Translate

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CURA 1 - O MINISTÉRIO DA CURA 1

O MINISTÉRIO DA CURA 1
Mateus 10:7-8 - Marcos 6:7, 12-13 - Lucas 9:1-2, 10:8-9

As passagens que lemos claramente nos mostram que o mandamento de Cristo de pregar o Reino de Deus inclui a ordem de curar os enfermos e expulsar demônios.
No livro de Atos, encontramos que a cura de enfermos fazia parte da pregação do evangelho da Igreja Primitiva.
Paulo falando aos Coríntios diz: minha palavra e pregação não constituíram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana; e, sim, no poder de Deus (1 Co 2.4-5).
É a cura divina parte da mensagem do Evangelho de hoje ou parou com os discípulos? É privilégio de poucos ou para todo o Corpo de Cristo o ministério da cura? Por que não vemos mais curas no dia de hoje?
Eu sempre cri em cura. Li dois livros que me impressionaram nessa área, “O NOME DE JESUS”, escrito por Keneth Hagin. Embora eu tenha algumas reservas com relação aos livros de Keneth Hagin, não posso negar que este livro me inspirou a exercer minha fé na cura divina.
O segundo livro se chama: “A CURA DE ENFERMOS”. Este foi escrito por um casal cujos nomes não me lembro. Eles não eram teólogos, mas criam em cura, pregavam e viviam as curas divinas.
Nesta noite gostaria de destacar alguns fatos que nos impedem de receber a cura divina – o tema de nossa reflexão hoje é:

Barreiras Para Não Recebermos a Cura
O Novo Testamento não deixa dúvidas da autoridade que a igreja tem sobre Satanás, pecado e enfermidades. Contudo o povo de Deus hoje perdeu a certeza e o poder que antes a igreja tinha, em parte por causa de idéias erradas que entraram em nossa mente que se tornaram barreiras para não termos mais curas nos dias de hoje.
Vamos identificar algumas dessas barreiras:

1 – Acreditar que doenças ou enfermidades sejam instrumentos de bênçãos para nossas vidas.
• Algumas pessoas dizem que a doença é o meio usado por Deus para produzir santificação - O que chamamos de abuso ou de irresponsabilidade para com o nosso corpo na sociedade, na igreja chamamos de bênção. Ex.: O individuo carrega mais peso do que seu corpo pode sustentar e ganha uma hérnia de disco ou toma banho quente e sai na friagem. Adoece e depois vamos dizer que Deus permitiu para o seu bem...
• Que tipo de imagem criamos quando dizemos que Deus envia enfermidades e doenças? – Nos textos em que Deus enviou enfermidades, elas foram enviadas como castigo e não como ensino ou meios para o crescimento espiritual (Êx 7-11 – As pragas do Egito eram castigos contra aqueles que se levantavam contra os filhos de Deus - Dt 7:15; Dt 15:15,21-22,27-28,35,45 – castigo para aqueles que optavam não viver em obediência a Deus – tendo conhecimento da verdade). A enfermidade não é benção – é maldição em nossas vidas.
• Um dos grandes erros hoje é acharmos que a enfermidade é boa para nós; para purificar a nossa alma e fortalecer o nosso caráter. O resultado deste pensamento e que a doença foi associada com santidade.
• Não podemos negar que a enfermidade produza em nós mudança de atitude; contudo não devemos acreditar que Deus coloca enfermidades para nos ensinar.
• Paulo possuía um espinho na carne (1 Co 12:7) – segundo a Palavra não era para ensinar, mas para lembrá-lo que ele era homem, mortal como qualquer outro. Não podemos desconsiderar que tal espinho só estava em Paulo por causa de tudo o que já tinha visto do Reino de Deus, por causa de grande revelação que já lhe fora revelada.
• Por outro lado não devemos pensar que toda enfermidade é sinal do castigo de Deus sobre nós – este é outro extremo de pensamento. Não podemos esquecer que somos sujeitos, como qualquer ser humano, as mazelas deste mundo. Não é porque viramos crentes que nos tornamos super-homens.
Infelizmente muitos pensam assim hoje. O que a Bíblia diz sobre isso?
Sofrimento e enfermidade não são as mesmas coisas:
• Sofrimento na Bíblia pode ser positivo, mas nunca enfermidade.

No NT, enfermidade é doença; sofrimento pode ser perseguição, tribulação, etc.
O NT diz que perseguição e aflição são inevitáveis. Às vezes devemos resistir, às vezes aceitar.
Mas quando fala de enfermidade é diferente. Não devemos simplesmente aceitar, mas lutar contra a enfermidade.
Como lutamos contra a enfermidade? Através da oração, buscando socorro nos médicos e não se entregando a enfermidade.
Se doença fosse bom – não tomaríamos remédio. Se você acha que doença é benção, ore a Deus para que te envie ulceras, sarnas, gripes, etc. Curta bastante cada doença!!
Jesus sempre que havia condições para milagre ele curava os doentes.

2 - Determinismo - Idéia que tudo já foi determinado por Deus.
“Se for a tua vontade, cura...”
Determinismo é inconsistente com a forma que vemos a vontade de Deus em outras áreas, como por exemplo: missões e evangelismo (1 Tm 2:4 – Deus deseja que todos os homens cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Todos chegaram? Não).
• A história humana é determinada não só pela vontade e decreto de Deus, mas pela escolha humana.
• Sem dúvida a coisas que Deus já estabeleceu desde o principio da história, por exemplo: o caminho da redenção, a destruição de Satanás, o destino final de nossas vidas.
• Mas suas escolhas, suas decisões diante de Deus é que determinarão qual seu destino final. Você pode escolher entre a benção e a maldição, a morte ou a vida eterna. Qual você vai escolher? (Dt 11:26-28: Dt 30:19-20)
• Quando a escolha humana é contrária à vontade de Deus, a sua vontade não é feita; isto é quando escolhemos mal, Deus não nos atende para nosso próprio bem.
A melhor maneira para entendemos a vontade de Deus sobre esse assunto é olharmos para a vida de Jesus. Ele sentia compaixão e curava as pessoas, porque entendia que a doença não santificava a ninguém.
“Mesmo entendendo que Deus quer curar o doente, nem todos os doentes serão curados. Essa ambigüidade nos força a reconhecer que estamos lidando com um mistério, o nosso Deus é um Deus soberano, estamos lidando com pecado, demônios, e vários fatores psicológicos, físicos e espirituais”.

3 - Formula da fé - Se somente tivermos fé seremos curados
• A formula da fé é uma teoria que há um relacionamento forte entre fé e cura. Que as bênçãos divinas como saúde e prosperidade, podem ser adquiridas por qualquer um que tiver fé.
• O problema com um pensamento restrito nessa teoria é que cria várias complicações pastorais e culpa.
o Que incredulidade limita-nos de receber as bênçãos de Deus é verdade. Mas às vezes na Bíblia Deus curou na ausência de fé. Ex.: Mc 2:5 – a fé é dos amigos e não do doente; 2 Rs 5:12-15 – Naamã não creu nas palavras de Eliseu.
• Por outro lado outras curas não foram feitas por falta de fé (Mt 13:58).
• Podemos afirmar que a fé é muito importante para recebermos a cura, mas nem sempre é o único fator que nos levará a cura.
• Timóteo sofria do estomago (1 Tm 5:23) – ambos (Paulo e Timóteo) com certeza tinham fé, mas nem por isso Deus os curou.
• Eliseu homem de grande fé, por meio dele Deus realizou grandes milagres, entretanto morreu enfermo (2 Rs 13:14).
Quando a oração é feita em fé e não é respondida e a cura que buscávamos não veio, não devemos buscar alguém para acusar de falta de fé. Em vez disso devemos lembrar que além de fé há esperança. Esperança tem haver com as promessas de Deus no aqui e agora. Para a pessoa que creu para hoje e ainda não viu a resposta vir hoje, resta a esperança. A esperança diz: o amanhã também pertence a Deus.

4 - A Visão Secular do Mundo de Hoje
A maior parte das culturas menos industrializadas, como a do NT, estão abertas para a possibilidade do sobrenatural e de milagres. Mas as culturas industrializadas foram influenciadas pelo secularismo.
Secularismo é um sistema de crença que nega a existência de tudo que é espiritual. Deus é removido da visão moderna de realidade e o mundo é visto como um sistema fechado governado por leis de causa e efeito, por leis naturais. Essas leis são leis que obedecem as leis da ciência.
O desenvolvimento da mente humana:
• Antes do século 16 a visão do mundo era teísta. O pensamento humano era baseado na crença de Deus e Deus estava presente e ativo no mundo.
• Nos meados do século 17 o pensamento do mundo ocidental mudou. Deus agora era o princípio de tudo, mas não estava mais envolvido com o seu povo.
• Hoje as pessoas querem tirar Deus e a Bíblia de tudo.
Queremos explicar tudo de forma científica, queremos uma explicação para todas as coisas, em vez de crer.
Para experimentarmos cura primeiro temos que ter as nossas mentes renovadas como diz Romanos 12.

5 – Transferirmos todas as doenças para as entidades demoníacas (Mt 17:14-18)
Neste texto encontramos um menino, lunático, isto é, com problemas mentais causados por uma entidade demoníaca. Não podemos negar que muitas enfermidades provém de sintomas espirituais e muitas vezes causadas por demônios.
Contudo é perigoso pensarmos que a maioria das pessoas sofrem por causa de demônios. Muitos estão na igreja sofrendo de saúde mental e não é problema demoníaco. Nem todas as doenças que Jesus curou eram causada por demônios.
Elias se escondeu em uma caverna, pedia a morte, após ter sido confrontado por Jesabel. Elias não se encontrava naquele estado por causa de demônios.
Pedro após ter negado a Jesus, abandonou sua coragem e perdeu sua fé. Voltou a pescar, mas carregava dentro de si um sentimento terrível de fracasso, tristeza e com certeza muita vontade de sumir do mapa. Pedro não estava endemoniado.
Precisamos para de achar que todo mal é do diabo, como se não fossemos seres humanos fragmentados, cheios de sentimos prontos a explodir dentro de nós conforme as situações da vida. Somos seres complexos, com uma mente complexa e que precisa ser cuidada, para que não nos tornemos psicóticos.
Devemos reconhecer que muitas vezes precisamos de um bom psiquiatra, psicanalista ou psicólogo – médicos da mente.

A Oração da Fé Salvará o Doente - Tiago 5: 13 – 16
Estamos diante de um texto que nos desafia a crermos que a oração da fé salvará o enfermo. Cremos ou não cremos no texto de Tiago? Cremos ou não nas palavras do evangelista Marcos (Mc 16:17-18 – Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios..., se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados).

Conclusão
Amados tomem posse da Palavra de Deus, em nome de Jesus preguem o Evangelho e orem pelos enfermos. As libertações de muitas pessoas estão em vossas mãos.
O ministério da cura é para todos que crêem em todos os tempos – é para você – acredite no que diz a Bíblia e que Deus te abençoe.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário