Translate

sexta-feira, 25 de março de 2011

REFLEXÃO 5 - SALMO 1: TENHA RAÍZES PROFUNDAS

TENHA RAÍZES PROFUNDAS
Sl 1

INTRODUÇÃO: Um homem tinha em seu quintal duas pereiras, isto é, dois pés de pêras. Segundo este homem os dois pés tiveram reações diferentes no ultimo verão que tinha sido extremamente seco. Mas, ele conta que uma das árvores não foi afetada e permaneceu verde, produzindo deliciosas pêras. A outra árvore, porém, não suportou o calor, suas folhas amarelaram, os frutos secaram e caíram com as folhas. A árvore parecia morta.
            Então começaram a chuvas e o solo foi encharcado pela umidade. A árvore que parecia morta despontou para a vida novamente. Logo estava coberta de folhas e rompeu em botões. Pequenas pêras surgiram, mas então o inverno chegou e os frutos não amadureceram.
            Para a alegria daquele homem a outra árvore voltou a produzir deliciosos frutos na época certa.

1 – Por que uma árvore produzia frutos e a outra não?
          As diferenças destas árvores se encontram em suas raízes.Uma árvore possui raízes profundas, enquanto há outra possui raízes superficiais.
A que possui raízes profundas se alimenta constantemente da água da vida, enquanto a outra só consegue se alimentar das águas da chuva que se encontram na superfície.
Somos como essas árvores espiritualmente falando? Você precisa identificar com qual delas você se parece. Que tipo de crente você é? Qual tipo de raiz você possui?
a)                          Esta sempre precisando que outros orem por você? Acredita mais nas orações dos outros do que na sua? Diante as dificuldades você logo cai e fica pelos cantos a chorar? Quando provado logo começa a falar palavras negativas, palavras de murmuração? Quando você ora, e Deus parece em silencio, você logo se desespera? Você diz crer no impossível de Deus, mas não consegue descansar em suas promessas? Você vem a Igreja recebe a unção, sai feliz e na segunda-feira já está triste novamente? Se você é assim: você é um crente que possui raízes superficiais
b)                          Você é um crente que em dificuldades levanta a cabeça e vai a luta? Quando provado declara a Palavra de Deus em sua vida? Anda pela fé e não pelas circunstancias da vida? Você quando ora, e não ouve a voz de Deus, diz no final: “Obrigado Senhor, porque tu não me desamparas ainda que não ouço tua voz, sei que estás comigo”. Você vem no domingo na Igreja carrega a bateria espiritual, passa a segunda, terça, quarta firme, na quarta você recarrega mais um pouco a bateria, passa a quinta, sexta, sábado e continua firme no Senhor, alegre em Deus, independente das noticias, das lutas. Se você é assim: você é um crente que possui raízes profundas. Amém. Você pode dar glória a Deus!
Um crente de raízes superficiais não consegue produzir frutos nos tempo devido, porque não tem forças para sustentar o fruto, não tem sais minerais e água para manter o fruto. As lutas da vida o fazem esmorecer, desanimar, e o torna muitas vezes incrédulo, as pessoas que o cercam não vê nele vida e acabam desacreditando também no poder de Deus.
O crente de raízes profundas sempre tem água e sais minerais. Esse sempre tem uma palavra de fé, de esperança para aqueles que estão ao seu redor, não importa as dificuldades que ele enfrente na vida. Pode ser inverno em sua vida, mas sempre parecerá que é primavera.
Seja um cristão de raízes profundas:

2 – Raízes profundas é vida profunda com Cristo
(Jo 15:1-5) Jesus é a videira verdadeira de onde nós tiramos o alimento para produzirmos frutos. Sem Ele não podemos produzir frutos. Sua Palavra é nosso combustível para continuarmos firmes na fé. Devemos viver a Palavra de Deus, devemos crer nela mais do que cremos nas palavras dos homens.
Se alguém diz que você é feio, você volta para casa desanimado, triste. Jesus diz que você é lindo(a), que Ele te ama, que deu a vida por você, que você é sua delicia, no entanto, você não parece ligar. Em vez de dar ouvido para que os homens dizem, de ouvido para o a Palavra de Deus diz a respeito de você.
(Jo 7:38) – Jesus nos fará transbordar de água viva. Desta forma estaremos sempre produzindo frutos. Viver junto a ribeiros de água significa viver no Espírito, significa viver ligado com Jesus de forma que ele nos fará transbordar de água viva. Quem vive em Cristo vive junto a ribeiros de água viva.

CONCLUSÃO: Que tipo de árvore você é? Fale hoje para Deus que você será uma árvore de raízes profundas, um cristão de raízes profundas. Não podemos produzir frutos sem a água da Palavra de Deus.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

10 comentários:

  1. Graça e Paz...Grata a Deus por ter pessoas que se importam em semear a palavra ainda que em meio a uma geração onde se nota o esfriamento o amor....E consequentemente os hábitos são de quem não tem raízes em Deus...Óbivio que não estou generalizando, contudo...Uma geração de crianças espirituais que precisam parar pra amadurecer...pra por a mão no arado, pra lutar como adulto sem mi mi mi murmurações...essa palavra fala de um povo de Deus curado envolvido no PROPÓSITO E NÃO NO MERGULHADO NO SEU EU!

    ResponderExcluir
  2. Estudo maravilhoso glória a Deus esse estudo sobre a raize mim deu mais força pra permanecerto ainda mais na presença do senhor ..Mim abril os olhos que tenho que ter raízes. .... a paz do senhor Jesus seja com todos os irmãos e irmãs. ..

    ResponderExcluir
  3. Lindo este estudo,espirado por Deus amei essa riqueza poderosa

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por me alimentar nesta madrugada, quando pedi a Deus uma palavra para ministrar,então desceu do céu👆 está reflexão!! Bênção para muitas vidas! Eu me sinto renovada pela palavra! Amém.

    ResponderExcluir
  5. Abençoado estudo, pois é o Tema do nosso congresso de mulheres no dia 26 agora de outubro e estou maravilhada com, palavras de ensinamentos cristão.
    Tão bem explicada,me fortaleceu mas ainda, obrigada 🙌🙏

    ResponderExcluir
  6. Glória ,Deus,o senhor falou fortíssimo no meu coração,temos que está alicerçado no senhor,temos que ter raíz

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz, palavra maravilhosa, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir