Translate

domingo, 3 de outubro de 2010

FÉ 5 - VOCÊ SABE EM QUEM TEM CRIDO?

VOCÊ SABE EM QUEM TEM CRIDO?
2 Tm 1:8-12

No decorrer de nossa vida cristã podemos ter muitas decepções e frustrações. Nem sempre a nossa fé é correspondida, isto é, nem sempre conseguiremos obter tudo o que pedimos com fé, pois às vezes pedimos mal. O problema não está na fé, está em nosso pedido. A demora da parte de Deus em nos responder ou a sua resposta contraria a nosso pedido, faz surgir em nós um sentimento de decepção, frustração e desanimo.
O que este texto nos ensina?

1 – Contexto de Paulo
O autor desta epistolo é o apostolo Paulo. Quando ele a escreveu estava preso, sozinho, desamparado, sendo tratado como um criminoso comum. E ele dizia que isso não o envergonhava, não o desanimava, não era motivo de queixa ou motivo para procurar culpados. A lição dele era essa: “EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO”.

2 – Paulo serve de inspiração para nós
Esse deve ser nosso modelo de conduta cristã. Se você está vivendo uma vida cristã de forma miserável, provando bem pouco do muito que Deus tem, levando uma vida medíocre, passando necessidades, deixando Satanás zombar de você, e não sabe mais como conduzir sua fé... Então, você não conhece bem aquele em quem você crê!
Temos que ter uma fé saudável, firme, bíblica. Se você anda com Deus você deve ter perspectiva, porque sabe que Deus tem um projeto para você, e esse projeto é bom! Tem final feliz.
Preste atenção! Se você está caminhando crendo nisso – Deus não te faltará, não te abandonará, não vai falhar com você, ainda que pareça demorado, ainda que a prova possa durar sua vida inteira. Ele não falha! Aconteça o que acontecer! Deus tem para você vitórias eternas, promessas que ultrapassam essa realidade, esse mundo. Não olhe apenas para o hoje, para o agora, viva olhando para o futuro, para a promessa que há de se realizar.
Esteja você passando por aquele que você julga ser o pior momento de sua vida e sendo até prisioneiro de Satanás. Você tem que ter a certeza que está respaldado no Deus que nunca falha.

3 – Qual o conceito que você tem de Deus?
Paulo disse: “Eu sei em quem tenho crido!”. Ele estava dizendo: “Eu sei quem é Deus! Eu sei que nos seus braços estou seguro! Sei que o Deus a quem sirvo é poderoso para me sustentar. Sei que Deus é fiel!”
E você: Sabe em quem tem crido? Eu posso não entender as coisas que se passam comigo. Mas sei quem Ele é. Sei que é justo e fiel. Sei que está ao meu lado todos os dias. Sei que Ele acompanha as minhas lutas, as minhas dores, as minhas dificuldades e que vai me dar a vitória a qualquer momento, seja aqui agora ou na glória, mas com Ele eu sei que sou mais que vencedor.
Posso não entender seus critérios; posso não entender como Ele prefere desenvolver seus planos, tão diferente da minha maneira. Posso não entender porque minha oração não teve a resposta como pedi, no momento em que eu acreditava ser o certo. Mas nunca posso duvidar de Sua pessoa, de Sua fidelidade, de Sua grandeza, de Sua bondade. Não posso duvidar DELE! Não posso reclamar DELE!
Se eu deixar ser levado pela murmuração, pela incredulidade, posso estar colocando o caráter de Deus em cheque.
(1 Jo 5:10) – Se Deus disse algo e eu não tenho aquilo por verdadeiro, ou não acredito, ou murmuro, estou deixando de acreditar em Seu testemunho, em Sua palavra. Coloco Deus por mentiroso. Quando você acha que Ele não é suficientemente poderoso e fiel para cumprir o que prometeu; você mexe com o caráter Dele.
A palavra de Deus diz que ELE não erra, não mente, não falha.
Aí você pergunta, mas e minha dificuldade? E o que estou passando?
Paulo estava preso, desonrado, tratado como um criminoso comum. Ele até poderia pensar em culpar a Deus, pois estava fazendo o que Ele mandou, no centro da vontade de Deus. Paulo estava pregando o Evangelho.
Mas Paulo tinha uma fé firme, uma fé vitoriosa, uma fé capaz de olhar para o escaton, para as promessas vindouras. Porque ele sabia em quem estava crendo.
Paulo sabia que aquela era uma circunstancia temporária e que logo as coisas seriam mudadas. As nossas circunstancias também serão mudadas. Suas lutas irão passar, acredite!
O Deus em quem acreditamos é um Deus de vitória e tudo vai passar. De uma maneira ou de outra.
Mesaque, Sadraque e Abdnego foram desafiados pelo rei a entrar na fornalha ardente confiando que seu Deus iria livrá-los. Eles disseram: “Nosso Deus pode nos salvar. Se vai fazer ou não isso não nos importa. Não nos curvaremos a outros deuses”.
Independente de saber a forma como Deus agiria; eles criam que aconteceria o melhor.
Muitos de nós não aceitamos as coisas que estamos vivendo. Esfriamos com Deus por isso. Não louvamos como antigamente. Não somos mais entusiasmados. Ninguém mais pede para orarmos com eles ou por eles.

CONCLUSÃO: Temos que orar dizendo: “Senhor, eu sei em quem tenho crido. Sei que tudo está sob o Teu controle. Eu não quero envergonhar seu Nome, não quero murmurar, não quero duvidar, não quero dever nada a ninguém, por isso vou descansar em seus braços”. Independente da vontade de sair correndo e lembrar a Deus das coisas que tem feito por Ele. Silencie-se em Sua presença, apenas o Adore, Ame-o, por ELE ser seu Deus.
Deus te criou, sabe do seu passado, presente e seu futuro. Ele sabe como conduzir sua vida melhor que você mesmo. Se Ele disse algo para você, tão somente creia. Olhe para aquilo que você não está vendo, mas que lhe está prometido. Olhe de maneira que os teus olhos fiquem presos ao que Deus falou e não ao que se passa em sua volta. Essa é a fé de quem conhece o seu Deus. Essa é a fé que faz enxergar o quarto homem dentro da fogueira.
Eu sei em quem tenho crido e sei também que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Ef 3:20).


Pr, Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário