Translate

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ORAÇÃO 5 - ORAÇÃO E BATALHA ESPIRITUAL

ORAÇÃO E BATALHA ESPIRITUAL
Dn 10:1-21

INTRODUÇÃO: Temos dito que a oração é falar com Deus, é o meio de estarmos com o Pai Celestial. Embora possamos fazer orações praticas com a finalidade de alcançarmos bênçãos devemos compreender a oração como meio de nos aproximarmos de Deus e de sua vontade.
Diante da realidade da oração como meio de nos aproximarmos de Deus e de sua vontade, satanás tenta fazer-nos acreditar que a oração não faz diferença para nossas vidas. Nosso grande adversário tenta de todas as formas impedir-nos de nos aproximar de Deus, por isso oração é batalha espiritual.
Todas as vezes que oramos iniciamos uma grande batalha no reino espiritual. Por isso que orar não é algo tão fácil, exige de nós perseverança, renuncia, disciplina.
Modernamente a oração tornou-se símbolo da impotência humana. A oração é lembrada quando o homem já não vê mais recursos na ciência e nem na tecnologia, só a partir de então ele procura na oração um conforto, mais do que o próprio milagre em si.
Orar não é gastar tempo, pelo contrário é investir. Na existência de Jesus a oração é parte da “dinâmica” de sua vida e de suas atividades, a oração era essencial para as vitórias do dia-a-dia.

Vamos tentar entender um pouco desta grande batalha existente no reino espiritual.
Daniel era um homem de oração. Certa vez sentiu um grande peso de oração por Israel e colocou-se diante de Deus por sua pátria. Note que o anjo saiu para trazer a resposta de sua oração no primeiro dia, entretanto não o pode fazer porque o príncipe da pérsia o impediu.
Quando Daniel começou a orar se iniciou uma guerra no reino espiritual – sua resposta não veio rapidamente por causa desta guerra (Dn 10:12-13). A resposta foi retardada 21 dias por causa de uma grande batalha como descreve o anjo a Daniel. Penso que Daniel não tinha conhecimento desta batalha no mundo espiritual, contudo Daniel não saiu da presença de Deus até que obtivesse sua resposta. Sua persistência, sua confiança de que Deus o responderia fez com que pudesse receber revelações de Deus que nem um outro homem ainda conhecia.
Você já parou para pensar que muitas de nossas orações não chegam a nós porque desistimos rapidamente da resposta. Não conseguimos permanecer na batalha espiritual. Quantas vezes será que o inimigo já frustrou respostas de orações do povo de Deus.
Sabemos que o regente do universo é Deus. Não obstante, Satanás é chamado de “o príncipe deste mundo” (Jo 14:30), pois que “o mundo todo jaz no maligno” (1 Jo 5:19). Satanás tem agido neste mundo ilegalmente. Jesus é o verdadeiro Senhor e virá para tomar o seu lugar de direito.
Assim, vemos que há duas forças diametralmente opostas neste mundo, cada uma procurando vencer a outra.
É verdade que Deus tem a vitória final, entretanto nesta era, Satanás continua a usurpar de poder neste mundo para opor-se à obra e a vontade de Deus.
Nós os filhos de Deus somos chamados para vencê-lo para destruir suas obras neste mundo. Quando oramos entramos na batalha espiritual e nossas orações fazem com que os anjos do Senhor lutem pelo mundo, pela igreja, por nossos filhos, pais, etc.

Vejamos o que Jesus nos ensinou a respeito do orar em Lucas 18:1-8.
Neste texto temos três personagens:
1) Viúva (nós a Igreja – os fiéis) v. 3. Esta era impotente diante de seu adversário;
2) Juiz (Deus) v.2. Este tinha o poder em suas mãos para fazer justiça e julgar;
3) Adversário (Satanás) v.3. Este é o responsável pelo sofrimento da viúva, por sua causa a viúva foi buscar uma ação do juiz.

Satanás ao nos perseguir, não se manifesta nem age diretamente. Todas as suas obras são feitas mediante pessoas ou coisas. Ele não faz questão de aparecer, pelo contrário, instiga pessoas a agirem por ele.
Lembra do que aconteceu com Pedro em Mt 16:21-23.
Oremos para que o Senhor julgue nossa causa diante do nosso adversário. Oremos no nome de Jesus; com a autoridade que ele nos deu repreendamos o inimigo.
Entre nesta batalha confiante que a vitória já lhe é sua em Cristo Jesus nosso Senhor.
Oremos para que nossa igreja seja forte no Senhor, para que à vontade de Deus se realize em nossas vidas, para que os projetos de Deus neste lugar não sejam atrapalhados por nossa ignorância e nem por Satanás.
Oremos, mais e mais.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário