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terça-feira, 10 de novembro de 2020

SERMÕES 156 - SOLA GRATIA (Somente a Graça)

 

IDENTIDADE 2020

SOLA GRATIA

 

Hoje em nossa série Identidade 2020 iremos refletir no lema reformado “Sola Gratia” que em português quer dizer “somente a graça”. O lema “Sola Gratia” é uma abreviação da afirmação que a salvação é somente pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo. Isso significa que ela é uma obra realizada unicamente por Deus não dependendo de qualquer cooperação humana. O homem nasce morto em seus delitos e pecados, e não consegue obter a salvação mediante suas obras, por isso cabe a você somente crer na salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo.

Na época da Reforma Protestante a Igreja estava envolvida num verdadeiro comércio da salvação. Vendia-se perdão de pecados a quem pudesse pagar. As esmolas, as boas obras, o comprometimento com as tradições da Igreja e as doutrinas humanas desenvolvidas por ela, garantiam um suposto lugar no paraíso aos seus fiéis. Mas definitivamente o homem não pode obter ou comprar a salvação pelos seus próprios esforços, nem mesmo optar por ela sem que este seja iluminado pelo Espírito Santo de Deus.

O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos faz uma exposição dessa verdade. Quero convidá-los a meditarmos juntos no texto de Romanos 3.9-24.

No primeiro capítulo desta carta, Paulo afirma que todos os gentios estavam condenados uma vez que tinham a revelação do Criador por meio da criação e de suas próprias consciências, por isso eram indesculpáveis diante de Deus.

Acredito que na Bíblia temos exemplos de homens que devem ter conhecido Deus através da revelação por meio da criação e de suas consciências. Vou apontar dois homens um no A.T. e outro no N.T.:

·      No Antigo Testamento, cito Enoque (Gn 5.21-24). Ele andou com Deus. Enoque viveu em um período em que as Escrituras não existiam. Os rituais litúrgicos de purificação, para que ele pudesse se aproximar de Deus não haviam sido estabelecidos, mas ele andava com Deus.

Todo conhecimento de Deus adquirido por seus antepassados eram transmitidos de forma oral. Portanto ele não tinha a revelação de Deus por meio das Escrituras. Penso que sua reflexão sobre Deus se baseava no que via na criação e nos próprios sentimentos despertados pela sua consciência. Contudo ele foi arrebatado. Deus o tomou para si. Enoque nasceu no pecado, mas sem lei pela graça foi salvo.

Qual o conhecimento tinha Enoque de Jesus para que Deus o aceitasse?

·      No Novo Testamento, cito Cornélio (At 10.1-4). Ele era romano, um gentio temente a Deus. Suas esmolas e orações eram recebidas por Deus. Ele não seguia a lei de Moisés, ele não praticava os rituais litúrgicos de sacrifício ordenados por Moisés, mas sua adoração era recebida por Deus. Creio que Cornélio encontrou Deus através da criação e de sua consciência. Quando Pedro vai à casa de Cornélio, este já era amado por Deus. Cornélio não sabia o nome de Deus, mas sabia que Ele era o Criador e único Deus. Cornélio nasceu no pecado, mas sem lei pela graça foi salvo.

Qual o conhecimento tinha Cornélio de Jesus, antes da chegada de Pedro em sua casa, para que Deus ouvisse suas orações e ele fosse considerado um homem temente a Deus?

Precisamos considerar que a Bíblia é um livro de revelação progressiva. Hoje temos a revelação do mistério do Evangelho completa e maior do que tiveram os homens do passado.

No capítulo dois, Paulo afirma que todos os judeus estavam condenados, pois eles tinham a revelação do Criador por meio da Lei, se referindo a toda a lei dada por Moisés, mas apesar desta revelação por meio da lei estavam sob a mesma sentença dos gentios.

Depois de ensinar que todos os seres humanos independente de suas raças estavam debaixo do jugo do pecado, no verso nove, sendo o próprio apóstolo um judeu, ele levanta um questionamento que certamente todo judeu ao ouvi-lo levantaria.

9 Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. (Romanos 3.9)

Paulo reafirma neste verso o que disse no capítulo um e dois que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Tanto os que têm a revelação de Deus através da criação, da natureza, como os que a receberam através da lei estão vivendo sob o domínio do pecado.

Nos versos dez ao dezoito ele descreve o estado do ser humano que se encontra debaixo do pecado.

10 Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; 11 não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. 12 Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". 13 "Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios". 14 "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura". 15 "Seus pés são ágeis para derramar sangue; 16 ruína e desgraça marcam os seus caminhos, 17 e não conhecem o caminho da paz". 18 "Aos seus olhos é inútil temer a Deus". (Romanos 3.10-18)

As descrições de Paulo a respeito do ser humano caído são diversas citações contidas no Livro dos Salmos. Ele quer mostrar o quanto o ser humano é mal interiormente. Através dessa descrição ele quer trazer a luz que toda raça humana é pecadora e incapaz de salvar a si mesma. Ele resume através delas o estado da raça humana.

Após deixar claro que não existe vantagem alguma para nenhuma raça e que não existe ser humano bom, o apóstolo volta ao tema da lei para explicar a razão de Deus ter dado a lei, uma vez que todo ser humano se encontra debaixo do poder do pecado.

19 Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. (Romanos 3.19)

Paulo inicia sua explicação sobre a razão de Deus ter dado a lei, dizendo que tudo que Deus ordenou através de Moisés (lei moral, lei civil e a lei cerimonial), foi ordenado para os judeus. A lei diz para os que estão debaixo dela. Quem está debaixo dela? Os judeus era quem estava debaixo dela. Ela foi dada a eles, o povo escolhido. Então ele diz o por que foi dada a eles, o motivo pela qual Deus entregou a lei para eles: “para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus”. A lei foi dada aos judeus com o fim de retirarem deles toda arrogância de se julgarem justificados por meio dela. Ela na verdade os coloca juntamente com os gentios, com todo o mundo, sob o juízo de Deus. No verso vinte Paulo conclui a afirmação do verso dezenove.

20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. (Romanos 3.20)

A lei não serve para justificar o homem. Ela não foi dada por Deus para que mediante sua obediência o homem fosse justificado. As obras decorrentes da obediência à lei não têm o poder de justificar nenhum ser humano. Por isso era necessário o sacrifício de um cordeiro para que uma pessoa fosse justificada e perdoada por Deus. A salvação sempre foi pela graça e nunca pela lei.

Segundo Paulo a lei foi dada para tornar todo ser humano plenamente consciente do seu estado pecaminoso. Ela aponta a existência do mal em nosso ser. Todos que se deparam com a lei chegam a conclusão que são pecadores.

Uma pessoa pode obedecer a lei comportamental, mas não a lei moral. Você pode não adulterar fisicamente, mas não consegue deixar de adulterar interiormente. Quando uma pessoa olha para outra a desejando ou quando em sonhos possui outra pessoa, já adulterou. Quem aqui já não teve sonhos indecentes? Você pode não matar literalmente, mas não consegue deixar de matar uma pessoa interiormente. Quem já não desejou esganar alguém de raiva? A lei ela aponta o dedo para nós dizendo: “está vendo, você tem potencial para matar, adulterar, roubar, idolatrar, mentir, etc. Você é pecador”.

Se a lei nos cala, uma vez que joga em nossa cara que somos pecadores, que existe em nós uma força que nos leva a pratica do mal, e se obedecê-la em nada nos ajuda a nos justificarmos diante de Deus, que esperança nós temos de salvação? Paulo nos versos seguintes irá mostrar o caminho que Deus estabeleceu para nossa salvação.

21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, (Romanos 3.21)

“Mas agora” indica o tempo escatológico em que se manifestou a justiça de Deus. Paulo está dizendo que a justiça de Deus já está presente. Qual justiça se manifestou da parte de Deus? Que justiça é esta que está presente entre eles? Ele vai responder no verso vinte e dois. Ele também afirma que essa justiça é independente da lei. Ela é aplicada independente da obediência à lei moral. De fato ninguém consegue cumprir a lei em seu aspecto moral.

Essa justiça que se manifestou da parte de Deus foi aplicada sobre Enoque, Abraão, Moisés, Davi, Cornélio, Pedro, Paulo e é aplicada a mim e a você hoje.

Paulo ainda afirma que essa justiça é testemunhada pela Lei e pelos profetas. Paulo está dizendo que tanto a Lei de Moisés como os Profetas apontam para esta justiça.

Vejamos então que justiça é essa manifestada da parte de Deus para nossa salvação.

22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, (Romanos 3.22)

O apóstolo está falando da justiça de Deus aplicada na cruz em favor de todos os que creem, tanto no passado, presente e no futuro.

Essa justiça mediante a fé em Jesus Cristo é testemunhada pela Lei de Moisés e pelos Profetas. Por exemplo: A lei dos sacrifícios apontava para a cruz, onde Jesus seria sacrificado, morrendo a nossa morte e pagando o preço dos nossos pecados. Quanto aos profetas diversos escritos apontavam para Jesus, podemos citar Isaías 53.5.

5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaías 53.5)

Paulo diz que essa justiça é imputada a nós mediante a fé na pessoa do Filho de Deus, Jesus Cristo. Não provém de obras. A justiça que os judeus reputavam alcançar por intermédio da lei, Paulo demonstra que ela é alcançada pela fé em Cristo Jesus. A justiça de Deus é destinada a todos quantos crerem em Jesus Cristo.

Todos os que creem, isto é, judeus e gentios são agraciados com a justiça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus. Quando Paulo reitera que “não há diferença” ou “não há distinção”, ele o faz para demonstrar que a palavra ‘todo’ da frase anterior engloba a ideia de que tanto judeus que nasceram debaixo da aliança, quanto os gentios que nasceram fora da aliança, são justificados por meio da fé em Cristo Jesus.

Nunca houve dois caminhos de salvação. Em toda história da humanidade a salvação sempre foi pela graça. Por que? A resposta está no verso seguinte.

23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, (Romanos 3.23)

Todos, judeus e gentios nascem destituídos da glória de Deus. Todos nascem sob o domínio do pecado. Portanto o único caminho para todos alcançarem a salvação é...

24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3.24)

Judeus e gentios, tanto no A.T. como nos dias de hoje são salvos pela graça de Deus, que proveu a nós pecadores um caminho de redenção, de libertação em Cristo Jesus.

Ao dizer “gratuitamente por sua graça”, Paulo está buscando enfatizar que a salvação não é comprada, não pode ser adquirida mediante rituais ou quaisquer tipo de sacrifício e esforço humano, ela é dada de graça pela graça de Deus.

Jesus é o único caminho e sempre foi para a salvação de todo e qualquer ser humano. Ele é o caminho único para a sua salvação. Ele já era o caminho anunciado por Deus no Éden. Ele era o descendente da mulher anunciado por Deus que esmagaria a cabeça da serpente provendo salvação a todos nós.

 

REFLEXÃO FINAL

Diante a realidade de que somos pecadores destituídos da glória de Deus, que somos incapazes de alcançarmos uma conduta moral perfeita e santa como é perfeito e santo o nosso Deus. O próprio Deus, por sua imensa graça, se fez carne, cumpriu toda Lei, para que nós nos tornássemos livres de toda lei, não por mérito algum nosso, mas mediante a fé em Jesus Cristo que cumpriu a Lei morrendo sem pecado em nosso lugar.

Com isso termino dizendo o que disse no início dessa mensagem: “A salvação é somente pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo. Ela é uma obra realizada unicamente por Deus não dependendo de qualquer cooperação humana. O homem nasce morto em seus delitos e pecados, e não consegue obter a salvação mediante suas obras, por isso cabe a você somente crer na salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo”. Deus te abençoe.

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

08/11/2020

 

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