Translate

domingo, 28 de novembro de 2010

JESUS 2 - JESUS CRISTO SALVADOR E JUÍZ

JESUS CRISTO SALVADOR E JUÍZ
Jo 5:24-29

Alguns anos me reuni com um grupo de irmãos e amigos para o sepultamento do nosso irmão em Cristo e amigo, Joãozinho. Ainda o tenho bem vivo em minha lembranças: seu sorriso, suas brincadeiras, sua alegria. O João viveu sua vida com intensidade, contudo o que mais me conforta é que ele em sua vida terrena conheceu a Jesus Cristo como seu salvador. Quando digo que ele conheceu a Jesus, não estou apenas dizendo que ele obteve conhecimento teológico de quem era Jesus ou somente um conhecimento histórico de quem foi Jesus, mas estou afirmando que ele O conheceu pessoalmente, teve com Jesus um relacionamento profundo e verdadeiro. Talvez você esteja se perguntando como pode isso se Jesus não está mais entre nós? Esta é uma experiência que só pode ser vivida pela fé. Jesus não está morto, Ele está vivo e se dá a conhecer a todos aqueles que o buscam.
Meu desejo é que as Palavras que hoje estamos lendo possam entrar em sua vida, em seu coração e produzir frutos para eternidade. Que estas palavras possam levá-lo a uma experiência com o Jesus ressurreto.
Eu o convido neste instante a permitir que o Espírito Santo te conduza na reflexão destas palavras de Jesus, deixada a nós por intermédio do apostolo João.

v.24 – ... Quem ouve a minha palavra ...  Hoje em dia as palavras de Jesus tem sido proclamada não apenas na Igreja, mas ela esta sendo anunciada através do rádio, televisão e outros meios de comunicação. Você anda de carro e logo vê algum adesivo ou outdoor em algum lugar anunciando as palavras de Jesus. Entretanto muitos ainda não conseguiram ouvi-las, não por falta de oportunidades, mas simplesmente porque a tem ignorado. Acreditam que estão no caminho certo, que fazem o bem, e diante disto não procuram conhecer a Jesus de forma mais pessoal. Algumas pessoas se satisfazem com o conhecimento que possuem da Palavra de Deus, aceitando aquilo que os sacerdotes, sejam eles católicos ou evangélicos, lhes anunciam. Estas pessoas muitas vezes estão caminhando de forma errada, vivendo longe da verdade, por falta de interesse em conhecer Jesus com mais profundidade.
Ouvir as palavras de Jesus implica em lê-las, estuda-las, meditar nelas dia e noite (Js 1:8 – Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhais cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito, então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido).
O conhecimento da verdade nos levará a liberdade verdadeira.

v.24 - ... e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo.  Jesus está nos dizendo que não basta apenas ouvir suas palavras. Muitos tem ouvido, estudam a Palavra de Deus, mas não tem crido nelas. É necessário crer em suas Palavras. Jesus disse que o Pai o enviou para que por meio Dele pudéssemos ter a vida eterna. Quem ouve essas palavras e crê nelas, busca por em pratica tudo o que Jesus nos ensinou, uma vez que entende que Ele é o enviado do Pai para salvar o mundo. Sendo Jesus o enviado do Pai devemos ouvi-lo atentamente, pois Ele nos mostra o verdadeiro caminho para chegarmos a Deus, para nos tornarmos filhos de Deus, para sermos incluídos na família de Deus. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14:6).
Jesus nos ensina que há um só caminho, entretanto muitos têm buscado atalhos para chegar ao céu. Ninguém vem ao Pai senão por meio Dele. Você entende isso, ninguém é ninguém. Então se você deseja chegar ao Pai, se você desejar viver eternamente com Deus, como hoje está nosso irmão João, você precisa fazer o que ele fez, se entregar plenamente a Jesus, viver seus ensinamentos, colocar em pratica o que ele nos diz. Muitas vezes, isto implica abandonar tradições, deixar de lado tudo o que aprendemos no Egito, rompermos com nossos conceitos já formados, com estruturas engessadas, tudo em busca da vida que provem de Deus.
Aquele que ousa deixar tudo e seguir a Jesus tem a recompensa de não passar pelo juízo. Sim, aquele que abandona tradições em nome da verdade da Palavra de Deus alcança graça e misericórdia por parte de Deus.
Os próprios apóstolos tiveram que romper com a religiosidade de sua época, com o farisaísmo que dominava as estruturas eclesiais daquele momento da história. Jesus disse que Ele é o único mediador entre Deus e o homem (1 Tm 2:5).
Creia em sua palavra, abra seus olhos para a verdade, a Bíblia é a Palavra de Deus. Eu posso mentir para você, eu possa falhar com você, porque sou homem, mas a Palavra de Deus não menti, Deus não pode mentir. Se Jesus disse: ser o único caminho, o único intercessor entre nós e Deus, é porque ninguém mais pode ocupar esta posição. Somente Ele morreu e ressuscitou por nós, somente Ele foi digno de abrir o livro da vida, somente Ele pode te dar a vida eterna.

v.25 ... os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.  O que este verso está nos dizendo que para as pessoas que põem sua fé na palavra que Cristo fala, amanhece um dia de ressurreição verdadeira.
Certa vez um fariseu, um dos principais do sinédrio, um homem chamado Nicodemos, que representava com fidelidade o judaísmo aristocrático, bem-intecionado, mas espiritualmente distorcido da verdade, pergunta a Jesus como poderia o homem nascer de novo. A pergunta de Nicodemos surgiu porque Jesus disse que para entrar no Reino de Deus é necessario ao homem nascer de novo. As palavras de Jesus a Nicodemos nos mostra que para Deus nós não nascemos, isto é, estamos mortos enquanto não passarmos pela experiência do novo nascimento.
Nascer de novo acontece a todos nós quando ouvimos a voz do Filho de Deus. Se hoje você ouvir a voz de Jesus, você ressuscitará, você nascerá de novo, ganhará nova vida e descubrirá o verdadeiro sentido de sua existência.

vv.26-29  Estes versos nos mostram que Jesus recebeu autoridade do Pai para julgar-nos. Um dia todos estaremos diante de Deus, diante Jesus Cristo o Senhor e todos seremos julgados segundo nossas obras.
A Palavra diz que os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, isto é, viver com Deus e os que viveram na pratica do mal ressuscitarão para o juízo, isto é, viveram eternamente longe da graça, da misericórdia de Deus, sofrerão eternamente no lago que foi preparado para o diabo e seus seguidores.
Entretanto preciso aqui dizer a você nesta noite que fazer o bem não implica apenas em não matar, não roubar, não adulterar, não .... não significa apenas o cumprimento destas leis. Fazer o bem não significa apenas o amar o nosso próximo como a nós mesmos, embora tal atitude seja nobre e de grande valor. Fazer o bem também implica em amar a Deus de todo o seu coração. É necessário ter uma relação correta com Deus, para isso, te desafio a ler a Bíblia sem nenhuma ótica teológica ou histórica, apenas lendo-as debaixo da unção do Espírito de Deus.
É tempo de nós que estamos mortos espiritualmente ouvirmos a voz de nosso Deus e nos levantarmos para a vida que Jesus nos oferece. Ouça hoje o que Jesus está dizendo a você: “Eu vim para que tenhas vida, em vida em abundancia; creia em mim, porque aquele que me ama guarda as minhas palavras; quem me receber não será julgado e o que não crer em mim já está condenado”.


Pr. Cornélio Povoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário