Translate

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

SERMÕES 163 - ACOLHA COM AMOR TODO SER HUMANO

ACOLHA COM AMOR TODO SER HUMANO

 

Existe em nós uma forte tendência a rejeitarmos as pessoas que consideramos pecadoras ou imperfeitas. Ao fazermos isso cometemos dois erros graves.

O primeiro erro é que invariavelmente nos esquecemos de que também somos pecadores, seres humanos imperfeitos, mas como todos os seres humanos somos possuidores de um forte desejo de aceitação e acolhimento. Portanto deveríamos acolher com amor as demais pessoas com suas imperfeições, assim como desejamos ser acolhidos apesar de nossas imperfeições.

O segundo erro é que invariavelmente nos esquecemos de que Deus, o único ser perfeito, acolheu com amor o ser humano imperfeito. Se Deus sendo perfeito acolheu com amor a nós seres humanos imperfeitos, se torna injustificável que não façamos o mesmo. Por isso o tema de nossa mensagem de hoje se encontra no imperativo: Acolha Com Amor Todo Ser Humano. Faça isso por que:

 

1 – ACOLHER COM AMOR TODO SER HUMANO É NOSSA MISSÃO

16 Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com "pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’?" 17 Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". (Marcos 2.16,17)

Os fariseus buscavam afastar de suas presenças todos os publicanos, as prostitutas, os leprosos e outros que eles julgavam pecadores. Eles julgavam a si mesmos perfeitos e por isso não queriam se misturar com os impuros, com os imperfeitos. Eles não eram capazes de perceber a lepra existente em seus corações que roubava deles dia-a-dia a sensibilidade para com a vida daqueles que estavam ao seu redor. Não enxergavam a idolatria que tinham pelos ritos e pelas letras da Lei impedindo-os de viverem o amor exigido pela própria Lei. Não eram capazes de perceberem que se prostituíam espiritualmente quando serviam movidos por seus interesses pessoais e não pelo amor.

Quem se juga perfeito é cego interiormente por isso não vê sua própria imperfeição. Aquele que pensa ser perfeito não vê necessidade de arrependimento. Ele acredita que suas obras de justiça são perfeitas e suficientes para alcançar a salvação, portanto não tem pelo que se arrepender.

Jesus deixa claro aos mestres da lei, aos fariseus que sua missão era acolher os pecadores. Enquanto os fariseus buscavam afastar os seres humanos imperfeitos de suas mesas, de suas rodas de convívio, Jesus ia em direção a estes seres humanos imperfeitos.

Enquanto os fariseus, que eram os religiosos nos tempos de Jesus estavam em um movimento de distanciamento dos pecadores, dos seres humanos imperfeitos; Jesus estava num movimento contrário, ele estava em um movimento de acolhimento do ser humano, mesmo sendo estes imperfeitos. Ele veio para os imperfeitos, para os pecadores. Isso significa que Jesus veio para todo ser humano, pois não existe ser humano perfeito. Somente Jesus foi um ser humano perfeito.

Jesus veio para me acolher. Sou pecador! Ele veio para acolher você que como eu, se reconhece pecador, um ser humano cheio de imperfeições, falhas e medo. Ele quer ter comunhão com você. Ele deseja sentar a mesa com você e ouvir suas histórias e te ajudar.  

Nós que fomos acolhidos por Jesus recebemos dele a mesma missão. Não estamos no mundo para os que têm saúde, mas para os doentes. Não estamos pregando para os justos, mas para os pecadores, portanto acolha com amor todo ser humano que passar por seu caminho, mesmo sabendo que ele é imperfeito.

Como acolhemos com amor?

 

 

2 – ACOLHA COMO DEUS ACOLHEU ADÃO E EVA

8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?" 10 E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". (Gênesis 3.8-10)

Adão e Eva haviam sido criados por Deus a sua imagem e semelhança. Eles eram perfeitos, conforme descreve a própria Bíblia. Mas não permaneceram assim. Adão e Eva desobedeceram à orientação de Deus para não comerem do fruto da árvore que se encontrava no centro do jardim. Eles decidiram viver guiados por seus próprios desejos, serem senhores de si mesmos. Ao tomarem esta decisão logo perceberam que algo havia mudado neles e que a morte anunciada por Deus havia se tornado parte de sua existência.

Quando Deus volta no jardim para visitá-los eles se escondem Dele, pois passaram a ter medo Dele porque estavam nus. Antes da queda homem e mulher estavam nus, mas não tinham vergonha de sua nudez. Contudo após a queda eles passaram a ter vergonha de sua nudez.

O texto nos mostra claramente que algo foi rompido com o surgimento do pecado, de forma que o ser humano passou a se ver de uma maneira que ele não se enxergava antes. O medo e a vergonha se tornam parte da existência do ser humano. O ser perfeito criado por Deus se torna imperfeito com a entrada do pecado em sua história. O homem perde a unidade plena, a integridade existente em todas as dimensões em que fora criado, deixa de ser inteiro consigo mesmo, com o outro, com a criação e com Deus rompendo a unidade. O ser humano passa a viver fragmentado e por isso se vê nu. Ao se ver nu, o ser humano se vê diferente e independente do outro, isso produz medo e vergonha.

Contudo Deus vai até o jardim os chama e os fazem sair do esconderijo. Deus acolhe o ser humano no Éden mesmo após Adão e Eva ter dito “não” para Ele. Deus acolhe com amor o ser humano agora imperfeito que se encontrava no Éden. Deus providencia a eles roupas para esconderem sua vergonha, mas também um caminho de salvação e redenção para eles, e para toda sua descendência.

 O ser humano que havia sido criado para a glória de Deus, se encontrava no Éden destituído da glória de Deus, mas Deus providencia por meio de Jesus Cristo um caminho para que o homem fosse revestido da glória de Deus novamente e pudesse viver em plena comunhão consigo mesmo, com o outro, com a criação e com Deus; restaurando assim a unidade e integridade existente em toda criação antes da queda.

Portanto acolher as pessoas como Deus acolheu Adão e Eva implica em:

·       Primeiro: Ir ao encontro delas – Deus foi ao jardim em busca de Adão e Eva.

Deus veio ao meu encontro e ao seu encontro na cruz. Jesus se propôs a morrer por você antes mesmo de você existir, antes mesmo de você conhecê-lo. Jesus te acolheu antes mesmo que o mundo fosse criado. Creia neste amor!

Você que já foi acolhido por Jesus, que já o reconheceu como Senhor de sua vida, faça como ele, não espere as pessoas virem até você. Dê um passo em direção a elas. Crie caminhos para que você possa estar com elas. Ser gentil com as pessoas é a melhor forma de se construir pontes de encontros.

Acolher as pessoas como Deus acolheu Adão e Eva implica em:

·       Segundo: Chamá-las para saírem de seus esconderijos – Deus chamou Adão e Eva para saírem do esconderijo em que se encontravam. Deus estava mostrando a eles que não precisavam ter medo Dele.

Muitas pessoas estão escondidas dentro de si mesmas. Algumas se esconderam por vergonha do que fizeram no passado ou do que fazem hoje. Não se julgam merecedoras de receber amor e acolhimento. Outras estão escondidas por terem sido humilhadas e rejeitadas durante toda sua vida. Se escondem com medo de serem rejeitadas e reprovadas pelas pessoas.

Se você está hoje se escondendo de Deus e das pessoas por vergonha ou por medo, seja do julgamento delas ou da rejeição, eu te convido a sair do esconderijo onde está. Não tenha medo das pessoas, não tenha medo de ser julgada ou rejeitada por elas. Não deem a elas o poder maior do que possuem. Deus te ama e não te rejeita. Não se esconda mais das pessoas e nem de Deus, pois Ele tudo vê. Ele quer te abraçar e te vestir com Sua glória. Ele quer te fazer mais que vencedor, mais que vencedora. Não se deixe ser aprisionada pelas pessoas que te cercam, não deixe que as palavras delas e suas atitudes se tornem maiores do que as Palavras de Deus para você. Isso seria afirmar que elas e suas opiniões são mais importantes para você do que Deus.

Você que já é crente há muito tempo e que está em paz consigo mesmo, saiba que muitas pessoas, incluindo crentes, têm medo de serem rejeitadas novamente ou condenadas por aquilo que fizeram. É preciso chamá-las e aceitá-las com suas imperfeições. É tempo de estabelecer uma relação confiável com elas. Mostre a elas que não precisam ter medo de você. Seja amoroso, paciente, amigo e fiel a elas. As pessoas hoje em dia precisam de amigos, de relacionamentos profundos e verdadeiros.

Acolher as pessoas como Deus acolheu Adão e Eva implica em:

·       Terceiro: Apontar um caminho de salvação – Deus providenciou roupas para Adão e Eva, mas também providenciou um caminho de salvação por meio do sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo.

Se você já ouviu Jesus te chamando, saia do esconderijo, não resista ao seu amor, pois ele quer te conduzir a vitória plena. Deus providenciou na cruz um caminho de redenção para você. Chega de viver se sentindo culpado, pois todo o preço do pecado já foi pago na cruz. Não se sinta mais rejeitado, menosprezado, nem inferior a ninguém. A pessoa mais importante de todo universo, de toda eternidade, te ama e te deseja. Deus quer você com Ele para sempre.

Viva pela fé! Se aproprie das verdades deixadas por Deus em Sua Palavra. Deus diz que te ama! Não diga mais que ninguém te ama. Deus diz que nunca te deixará. Acredite! Você não está só. Ele está contigo todos os dias. Deixe a Palavra de Deus transformar sua mente e encher seu coração de vida.

Agora eu falo a você que já está na mesma missão de Jesus, de acolher com amor todos os seres humanos. Uma vez que você criou a ponte e estabeleceu um relacionamento confiável com o outro, é preciso ajudá-lo a vencer suas imperfeições. Com muito amor ajude-o a olhar para si a partir do olhar de Deus. Certamente ele encontrará em Deus as respostas que busca e a confiança para vencer os traumas e as feridas causadas ao longo da vida.

 

REFLEXÃO FINAL

Eu concluo essa mensagem dizendo a você: “Se engaje neste movimento, iniciado por Deus, de acolhimento de todos os seres humanos”. Comece acolhendo suas próprias imperfeições. Não se julgue perfeito e nem se culpe por não ser perfeito. Você não acertará sempre. É impossível acertar sempre. A imperfeição faz parte de nossa condição humana. Herdamos o pecado e consequentemente a imperfeição de Adão. Aceite a si mesmo como ser humano imperfeito.

Uma vez aceito que é imperfeito, aceite o amor de Deus manifestado ao mundo por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Não se esconda de Deus. Jesus não apaga o pavio que fumega, não quebra a cana que foi esmiuçada. Ele não trata com desdém a vida que foi maltratada. Jesus quer te acolher e te abraçar hoje. Não resista ao seu amor. O amor de Jesus cura as feridas mais profundas da alma.

Deus acolheu Adão e Eva com suas imperfeições no Éden. Ao acolher Adão e Eva Deus estava acolhendo toda humanidade por meio deles. Jesus veio ao mundo para tornar este acolhimento visível, tornar o amor de Deus Pai visível e prover a mim e a você o caminho de retorno aos braços do Pai.   

Deus acolheu todos os seres humanos, mas somente os que percebem sua própria imperfeição são capazes de se renderem a perfeição de Deus e por Ele serem transformados.

10 Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. (1 Coríntios 13.10)

O imperfeito só irá desaparecer quando o perfeito vier. Quando Jesus manifestar sua glória sobre toda a terra e reinar sobre todo o universo. Enquanto o perfeito não vier, busque ser o mais perfeito que puder e acolha as imperfeições de todos que se aproximarem de você, assim como você deseja ser acolhido com suas imperfeições, porque isto agrada a Deus!

Não se deixe mais, se tornar prisioneiro da culpa e do medo por suas imperfeições ou pelas falhas que vier a cometer. Deus na cruz te acolheu com suas falhas, fraquezas e imperfeições. Deus jamais te rejeitará. E no último dia, se você crer Nele, Ele te levantará na ressurreição com Cristo, perfeito, como perfeito Ele é. Deus te abençoe!

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

10/01/2021 (noite)


Um comentário: