Translate

sexta-feira, 18 de março de 2011

JESUS 9 - O MESTRE

O MESTRE
Lc 5:1-7

INTRODUÇÃO: Às vezes fazemos determinadas coisas tão bem que nunca pensamos que temos algo ainda aprender. Talvez você viveu sua vida no exercício de sua profissão ou talvez aprendeu a conhecer seu trabalho em longos anos de experiência teórica e prática. Quem sabe você não se sinta um mestre no que faz?

1 – Pedro e seus amigos eram mestres em pescaria, no entanto fracassaram (v.5)
          Embora a Bíblia não faça essa afirmação, ela diz que Pedro era pescador, assim como André seu irmão, Tiago e João (Mt 4:18-22). Seus pais já eram pescadores, eles nasceram comendo peixe que seus pais pescavam. Cresceram pescando com seus pais. Portanto podemos afirmar que eles eram mestres em pescaria.
          Com certeza como pescadores, eles sabiam onde os peixes ficavam, sabiam onde tinham que jogar a rede, eles sabiam que tipo de isca usar para pegar os peixes do mar da Galiléia.
          Entretanto Pedro e seus amigos não foram muito felizes na pescaria naquela noite em que se encontraram com Jesus. Não pescaram nada, voltaram de mãos vazias. Parece que algumas vezes os peixes não colaboram com os pescadores.
          Mesmo você que é um grande conhecedor de sua profissão, ás vezes erra, não é verdade? O melhor médico está sujeito a errar. O melhor advogado esta sujeito a perder uma causa. O mestre em carpintaria também pode cometer erros grotescos e perder uma boa madeira. O oleiro pode errar e fazer um vaso feio. Que tristeza quando vamos ao cabeleireiro e ele erra o corte de nosso cabelo! Quantos comerciantes já não quebraram? Erramos também como pais, erramos como maridos e esposas, embora muitas vezes achamos que somos pais perfeitos, maridos perfeitos, esposas que se acham perfeitas. Afinal será que você acha que não precisa aprender mais nada? Você se acha “o mestre” em tudo que faz?

          2 – Sobre a Tua Palavra lançarei as redes (v.5)
          Pedro e os demais pescadores passaram a noite pescando e não pegaram nada. De repente Jesus diz a eles: “lançai as vossas redes”. Pedro diz para ele: “já tentamos isso a noite toda e nada pegamos”. Pedro poderia ter dito ainda: “Sou pescador há muitos anos como também são os meus amigos, sabemos onde os peixes ficam, sabemos todos os segredos deste mar, não adianta mestre, vamos tentar amanhã”. Pedro poderia ter pensado: por que ouvir a Jesus se ele nem é pescador? Poderia, no entanto, Pedro disse: “sobre a tua palavra lançarei as redes”.
          Veja o que aconteceu no (v.6), eles apanharam muitos peixes. Sabe porque eles apanharam muitos peixes, porque lançaram as redes sobre a palavra do mestre dos mestres. Lançaram as redes sobre a palavra de Jesus.
          Seu negócio vai mal, seu casamento vai mal, pare de confiar em si mesmo. Chega de ficar pensando que você é perfeito, que não erra, que não falha e lance suas redes sobre a palavra de Jesus. Não diga que Jesus não é comerciante, que Jesus nunca dirigiu uma empresa, que a Bíblia não ensina nada a respeito de negócios. Jesus é Deus, tem todo o conhecimento e sua palavra nos ensina como sermos prospero, como ser bem-sucedido em todas as coisas. 
          Convide Jesus a dirigir seu negócio com você. Chegue cedo todos os dias em sua empresa, reúna os seus funcionários e ore com eles pela sua empresa e ore por eles. Lança sua empresa sobre a palavra de Jesus, isto é, aplique os princípios de Deus em sua empresa: Honestidade, amor, justiça, fidelidade. Aplique isso para com Deus, para com seus funcionários e para com seus clientes. Você verá que Deus te abençoará.
          Seu casamento está com problemas, chama Jesus! Lança seu casamento sobre a palavra de Deus. Aplique a palavra de Deus em sua relação com o esposo ou esposa, com os filhos.

CONCLUSÃO: você quer ser sábio, ouça a voz do Mestre. Lança sua vida, seus negócios sobre a palavra de Jesus.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERMÕES 228 - ATOS DE TRANSFORMAÇÃO: DORCAS

  ATOS DE TRANSFORMAÇÃO: DORCAS Série: Atos de Transformação   Estamos na série “Atos de Transformação” e hoje irei falar de Dorcas. P...