Não se sinta culpado por descansar.
Portanto trabalhe bem para descansar bem. Trabalhe bem para descansar com a consciência tranquila que fez o melhor para Deus ao fazer o melhor por seu cliente, por seu funcionário, por seu patrão, por seu aluno, por seu paciente, por seu semelhante, em fim por aquele que precisou do seu dom, do seu serviço, do seu ministério, do seu trabalho.
A segunda lição que destacamos neste texto na relação trabalho e descanso é que:


2 – EXISTE UMA ÉTICA DE RECIPROCIDADE NESSA RELAÇÃO
14 mas o sétimo dia é um sábado (shabbat) para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo (ébhedh - escravo) ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. (Deuteronômio 5.14)
O texto nos ensina que no sétimo dia o senhor/patrão deve descansar, mas não somente ele, seus filhos e funcionários também devem descansar, sejam eles servos/escravos ou estrangeiros. Naquele tempo era comum que uma pessoa se tornasse escrava, fosse por dívidas financeiras ou vitima de guerra. Contudo o texto mostra claramente que essa pessoa não deveria ser oprimida, violentada em seus direitos como ser humano.
O autor também menciona o estrangeiro, pois era comum naqueles dias pessoas de outras culturas se tornarem alvos fáceis para trabalhos mal remunerados, de quase escravidão de homens ambiciosos. Nada muito diferente de nossos dias.
Deus claramente exige que aqueles que detêm o poder sobre outros o tratem como seus semelhantes, o tratem com reciprocidade, dando a eles o mesmo direito que lhes é dado. Encontramos aqui o princípio da regra de ouro citado por Jesus, conforme lemos em Mateus.
12 Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". (Mateus 7.12)
Se existe uma regra ética de reciprocidade na relação trabalho e descanso, é correto afirmarmos que não existe um descanso santo por parte do empregador se este não tratar seus subordinados com igualdade.
A razão apresentada aqui para a observância do sábado é diferente daquela apresentada no texto de Êxodo 20.11, onde Deus pede que guardassem o sábado porque Ele o santificou.
15 Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado (shabat). (Deuteronômio 5.15)
Neste texto Deus pede para que os israelitas se lembrarem de que um dia também foram escravos e por isso era importante guardarem o dia do descanso. Ao desejar que o povo se lembrasse de que um dia também foram escravos, Deus pretendia despertar neles misericórdia para com qualquer homem, mulher ou mesmo animal envolvidos em trabalho diário. Eles jamais deveriam subjugar outra vida como eles foram subjugados.
Portanto não existe santidade no descanso, seja ele no sábado ou domingo, ou ainda na segunda como é o meu caso, quando não existe reciprocidade para com seu próximo. Não existe santidade em nossos atos quando não desejamos ao nosso próximo o que desejamos a nós. Portanto preciso amar o meu próximo como a mim mesmo. Você precisa amar seu próximo como a você mesmo. Precisa dar a ele o mesmo descanso que deseja. Precisa dar a ele a mesma oportunidade que deseja. Somente na reciprocidade seu descanso se tornará santo.
No discurso de Deus de reciprocidade ou no discurso de Jesus da regra de ouro não existe lugar para o discurso do racismo, do machismo ou do feminismo, pois estes são discursos opressores que produzem desigualdade e desarmonia nas relações humanas.
O discurso de reciprocidade de Deus e o discurso da regra de ouro de Jesus não tratam das diferentes funções exercidas por um indivíduo na sociedade, não se refere também as diferenças de status sociais existentes entre os indivíduos de uma determinada sociedade, essas diferenças sempre existiram. Jesus mesmo disse que os pobres sempre os teremos conosco. Contudo o discurso de reciprocidade apresentada por Deus e por Jesus na regra de ouro trata da igualdade e dignidade que pertencem a todos os seres humanos.
A ordem de guardar o dia de sábado, não diz respeito a um dia da semana no calendário, mas em guardar um dia de descanso. Este princípio continua valendo para nós ainda hoje. Precisamos guarda o descanso.
Portanto só podemos descansar bem se estivermos dispostos a amar o nosso próximo como a nós mesmos. No meu descanso devo me lembrar do quão humano sou, de minhas fraquezas, de meu desejo de ser amado, reconhecido e ouvido, e então olhar para o meu próximo e reconhecer suas fraquezas e o seu desejo de ser amado, reconhecido e ouvido.
O descanso nos foi dado por Deus para que possamos nos colocar no lugar do outro e nos dispormos a servi-lo como nós desejamos ser servido, a perdoá-lo em suas fraquezas como nós desejamos ser perdoados, a amá-lo como nós desejamos ser amados.
Descanse bem para trabalhar bem. Descanse bem para renovar seu coração e suas forças e então poder tratar todos que o cercam com igualdade e dignidade que eles merecem como seus semelhantes. Um bom descanso resultará em um bom trabalho.
A terceira lição que destacamos neste texto na relação trabalho e descanso é que:

3 – EXISTE UMA PALAVRA PROFÉTICA NESSA RELAÇÃO
Acredito que a falta de compreensão da palavra profética que se encontra nestes versos na relação trabalho e descanso é a causa de algumas seitas ainda guardarem o dia do sábado como o dia do descanso.
Deus criou todas as coisas em seis dias, no sétimo descansou (shabbat) de sua obra. Isso significa que Deus cessou toda obra criativa por haver terminado. Nada mais precisava ser criado. A criação estava completa. Portanto Deus descansou do ato criativo (Gn 2.3). Isso não significa que Deus parou de trabalhar, Ele continua ativo governando sobre tudo o que criou.
O homem foi criado por Deus no sexto dia e colocado em um jardim no Éden. Deus deu ao ser humano o trabalho de cuidar e cultivar este jardim (Gn 2.15). Portanto o trabalho não é algo de ruim, sempre fez parte do projeto de Deus para nós. Contudo quando o ser humano decidiu romper com Deus e seguir seus próprios pensamentos, viver independente de Deus, toda a criação sofreu os danos dessa escolha. A terra se tornou maldita e o trabalho se tornou para o ser humano uma tarefa pesada e cansativa (Gn 3.17-19). Por isso mesmo é importante que o ser humano respeite o limite de seu corpo e valorize o seu descanso.
O sofrimento causado pelo trabalho físico sobre nós terá seu fim quando Jesus voltar novamente a terra e estabelecer definitivamente seu reino sobre nós. Na cruz Jesus já reconciliou todas as coisas (Cl 1.19,20), inclusive reconciliou a terra conosco e então não mais sentiremos cansaço e peso ao desenvolvermos nossos trabalhos. Por isso Jesus é o nosso descanso, o nosso sábado eterno, pois Nele viveremos uma vida não mais debaixo da maldição imposta sobre esta terra. Jesus nos levará a vivermos numa nova terra, uma terra reconciliada com Deus e com a humanidade.
O rompimento do homem com Deus também fez com que fosse necessário Deus criar um caminho para que o homem pudesse novamente se reconciliar com Ele. Deus então apresenta um esboço, um pequeno resumo do seu plano de reconciliação ainda no Éden, conforme podemos ler no livro de Gênesis 3.15. Até que este plano chegasse ao seu ápice e fosse executado, na pessoa de Jesus Cristo, Deus escolheu um povo, os judeus, para através deles se revelar a toda humanidade e tornar conhecido seu plano de salvação.
Visto que nenhum homem foi encontrado sem pecado e sendo Deus santo, justo e amoroso, Ele proveu a este povo um caminho por meio de sacrifícios de animais para que o homem pudesse entrar em sua presença. Este caminho era trabalhoso e custava a vida de muitos animais inocentes. Entretanto este caminho foi dado por Deus como sombra do sacrifício que Deus iria prover na cruz pela humanidade. Deus estava apontando para Cristo o Cordeiro que tiraria o pecado do mundo e abrindo as portas do céu para sempre a humanidade. O homem não precisaria mais sacrificar animais para ter comunhão com Deus. Este trabalho se torna a partir de Cristo acabado. Por isso Jesus Cristo é o descanso para todo pecador. Jesus é o sábado eterno para os que nele se refugiam. Não precisamos fazer mais sacrifício algum para entrarmos na presença de Deus. Cristo fez tudo por nós. Só precisamos nos apropriar pela fé desta verdade.
Deus também estabeleceu com esse povo uma aliança firmada sob um conjunto de leis, que chamamos “Lei Mosaica”, os hebreus a chamam de “Torá”. Segundo o apóstolo Paulo a lei foi dada aos homens para apontar nossa incapacidade de nos salvarmos (Rm 3.20). A lei ela não nos justifica, mas pelo contrário, ela nos condena e nos faz carregarmos um peso de culpa e inutilidade diante o desejo de vivermos uma vida santa.
Os judeus estavam constantemente "trabalhando" para tornarem-se aceitáveis a Deus. Eles tentavam obedecer às diversas regras da lei cerimonial, da lei do templo e da lei civil. Mas parece que quanto mais se esforçavam para obedecê-las, mais hipócritas se tornavam, pois percebiam que não conseguiam cumpri-las fielmente, contudo faziam de tudo para que as pessoas pensassem que eles as cumpriam. Quanto mais desejavam obedecer às leis, mais legalistas se tornavam, pois passavam a exigir das pessoas o que eles não conseguiam cumprir, mas que fingiam cumprir. Quanto mais trabalhavam para cumpri-las, mas religiosos se tornavam, pois mais confiavam em seus esforços do que na graça de Deus.
Jesus veio ao mundo para cumprir toda a Lei Mosaica (Mt 5.17), e ele a cumpriu (Rm 10.4). A Lei Mosaica apontava para Jesus, o Cristo e Cordeiro de Deus, tendo o seu encerramento em Jesus Cristo. Não vivemos mais debaixo da Lei (Gl 3.22-25). Jesus cumpriu a Lei para todos, mas Sua obra é eficaz apenas para todo aquele que Nele crê.  Por isso afirmo mais uma vez, Jesus é o nosso descanso, o nosso sábado, Nele podemos repousar seguros sabendo que fomos justificados, não por nossas obras, mas pelo seu precioso sangue derramado no Calvário. Jesus cumpriu toda Lei Mosaica e nos fez participantes de sua justiça, por isso temos paz com Deus, mediante a fé. Isso é sábado. Isso é o verdadeiro descanso, que só aqueles que creem em Jesus podem desfrutar.

REFLEXÃO FINAL
Você está cansado? Cansado dos discursos moralistas? Dos discursos religiosos? Dos discursos exigindo mais produtividade? Dos discursos do corpo perfeito? Dos discursos homofóbicos? Heterofônicos?  Ainda não encontrou descanso para sua alma? Está cansado da vida? Jesus te chama para descansar Nele. Jesus tem o discurso que abraça toda alma cansada e sobrecarregada. Jesus te convida a descansar Nele.
28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11.28-30)

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
09/02/2020

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