Translate

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MULHERES 1 - UMA GENEALOGIA DE INCLUSÃO E NÃO EXCLUSÃO

UMA GENEALOGIA DE INCLUSÃO E NÃO EXCLUSÃO

Mt 1:1-17


INTRODUÇÃO: Nós precisamos ler a genealogia de Jesus com muita atenção. Na verdade a maioria das pessoas pula estes textos de genealogias. Reconheço que se torna cansativo ler a expressão “... gerou ..., ... gerou ...”.
            Entretanto não podemos passar por cima da árvore genealógica de Jesus, ela é importante porque nos mostra que Jesus é descendente direto de Davi, portanto tinha sangue azul, isto é, possuía direito legal de ser reconhecido como Rei de Israel.
Também é muito importante porque ela é uma genealogia de inclusão e não de exclusão. Vejamos porque é uma genealogia de inclusão:

1 – Valoriza as mulheres (Mt 1:3,5,6,16)
Cinco mulheres são mencionadas nesta árvore genealógica. A menção dos nomes dessas cinco mulheres não estão aí por acaso, foi providencia do Espírito Santo de Deus. Não era costume dos judeus incluir as mulheres em suas árvores genealógicas, entretanto Deus as incluiu em sua lista.
A sociedade pode desvalorizar as mulheres, podem recrimina-las por serem do sexo mais frágil, mas Deus as valoriza.
O ministério de Jesus foi sustentado por mulheres (Lc 8:1-3). Não era somente homens que seguiam a Jesus, mulheres também o seguiam. O que seria da história da Igreja sem as mulheres?
Paulo, ao contrário do que muitos pensam, valorizava o trabalho das mulheres (Rm 16:3-4,12, 13; Cl 4:15). Paulo cita diversas mulheres que cooperavam em seu trabalho, chega a dizer que uma delas era como uma mãe para ele. Paulo valorizava o trabalho das mulheres, contudo compreendia que dentro da Igreja existe uma ordem e não uma hierarquia.
Deus é Deus de ordem e não de confusão. O homem é a cabeça, mas isto não significa que a mulher é menor do que o homem ou que Deus usa somente homens. Significa que as mulheres devem cooperar juntamente com os homens para o ministério respeitando-os. Significa que os homens devem ter humildade suficiente para ouvir as mulheres respeitando-as. As mulheres casadas eram submissas a seus maridos, as não casadas eram submissas a seus pais; elas deveriam viver na igreja da mesma forma que em casa. As mulheres perguntavam a seus maridos, davam suas opiniões a seus maridos e eles falavam em nome da família. Se falasse alguma bobagem ele era responsável. As mulheres eram sempre preservadas, mas não desvalorizadas.
As cinco mulheres representam inclusão de diversos tipos de pessoas na família de Jesus, isto é, na família de Deus.

2 – Cada mulher representa a valorização de um tipo de pessoa
Temos de tudo na linhagem de Jesus: Tamar (Gn 38:13-18 – Nora de Judá – coabita com seu sogro) uma mulher astuta que na busca de sua herança usa de meios escusos. Será que não somos algumas vezes Tamar? Muitas vezes para conseguirmos vender nossos produtos, alcançarmos nossos sonhos, realizarmos nossas vontades, não usamos de meios escusos? Será que não usamos da mentira, da malandragem, da meia-verdade? Alguns vão até mais longe roubam e até matam se for necessário. Tamar foi uma mulher articulosa, armou a cama para Judá pecar e dessa forma ser favorecida com sua herança. Tamar na busca de seus interesses não mediu esforços. Como dizem por aí: “os fins justificam os meios”. Quando você vai vender seu carro: você mente para vende-lo? Quando você deseja algo de sua mãe ou do seu pai: você distorce a realidade para convence-los? Os fins não podem justificar os meios. Jacó foi um exemplo de trapaceiro e pagou caro por suas trapaças. Alcançou a benção de seu pai de forma fraudulenta. Jacó mudou de vida, procurou seu irmão pediu perdão, e recebeu de Deus um novo nome: Israel. Tamar com certeza se arrependeu e foi lembrada por Deus.
Raabe (Js 2:1,8-11 – Uma prostituta – estrangeira). Raabe tinha um grande problema, ser estrangeira. Para os israelitas, todo gentio não merecia sua misericórdia. Os israelitas eram um povo racista (em virtude de serem extremamente nacionalistas), preconceituoso. Possuíam uma visão errada da relação de Deus com os gentios. Raabe para piorar a situação era prostituta, pecado que para os israelitas condenavam com pena de morte. Possivelmente Raabe prostituía-se para poder manter sua família.
Ao incluir Raabe em sua arvore genealógica Jesus mostra para eles que não é preconceituoso, que não despreza a ninguém por causa de sua condição racial ou social. Não importa se você tem dinheiro, não importa o que você fazia ou o que você fez até hoje, ele quer que você seja incluído em sua árvore genealógica. O que importa é o que você vai fazer daqui para frente uma vez que conheceu o amor de Jesus.
Rute (Rt 1:3-5 – Mulher valiosa, mas Moabita). Esta era uma jóia de mulher, entretanto era estrangeira e pior que isso filho de Moabe. A descendência de Moabe era uma descendência maldita (Gn 19:29-37). Moabe nasce de um relacionamento não agradável a Deus, entretanto Deus não desprezou Rute simplesmente porque era Moabita nem Rute era má simplesmente porque era Moabita. Aqui aprendemos que não podemos desprezar a ninguém por causa de sua origem. Muitas pessoas desprezam outras simplesmente porque o pai ou mãe não prestava. Deus não te despreza porque seus pais não prestavam. Não importa se você é filho de prostituta, de macumbeiro, de ladrão, de bêbedo, de idólatras. Deus te ama e quer ter uma relação profunda com você. Deus não te julga pelos teus pais, Deus te julga pelas suas obras. Busque ao Senhor e você o achará. Não importa seu passado, sua linhagem, apenas busque e você o achará.
Bate-Seba (2 Sm 11:2-4 – Judia - Adultera – Pecadora) representa todos os filhos de Deus, assim como Davi, que pecaram, se desviaram da vontade de Deus. Bate-Seba é a demonstração de que Deus está sempre pronto a dar uma oportunidade de arrependimento aos seus filhos que fracassam na caminhada da vida. Deus não desiste de nós porque adulteramos ou porque nos tornamos homicida. Deus esta sempre pronto a nos dar uma nova chance. Deus não fica nos acusando. Nosso Deus é rico em misericórdia, Ele nos acolhe e nos coloca novamente em lugar de honra. Na verdade Deus exige daqueles que erraram, daqueles que entristeceram o Espírito Santo, arrependimento (mudança de atitude). Ele quer saber se estamos prontos para voltarmos a andar com Ele novamente, para reiniciarmos a caminhada da fé ao Seu lado, se estamos dispostos a ser fiéis a Ele. Olhe para Pedro que negou Jesus por três vezes. 
Maria (Mt 1:18-25 – Judia - pura, ingênua, santa) representa aqueles filhos fiéis, valorosos que tem se mantido firmes na fé, longe do pecado. Maria era um exemplo para muitos em seus dias. Que susto foi para Maria à visita do Anjo e seu recado de que ela daria a luz a um menino. Perguntou ela assustada: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum (Lc 1:34)? Maria ao entender a forma como Deus faria com que Jesus fosse gerado em seu ventre diz: aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra (Lc 1:38). Maria reconheceu que era serva de Deus, reconheceu que o filho que teria não era um filho comum, não era um filho gerado de forma natural. Maria foi uma mulher sempre firme na Palavra de Deus. Muitos que estão na igreja, que nascem em berços evangélicos, filhos de crentes, pensam que Deus não os ama. Muitos desses cristãos que sempre andaram na Palavra de Deus se sentem como o irmão do filho pródigo (Lc 15) ouvem testemunhos de pessoas que sempre viveram longe de Deus e de como Deus os recebeu e ficam pensando: Por que Deus não faz isso comigo? Por que eu não tenho essas experiências? A resposta é simples: Porque você tem tido uma vida constante com o Senhor. Deus não precisa fazer milagres todos os dias em sua vida para que você se sinta amada(o). Deus não precisa fazer cair fogo do céu para que você creia que ele realmente te aceitou, mas se você deseja peça a Ele, diga ao Senhor: Pai eu quero experimentar do sobrenatural, eu quero novas experiências contigo, quero ouvir tua voz. A Palavra de Deus diz: Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que vossa alegria seja completa (Jo 16:24).

CONCLUSÃO: Nosso Deus não exclui a ninguém, pelo contrário seus braços amorosos estão abertos a todas as pessoas. Não importa suas origens, não importa de onde você veio, o que fez, Deus o ama.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário