Translate

quarta-feira, 23 de março de 2011

ORAÇÃO 10 - ORAÇÃO: O QUE É?

ORAÇÃO: O QUE É?

Falar sobre oração nunca é demais. Às vezes pensamos que sabemos tudo sobre este assunto, entretanto acredito que a Igreja tem muito a percorrer sobre este assunto. A primeira coisa que gostaria de afirmar é que:

1 – Oração é um delicioso mistério
Am 3:7 – Certamente o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.
É um mistério porque é difícil para nós compreendermos o poder e o significado que a oração possui. É difícil compreender, mas não é impossível.
É delicioso porque é demasiadamente gostoso quando vemos Deus agir em resposta as nossas orações.

Mt 7:7-8 – Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.

Este texto nos mostra que nossas orações não ficam sem respostas.
Existe uma frase no meio evangélico que diz: “a oração move o braço de Deus”. Ela é verdadeira. Contudo não podemos nos esquecer que Deus estava somente aguardando nossas orações para agir. Ao orarmos estamos respondendo ao impulso do Espírito Santo em nós.
Dizem que o muro de Berlim e o comunismo caíram por causa da Igreja que orava incessantemente. Eu creio que Deus respondeu as orações do seu povo. Entretanto a Igreja orou porque o Espírito Santo de Deus gerou em toda Igreja este desejo.
Um dos grandes mistérios para nós a respeito da oração é respondermos as seguintes perguntas: “Por que Deus não age sem que o homem ore? Por que Deus trabalha em cooperação com o homem?” Sabemos que Deus é Poderoso e Soberano, sabemos que Deus não depende do homem para agir, no entanto, Ele gosta de agir em unidade com o homem.
Responder a esta pergunta de forma precisa teologicamente ou cientificamente não é fácil. Este é um grande mistério. Tudo que podemos dizer é que Ele quis assim. Deus sempre age dessa forma com o homem. É seu prazer trabalhar junto com o homem. Não tente descobrir o porque, apenas aceite pela fé que Deus quer trabalhar junto com você. Não é delicioso saber disso.
Deus poderia salvar a quem quisesse, no entanto, Ele disse que salvaria todos os que cressem em Seu Filho. Jesus também confirma essa verdade. Ele disse: “Todo o que Nele crer não será julgado” (Jo 3:18). Deus nos deu a salvação por meio do sacrifício de Jesus, pagou o preço dos nossos pecados, cabe a nós crermos nesta verdade, tomarmos posse dessa verdade.
Essa é a forma de Deus trabalhar com o homem. Deus nos convida para participarmos de Seus projetos, de Suas realizações.
A oração é um trabalho cooperativo da nossa vontade com a de Deus. Não sabemos o motivo, entretanto Deus não age sozinho. Ao orar você participa do agir de Deus na história da humanidade.

2 – Oração é responsabilidade
Mt 18:18 – Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado no céu.
Há muitas coisas que precisam ser ligadas e outras tantas que precisam ser desligadas e Deus não as fará se não as fizermos aqui primeiro. As ações do céu são governadas pelas ações da terra.
Contudo quero deixar claro que não estou pregando que Deus não pode agir sem o homem ou que Deus está limitado as ações dos homens. Deus é Deus e Seu poder está além de nossa compreensão. Entretanto Deus nos convida e nos chama a participar de Sua ações na terra. Deus te chama, se você não ouvir, Ele levantará outra pessoa para orar e agir. Contudo Ele fará com que Sua vontade se cumpra e Seus desígnios sejam estabelecidos.
Que Deus abra hoje seus ouvidos para este grande mistério. Que você consiga hoje compreender a importância de suas orações.
Ao orar tente se desligar de suas paixões carnais, não gaste todo seu período de oração pedindo pra si mesmo. Abra a cabeça; ore pedindo pelo Reino de Deus. Aquele que busca em primeiro lugar o Reino de Deus terá todas as outras coisas acrescentadas (Mt 6:33). Abra a cabeça.
Sabe por que Jesus não voltou? Porque não temos exercido a autoridade, o poder que nos foi dado.
Preste atenção: Quando toda igreja orou pelos muros eles caíram. O que foi ligado na terra? Que os muros caíssem. O que aconteceu? A vitória se materializou no céu e se concretizou em realidade aqui na terra.
A Igreja precisa agora se unir em oração pela conversão dos povos que estavam sob o poder do comunismo. Falta a Igreja desligar o poder de Satanás sobre a mente daqueles que viviam debaixo daquele poder. Precisamos orar pela salvação das nações. Precisamos orar por obreiros para aquelas nações.
Por que falta obreiros na seara? Jesus poderia levantar quantos obreiros quisesse, no entanto, ele disse para nós: “orem para que o Pai envie mais obreiro”. Deus não envia porque não oramos. Oração é responsabilidade, não é algo sem importância, é fundamental para o agir de Deus.
Você só será vitorioso se aprender a orar com responsabilidade. Você só vai orar com responsabilidade se conseguir compreender esta verdade de que Deus age na medida que a Igreja ora. Junte-se aos poucos que estão batalhando em oração, seja um intercessor, se coloque na brecha.
A oração feita aqui na terra se materializa em vitória no Reino Espiritual e se concretiza em realidade aqui na terra.
Não existirá vitória sem oração. Minha vida é fruto de orações. Pessoas oraram por mim quando eu ainda não conhecia a Jesus. Graças a essas orações hoje me tornei um pastor.
Sua oração pode mudar a vida de uma pessoa, de uma igreja ou mesmo de uma nação.
Ore de acordo com a vontade de Deus – à vontade de Deus é que todos sejam salvos; à vontade de Deus é que todos tenham vida (saúde, alegria, alimento); à vontade de Deus é que oremos por mais obreiros na seara (ore por mais pastores, missionários, evangelistas, mestres, profetas, etc.). Ore a Palavra de Deus. Ligue por meio da oração sua vontade com a vontade de Deus. Ore com responsabilidade não ore na carne, ore no Espírito, ore em Espírito. Tua oração deve expressar a vontade de Deus e não suas paixões carnais.
Oração fará o braço de Deus agir. Deus espera por nossas orações para efetuar o seu querer e realizar. Você compreendeu a importância da oração. Então deixe de preguiça e assuma sua posição na oração.

CONCLUSÃO: Uma vez que já compreendemos um pouco do significado, do poder e da importância da oração, vamos praticá-la nesse momento.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário