Translate

terça-feira, 30 de agosto de 2022

SERMÕES 170 - APOCALIPSE 15: MILÊNIO

 MILÊNIO

Série: Apocalipse (15 parte)

 

Hoje iremos refletir nos capítulos dezenove e vinte do livro do Apocalipse. Estes dois capítulos nos apresentam o encontro dos santos com Jesus, isto é, o casamento da Igreja com o noivo Jesus, e a derrota da trindade maligna: Satanás, a besta e o falso profeta.

Também nos mostram que serão punidos todos que receberam a marca da besta e todos que se embriagaram com o vinho da grande prostituta. Deus será vindicado, restituído em Sua glória, ao executar a justiça sobre toda forma de mal e também sobre todos que praticaram o mal, e que rejeitaram Seu Filho Jesus Cristo. Ao aplicar a justiça, o sangue dos justos derramado ao longo da história humana é vingado por Deus.

O Senhor nosso Deus realizou tudo que era possível para salvar todas as pessoas que já viveram neste mundo. Enviou Seu Filho, o Cordeiro, que por meio de sua morte na cruz propiciou salvação para todos que Nele crer. Agora, o Filho ressurreto volta como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

No dia destes acontecimentos os jornais de todo o mundo estampará como manchete o verso vinte de Apocalipse dezenove (Apocalipse 19.20).

20 Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. (Apocalipse 19.20)

A besta e o falso profeta embora possam representar o espírito do anticristo que opera sobre o mundo dos homens ao longo da história, juntamente com o espírito da Babilônia, não são somente um espírito que atuava sobre Roma e que atua sobre o sistema econômico, cultural, político e religioso de nossos dias; não estamos falando apenas de um espírito de época, não estamos falando apenas de sistemas humanos e institucionais criados por homens; estamos falando de seres malignos que atuam através de homens, inspirando e motivando a maldade em nosso mundo. Estamos falando de seres espirituais reais. O diabo é real, suas bestas são reais, assim como os anjos caídos são reais.

Estes seres espirituais não são mitológicos, não são apenas figuras para representar o mal. Eles são reais. Eles podem ser escritos numa linguagem mitológica, apocalíptica, mas são seres reais. Eles interferem em nossas vidas e tem interferido através daqueles que têm se embriagado com o vinho da prostituta e que receberam a marca da besta.

Estes seres espirituais interferem muito mais em nossas vidas por meio dos sistemas governamentais e institucionais criados por homens, pelos quais eles tramam e armam ciladas contra nós que fomos selados com o selo de Deus, do que através de possessões demoníacas manifestadas em algumas pessoas. Os demônios que se apossam de seres humanos, e o fazem porque estes dão a eles a brecha para isso - demônios como: Bomba Gira, Tranca Rua, Preto Velho e outros - são pequenos diante os demônios que dominam os poderes políticos, econômicos, religiosos e culturais de nossas cidades e que através destes poderes transformam seres humanos em pequenas bestas, vitimas do engano. Estes demônios aprisionam o nosso saber e a nossa vontade, eles nos induzem criando uma cultura de valores e preceitos, de tal forma que os servimos sem percebermos. Estes são mais perigosos, eles aprisionam milhares de pessoas de uma só vez, e por vezes são adorados através daqueles que são instrumentos deles. Não estou falando de imagens sem vida, sem folego. Estou dizendo que estes espíritos malignos são venerados através de homens bestializados e que bestializam outros.

Há pessoas venerando o Jair Messias Bolsonaro, como se ele fosse de fato o messias. Por outro lado há pessoas adorando o Lula como se ele fosse de fato o salvador do Brasil. Outros veneram o Papa, ainda outros Ed Rene, Hernandes Dias Lopes, Silas Malafaia, ainda que estes possam servir a Cristo, não devem ser venerados; outros veneram o cantor Pablo ou a cantora Anita. Só existe um Salvador, o seu nome é Jesus, o Cristo de Deus. Só existe um homem que realmente tem um projeto de vida, de justiça e de paz para o nosso país, este homem é Jesus. Nele devemos depositar nossa confiança. Não existe outro nome na terra, nem debaixo da terra e nem nos céus a quem devemos prestar adoração. Jesus e somente Jesus deve ser o nosso maior amor.

A boa notícia é que depois da besta e do falso profeta terem sidos lançados no lago de fogo e enxofre, a Bíblia nos afirma que Satanás foi aprisionado por mil anos, conforme podemos ler em Apocalipse 20.1-3.

1 Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; 3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. (Apocalipse 20.1-3)

Este texto é o mais difícil de toda bíblia ou está entre os mais difíceis. Há muitas compreensões diferentes a respeito deste reino milenar. Alguns teólogos acreditam neste reino de forma literal e outros de forma figurada. Aqueles que acreditam de forma literal entendem este capítulo 20 como sequência cronológica do capítulo 19. Aqueles que acreditam de forma figurativa compreendem este capítulo 20 como um texto avulso com o fim de dar ênfase na prisão de Satanás, o adversário de Jesus Cristo, eles não compreendem como uma sequência cronológica do capítulo 19.

Aqueles que acreditam de forma literal e cronológica no milênio são chamados de milenistas. Para estes Jesus estabelecerá um reinado de mil anos, sendo este preparatório para seu reinado eterno. Neste período Jesus reinará tendo a cidade terrena de Jerusalém como o centro do seu reino, cumprindo literalmente as promessas do Antigo Testamento referentes à nação de Israel.

Os milenistas são divididos em pré-milenistas e pós-milenistas. Nem todos os milenistas acreditam que os mil anos se referem a um período literal, muitos entendem que se referem a um período longo, sem saber exatamente de quantos anos se trata o milênio. Os pré-milenistas são divididos em dois grupos: pré-milenistas dispensacionalistas e pré-milenistas históricos.

Existe um grupo que pensa diferente dos milenistas, este grupo entende de forma figurada e não cronológica o milênio, assim os mil anos já estão sendo vividos por nós desde a crucificação de Jesus Cristo. O reino milenar neste sentido acontece no coração dos homens e vem acontecendo a cada conversão ao longo destes dois mil anos em que o Evangelho de Jesus está sendo pregado. Estes são chamados de amilenistas por não crerem num reino milenar literal após a segunda vinda de Jesus.

Esta questão teológica sobre o milênio é muito complexa e teremos que aguardar o desfecho da história para descobrirmos quais destas posições é a mais coerente com os planos de Deus. Enquanto isso nós devemos nos unir e trabalharmos pela causa do Reino de Deus com maturidade e amor.

João descreve algumas características deste reino milenar. Entre elas que Satanás está impedido de enganar as nações neste período (Apocalipse 20.3).

3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. (Apocalipse 20.3)

A leitura destes versos elas são muito difíceis porque depende da posição escatológica daquele que a lê. Para um pré-milenista este verso está tratando de um período em que veremos Jesus reinando e estabelecendo a justiça e a paz sobre todas as nações. Neste tempo Satanás estará impedido de influenciar os homens a se voltarem contra Jesus e seu reino.

Para os amilenistas este verso indica que Satanás tem um poder limitado de atuação sobre as nações e sobre a humanidade hoje. Ele não consegue impedir que o Evangelho seja anunciado as nações, embora tente. A prisão não é literal é simbólica.

Satanás agirá livremente por um pouco de tempo. Este pouco tempo está se referindo ao tempo em que o anticristo reinará.

Depois João descreve outra característica nos versos seguintes. Ele afirma que as almas daqueles que morreram em Cristo ressuscitaram e reinaram com Jesus Cristo durante os mil anos, conforme podemos ler em Apocalipse 20.4-6.

4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos). Esta é a primeira ressurreição.
6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos. (Apocalipse 20.4-6)

Na perspectiva pré-milenista os crentes ressuscitarão e reinarão na terra com Jesus, na cidade de Jerusalém, cumprindo a promessa messiânica do descendente de Davi reinar Israel.

Os amilenistas afirmam que o reino milenar já está acontecendo por meio da ação do Espírito Santo em nós, eles explicam que as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus estão reinando ressurretos hoje com Jesus. A ressurreição para eles não é literal, é espiritual. É o que afirmou Paulo: já estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais.

A primeira ressurreição é espiritual segundo os amilenistas. Quando você recebe a Jesus você morre com ele na cruz e ressuscita com ele espiritualmente. Portanto os amilenistas entendem que a primeira ressurreição aqui se refere a essa ressurreição espiritual. O que significa que nós teremos uma segunda ressurreição, quando receberemos o corpo glorificado.

Os ímpios só ressuscitarão uma vez para serem lançados no lago de fogo que arde com enxofre. Ressuscitarão para condenação.

Outra característica descrita por João é que no término deste período milenar, Satanás será solto da sua prisão e enganará as nações de toda terra reunindo-as para batalhar contra Jesus. Gogue e Magogue fazem referência ao texto de Ezequiel 38, quando Gogue e Magogue reuniram nações ímpias e formaram um exército para invadirem Israel. Este exército é vencido no capítulo 39 do livro de Ezequiel. O mesmo princípio está ocorrendo aqui, conforme podemos ler em Apocalipse 20.7-10.

7 Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão 8 e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar. 9 As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. 10 O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. (Apocalipse 20.7-10)

Você deve ter notado que essa batalha é a mesma batalha de Apocalipse 17.14, 19.19-21, contudo com ênfases diferentes. Essas batalhas descritas no livro do Apocalipse se referem à batalha do Armagedom ou Monte Megido descrito em Apocalipse 16.16. 

16 Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom. (Apocalipse 16.16)

O que nos parece é que o apóstolo João descreve várias vezes este mesmo acontecimento, primeiro dando ênfase ao lugar onde aconteceria esta batalha, depois dando ênfase a vitória de Jesus sobre a besta e o falso profeta encarnados na figura humana, depois dando ênfase na vitória de Jesus sobre Babilônia, o espírito que atua sobre o nosso mundo como um sistema político, econômico, cultural e religioso, e por fim dando ênfase na vitória de Jesus sobre Satanás.

Logo após ter visto Satanás sendo condenado eternamente, João vê a humanidade sendo julgada por Deus (Apocalipse 20.11-15).

11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. 13 O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.
14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 15 Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20.11-15)

O texto mostra que todos os mortos ressuscitarão. Justos e ímpios ressuscitarão. Este julgamento é universal e individual. Cada um será julgado pelas suas obras. Aqueles que creram em Jesus serão justificados. Os justos serão separados dos ímpios.

A morte e o Hades, isto é, a morte e o inferno também foram lançados no lago de fogo. Devemos nos lembrar que o lago de fogo é lugar de tormento eterno, conforme lemos no verso dez deste capítulo. Isto contradiz todos aqueles que pregam o fim da existência da vida dos ímpios após a morte. Todos que se colocam hoje e aqueles que morreram como adversários de Jesus Cristo serão lançados no lago de fogo que arde com enxofre. Preste atenção! Todos que rejeitam Jesus hoje e que morreram rejeitando a Jesus, não deixarão de existir! Todos serão ressurretos e serão lançados neste lago de fogo que arde com enxofre e ali serão atormentados para todo o sempre. Portanto se você está ouvindo esta mensagem, ainda é tempo de se arrepender e se render ao Senhorio de Jesus Cristo.

 

REFLEXÃO FINAL

Eu encerro essa mensagem lembrando que as almas debaixo do altar, citados no capítulo seis deste livro, pediram a vingança divina. Deus prometeu que julgaria os perseguidores, mas na hora por ele determinada. Nos capítulos 18, 19 e 20, ele mostrou a sua fidelidade anunciando por meio de visões o julgamento e o castigo dos ímpios e das forças malignas. A meretriz Babilônia, a besta do mar, a besta da terra, o dragão e todos os seus colaboradores foram julgados e lançados no lago de fogo que arde com enxofre.

Apocalipse vinte quer ensinar a nós cristãos que Satanás, a besta, o falso profeta, a morte e o inferno já estão condenados, já estão vencidos. Este capítulo vinte está dizendo a nós que cremos na realidade do Deus Vivo: “Jesus vencerá e reinará para todo o sempre! Todo o mal deixará de existir. Não existirá mais dias mau. Não existirá mais medo. Não existirá mais morte. Não existirá mais inferno. Um novo céu e uma nova terra irão surgir”. Deus te abençoe!

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

07/08/2022 (noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário