Translate

terça-feira, 19 de outubro de 2021

SERMÕES 137 - LEALDADE

 LEALDADE

Série: Juntos Com Nossos Heróis

 

Em nossa série deste mês “Juntos Com os Nossos Heróis” nós decidimos olhar para os nossos heróis da Bíblia e ver como eles viveram a experiência do viver juntos, do viver comunidade, do viver unidade. Hoje olharemos para a experiência de Davi e seus valentes.

A história de Davi e de seus feitos são conhecidas por todos os cristãos. Davi quando ainda adolescente, servia a casa de seu pai, pastoreando as ovelhas de seu pai. Ainda nos dias de sua adolescência foi escolhido por Deus para ser rei de Israel, por meio do profeta Samuel. Algum tempo depois Israel entrou em guerra contra os filisteus. Ocasião esta que proporcionou uma mudança radical na vida de Davi. O jovem Davi derrotou o gigante Golias, apenas com uma funda e cinco pedras, sua vitória o levou a se tornar o general do exército de Saul, o primeiro rei de Israel. Com a morte de Saul, Davi assume o trono de Israel.

Mas, pouco sabemos a respeito daqueles que contribuíram para que Davi se tornasse o grande rei de Israel. Um homem não constrói um reino sozinho. Um pastor não constrói uma igreja sozinho. Davi tinha um grupo de guerreiros ao seu lado, conforme 2 Sm 23.8-12.

8 Estes são os nomes dos principais guerreiros de Davi: Jabesão, um tacmonita, chefe dos três guerreiros principais; numa ocasião, com uma lança, enfrentou oitocentos homens numa mesma batalha e os matou. 9 Depois dele, Eleazar, filho do aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, 10 mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. E o Senhor concedeu uma grande vitória naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos. 11 Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, 12 mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória. (2 Samuel 23.8-12)

Os três homens mencionados neste texto fizeram parte de um grupo seleto, conhecido na história como os trinta valentes de Davi. Estes três apresentados neste texto receberam maior honra do que os demais. Mas todos foram dignos de honra. Entre estes trinta podemos mencionar Abisai e Benaia.

Abisai feriu trezentos homens, enquanto Benaia feriu dois heróis dos moabitas e matou um egípcio de grande estatura. Além disso, ele também desceu numa cova e matou um leão durante o inverno.

O que de fato precisamos compreender através do registro destes nomes é que Davi não teria conseguido reinar sem o apoio de Joabe e de todos os valentes mencionados neste capítulo do segundo livro de Samuel. Davi só se tornou rei por causa da vontade de Deus e pelo apoio recebido por estes homens, que certamente compreenderam a vontade de Deus.

 

1 – DE ONDE SURGIRAM OS VALENTES DE DAVI?

A palavra “valente” traduz um termo hebraico que significa literalmente “homem poderoso”, por isso lemos em algumas versões bíblicas os “homens poderosos” de Davi.

Quem eram estes homens? Eram homens que apoiaram fortemente Davi e lutaram ao seu lado para que ele fosse feito rei sobre todo o Israel conforme a palavra do Senhor. Mas de onde surgiram? Como se uniram a Davi?

Depois de sua grande vitória em favor de Israel, eliminando o campeão dos filisteus, o gigante Golias, Davi foi honrado por Saul, sendo colocado como comandante de seu exército. Contudo o ciúme por Davi encheu o coração de Saul, e Davi passou a ser perseguido por Saul e precisou fugir de sua presença. Em sua fuga ele passou pela cidade de Nobe, onde se encontrou com o sacerdote Aimeleque (1 Samuel 21.1), e lhe pediu  comida e armas para se proteger de Saul. Mas havia ali um homem de Saul, o edomita Doegue, que poderia colocar sua vida em risco. Diante disso Davi decidiu fugir para Gate, em busca da ajuda do rei Aquis.

Chegando a Gate com medo de sua fama de matador dos filisteus decidiu se fazer de louco, babando e riscando as portas do palácio. Os filisteus vendo-o naquela situação fizeram pouco caso dele, facilitando assim sua saída de Gate.

Como todas as tentativas de Davi de encontrar abrigo com aqueles a quem ele conhecia não foram bem sucedidas, Davi se vê sozinho e decide se refugiar na caverna de Adulão.

Ali começa a ação de Deus para juntar Davi àqueles que se tornariam os seus valentes e que ao seu lado fariam história em Israel para sempre, conforme lemos em 1 Samuel 22.1,2.

1 Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo. 2 Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele. (1 Samuel 22.1,2)

Davi recebeu o apoio de sua família, que se uniu a ele, juntamente com aqueles que seriam mais tarde conhecidos como “os valentes de Davi”. O texto nos mostra que estes valentes eram homens forjados nas dificuldades da vida, eram homens endividados e descontentes, que certamente viam em Davi e no surgimento de um novo reino, a possibilidade de reconstruírem suas vidas. A história nos mostra que eles, juntos com Davi, conseguiram reconstruir suas vidas e o reino de Israel. Isso só foi possível porque se entregaram completamente a liderança de Davi e por terem sido leais a Davi em todo tempo.

A lealdade é um valor humano relacionado com a capacidade de uma pessoa de ser plenamente confiável, de sempre manter sua retidão moral, honestidade e honrar seus compromissos independentes das circunstâncias.

Infelizmente muitos de nós agem como Thor da série de filmes “Os Vingadores”. (Vídeo – Thor). A rebeldia e insubmissão são as marcas deste herói da Marvel.

A lealdade dos valentes de Davi resultou em um bem maior para todos. Todos desfrutaram de um reino próspero. Da mesma forma nossa lealdade a Cristo Jesus e aos lideres por ele estabelecidos resultará em um bem maior para todos nós, se não neste tempo, certamente quando o seu reino se estabelecer definitivamente.

Aplicação: A maioria de nós chegamos a igreja como aqueles homens, em dificuldades, endividados e descontentes. Alguns de nós em dificuldades emocionais (casamento quebrado, filhos perdidos, alma ferida), outros em dificuldades existenciais (buscando sentido na vida, tentando preencher o vazio existencial), outros com dificuldades de saúde (lutando pela vida, clamando para não morrer) e outros em dificuldades financeiras (buscando um domínio sobre as finanças). Chegamos descontentes por alguns destes motivos. Chegamos com a vida despedaçada, em desordem. Assim como aqueles homens viam em Davi e no seu reino a oportunidade de uma nova vida, nós vemos em Cristo Jesus e por meio de sua Igreja a oportunidade de reescrevermos nossas histórias, de nos tornamos participantes de algo maior do que nós, de ressignificarmos nossas vidas. Mas só reescreveremos nossas histórias se confiarmos plenamente em Jesus Cristo, em sua Palavra e naqueles que ele colocou sobre nós para nos liderar. Não podemos agir como Thor. Devemos fazer como os valentes de Davi.

 

2 – O QUE OS VALENTES DE DAVI FIZERAM?

Os valentes de Davi eram homens corajosos e guerreiros como vimos no texto em que lemos no início dessa mensagem. Eles se ocupavam de tarefas que defendiam a vida e o propósito do reinado de Davi. Eles sabiam que defender Davi e os propósitos do seu reino era lutar ao lado de Deus e por isso diante os desejos de Davi colocavam suas vidas em risco sem hesitar, como no episódio em que três deles romperam pelo acampamento dos filisteus para tirarem água de um poço que ficava à porta de Belém, conforme 2 Samuel 23:13-17.

13 Durante a colheita, três chefes do batalhão dos trinta foram encontrar Davi na caverna de Adulão, enquanto um grupo de filisteus acampava no vale de Refaim. 14 Estando Davi nessa fortaleza, e o destacamento filisteu em Belém, 15 Davi expressou este forte desejo: "Quem me dera me trouxessem água da cisterna da porta de Belém!" 16 Então aqueles três atravessaram o acampamento filisteu, tiraram água da cisterna e a trouxeram a Davi. Mas ele se recusou a beber; em vez disso, derramou-a como uma oferta ao Senhor e disse: 17 "O Senhor me livre de beber desta água! Seria como beber o sangue dos que arriscaram a vida para trazê-la!" E Davi não bebeu daquela água. Foram esses os feitos dos três principais guerreiros. (2 Samuel 23.13-17)

Este incidente refere-se ao período da vida de Davi transcorrido no deserto, quando seu quartel-general ficava na caverna de Adulão, nas colinas a oeste de Belém, sua cidade natal. Ao expressar o desejo de beber água do poço em Belém, muito possivelmente Davi estava expressando um forte desejo de que a vida voltasse a sua normalidade, que a paz fosse restabelecida de forma que ele pudesse beber novamente da água do poço em Belém. Entretanto três de seus 30 oficiais (Jabesão, Eleazar e Sama) interpretaram suas palavras ao pé da letra e arriscaram suas vidas para lhe trazer a água do poço de Belém.

A devoção deles por Davi, seu líder, tornou-se o motivo de receberem maiores honras que os demais valentes e de terem seus nomes como os primeiros dos valentes de Davi. Este acontecimento fez com que a humildade de Davi fosse conhecida também, pois ele julgou que somente o Senhor nosso Deus era digno de um sacrifício desses, por isso, ele derramou aquela água como libação, oferta ao Senhor, pois representava o sangue, a vida, de três homens corajosos e fiéis no cumprimento da vontade de Deus, servindo de todo o coração àquele a quem Deus havia colocado como líder sobre eles.

Aplicação: Dificilmente encontramos hoje pessoas com as qualidades de Jabesão, Eleazar e Sama. Estes eram homens leais e dispostos a arriscarem tudo, suas próprias vidas em favor de atenderam o desejo mais simples que fosse do seu rei, pois tinham a compreensão clara de que atender a Davi, a quem Deus havia colocado como líder sobre eles, era realizar para Deus e se submeter à vontade de Deus. O quanto você tem dedicado de sua vida para tornar real a visão e a missão que Deus entregou a liderança de sua igreja? Uma igreja se constrói com o esforço de todo o corpo. Juntos liderança e liderados, contratados e voluntariados construiremos a PIB de Itapevi segundo o coração de Deus.

 

REFLEXÃO FINAL

A igreja está carente de pessoas com as qualidades desses valentes, de homens e mulheres dispostos a darem suas vidas em prol do reino de Deus, em prol do bem comum a todos, ainda que isso signifique servir a um homem escolhido por Deus. Atualmente os membros das igrejas só se doam se tiverem retorno para elas, se forem reconhecidas e vistas. 

A igreja do Senhor Jesus está carente de homens e mulheres dispostos a se submeterem a uma liderança, pois se julgam baseadas nas leis de homens e em tradições eclesiásticas, possuidores de autoridade para questionarem e confrontarem as lideranças estabelecidas pelo próprio Senhor Jesus a sua igreja, ferindo sua ordem estabelecida claramente em sua própria Palavra, a Bíblia.

A Igreja precisa redescobrir o valor da submissão e redescobrir o valor de servir àqueles a quem Deus estabelece como autoridade.

Jabesão, Eleazar e Sama não questionaram a vontade de Davi em beber a água do poço de Belém, embora ele tivesse água no acampamento. Eles simplesmente viram ali a oportunidade de servirem a Deus, servindo ao desejo do homem Davi, a quem reconheciam como o líder estabelecido por Deus sobre eles.

Davi só conseguiu reinar e vencer seus inimigos porque tinha ao seu lado um grupo de homens valentes e leais que estavam dispostos a lutar ao seu lado. Junto com os seus valentes Davi construiu um reino próspero.

Juntos construíremos uma igreja submissa e fiel a Jesus Cristo. Juntos construíremos uma igreja forte que deixará marcas do amor de Cristo em toda Itapevi.

Feche os teus olhos e seja sincero com você mesmo: Você teria ido pegar a água do poço ou teria ido questionar Davi e sua vontade? Que tipo de guerreiro você é no Corpo de Cristo? Um soldado fiel e valente que serve a Deus servindo suas lideranças ou um questionador causador de constantes intrigas no corpo de Cristo? Jesus te chama para ser um soldado leal e submisso, um valente assim como os valentes de Davi. Jesus te chama para ser uma guerreira destemida é fiel a sua liderança. Ele te chama para saquear o inferno e resgatar as almas que estão aprisionadas nas mãos do diabo. Ele te chama para fazer a diferença em meio a um mundo em trevas, onde a insubmissão e a rebeldia são reverenciadas. Se você deseja fazer parte do exército de Deus, se deseja ser um valente ou uma valente de Jesus, eu quero orar por você. Deus te abençoe!

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

17/10/2021 (noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário