1 Ts 5:18
INTRODUÇÃO: Você já deve ter ouvido a expressão “o dia hoje está carregado”. Essa expressão é muito usada para dizer que o dia esta nublado.
Algumas vezes parece que nossos dias estão carregados. Nada dá certo, já levantamos com o pé esquerdo, como dizem por aí.
TRANSIÇÃO: Paulo era um homem que tinha autoridade para dizer a igreja para dar graças em tudo. Segundo suas palavras, ele aprendeu a viver contente nos momentos de fartura, como também nos momentos que passou necessidade (Fp 4:11-13).
Hoje gostaria de ler o testemunho que Lucas nos deixou de Paulo e Silas num momento em que o dia estava carregado para eles. Os acontecimentos se deram na cidade de Filipos.
1 – Exploradores gananciosos perseguem a Paulo e Silas (At 16:16-19)
Uma jovem estava possessa de um espírito adivinhador. Essa jovem dava lucros para os seus senhores. Estes homens em vez de se preocuparem, com a jovem, a usavam para ganhar dinheiro. Inicialmente Paulo e Silas não deram bola para a jovem que ficava indo atrás deles. Mas Paulo foi se indignando com aquela situação e resolveu tomar uma atitude. Expulsou, em nome de Jesus, o espírito adivinhador (demônio) que estava sobre a jovem.
Os senhores em vez de ficarem contente porque a jovem estava liberta do espírito, ficaram furiosos porque não teriam mais lucros com a jovem. O texto diz que eles pegaram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça, à presença das autoridades, com o fim de que fossem condenados por essas autoridades. Que início de dia! Fizeram um bem e foram recompensados com a ira de alguns homens.
2 – Paulo e Silas enfrentam os juizes (At 16:20-21)
Pelo texto parece que Paulo e Silas não tiverem nem oportunidade de se defender. Os juizes (pretores) ouviram a multidão e já deram a sentença para os dois. Que dia hein! Já não bastasse a multidão que os desprezavam, agora eram vistos como fora da lei, perturbadores da cidade.
3 – Paulo e Silas são chicoteados e aprisionados (At 16:22-24)
Paulo e Silas são condenados pelos juízes e são acoitados e depois são presos no cárcere e seus pés são algemados no tronco.
Talvez nesse instante alguns iriam perguntar: “onde erramos?” “Será que não ouvimos a voz de Deus direito?” Outros iriam dizer: “Vamos fazer uma batalha espiritual”. “Vamos expulsar o espírito de tranca-tudo”. Outros diriam: “Eles não estava santificados para a missão”. “É castigo de Deus”. No entanto, sabe o que Paulo e Silas fizeram neste dia carregado de frustrações?
4 – Paulo e Silas dão graças (At 16:25)
Eles oravam e cantavam a Deus. Eles estavam felizes porque sabiam que estavam obedecendo a Deus ao ensinarem a Sua Palavra. Embora parecia que Deus não estava com eles, que a benção de Deus os havia abandonado. Paulo e Silas sabiam que lutas, perseguições, sofrimentos faz parte daqueles que servem a Deus fielmente.
Paulo e Silas foram capazes de permanecer acima das circunstancias porque estavam motivados pelo desejo de obedecer a Deus e divulgar a mensagem de Cristo.
5 – Deus muda o dia “carregado” em alegria (v.26-34)
A fé de Paulo e Silas, o contentamento mesmo na dor trouxe a maior de todas as alegrias que eles poderiam ter. Paulo e Silas viram uma família inteira se entregando a Jesus. O sofrimento valeu a pena. A dor que passaram foi como a dor do parto que é esquecida ao ver o filho nascer.
Deus muda a história quando simplesmente damos graças em todas as coisas, quando expulsamos de nós o espírito murmurador, o espírito desanimador. Deus faz com que o choro se transforme em alegria. Deus faz o arco-íris surgir depois de uma forte tempestade.
Deus faz muito mais do que podemos crer.
CONCLUSÃO: Nós também podemos nos colocar acima do céu cinzento das circunstâncias desanimadoras, confiando no Espírito Santo. Podemos achar encorajamento e esperança no Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Não importa o momento que você está vivendo, não importa a dor que está sofrendo. Olhe com fé para Jesus e comece a louvar. Agradeça por tudo e porque Ele é real e poderoso para mudar todas as circunstancias.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Querido Pastor quão confortante é ler essas palavras em dias tribulados como os quais estamos vivendo. Obrigada por tal oportunidade.
ResponderExcluirUm grande beijo Fernanda Fonseca