Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2011

JESUS 11 - JESUS A LUZ DO MUNDO

JESUS A LUZ DO MUNDO
Jo 8:12

INTRODUÇÃO: O estudioso e historiador Will Durant, escreveu 11 volumes intitulados “A História da Civilização”. A monumental obra retrata em suas páginas as pessoas que mais se destacaram no mundo – líderes, filósofos, heróis militares, artistas, cientistas e exploradores.
Quando alguém passa a vida estudando história e na companhia dos homens e mulheres mais influentes de todos os tempos, sua avaliação das pessoas famosa é digna de respeito. E na opinião de Durant, Jesus de Nazaré está acima de todos.

TRANSIÇÃO: Do ponto de vista humano, Jesus era um jovem judeu que foi crucificado como criminoso na Israel do século primeiro. Ele nunca comandou um exército, governou uma nação ou escreveu um livro, nem fez nada que convencionalmente seja considerado significante. Mas aquele jovem judeu teve a audácia de declarar “Eu sou a luz do mundo”. E 20 séculos depois as pessoas ainda seguem a sua luz e são libertas “do império das trevas por elas”. O que Jesus quis dizer com a expressão: “EU SOU A LUZ DO MUNDO”.

1 – O que entendemos por mundo?
Jesus não estava se referindo ao mundo criado, isto é, Jesus não dizia que seria o sol, para iluminar as plantas pela manhã, para secar o orvalho, para dar luz aos trabalhadores, para proporcionar um lindo dia de praia. Jesus não se referia ao mundo natural, mas que seria luz para este sistema desumano que governa este mundo. Então quando Jesus diz “mundo”, Ele não pensava no mundo criado, mas no sistema governado por leis e estruturas que fazem o mundo existir. Jesus é a luz para tirar o mundo do caos.
Por isso que lemos na Bíblia “o mundo jaz no maligno” (1 Jo 5:19). O que está nas mãos do maligno, não são as praias, não são as montanhas, o verde; a Bíblia quer dizer que o sistema que governa o mundo esta no caos, o maligno comanda o mundo, tem poder sobre o mundo, porque os homens são pecadores e permitem que através do pecado o diabo as usem para realizar suas obras malignas, e não precisam ficar endemoniadas para isso, apenas dão vazão a sua cobiça pelo dinheiro, pelo poder, pela inveja, ciúmes, etc.
Por causa desta realidade o apóstolo João também escreve dizendo para não amarmos o mundo (1 Jo 2:15), é obvio que ele não se referia ao mundo criado, pois foi o próprio Deus que criou o mundo e por ter amado o mundo enviou Seu único Filho, Jesus, para morrer por este mundo (Jo 3:16). Uma vez compreendido que Jesus não se referia ao mundo criado, mas ao sistema age, que comanda o mundo criado como um pano de fundo. O que ele queria dizer com o ser a LUZ para este sistema desumano, corrupto, maligno que governa o mundo?

2 – O que podemos entender por luz?
Eu sei que todos entendem luz, como algo que traz claridade. Jesus estava querendo dizer exatamente isto, Ele traria claridade para aqueles que vivem em trevas. Dentro deste sistema, dentro do caos que governa o mundo, Jesus se coloca como a luz, se coloca como um modelo para que as pessoas possam seguir e desta forma sair do caos, sair debaixo do governo maligno que impera sobre o mundo.
Jesus é o único caminho para sairmos das trevas, pois ninguém conseguiu viver como Ele viveu, ninguém conseguiu ser altruísta como Ele foi, ninguém conseguiu amar como Ele amou, ninguém conseguiu vencer a morte como ele venceu. Jesus é a luz do mundo.
Na medida que os seres humanos seguirem seus caminhos conhecerão um mundo de paz, de amor. A luz de Jesus nos leva a um mundo mais justo; um mundo onde não existe competição, mas igualdade e fraternidade. A luz de Jesus nos leva a um mundo mais humano, onde é melhor perder do que causar mortes e desgraça para outros, onde a ambição não tem espaço.
Entretanto a Luz de Jesus não só nos dará um mundo melhor se a seguirmos, como nos levará de volta ao paraíso. Jesus nos leva de volta aos braços do Pai. Ele é a luz e o caminho que nos reconduz a sermos humanos novamente, na mais verdadeira expressão da palavra. Ser humano, dependente de Deus, dependente de Seu amor, ser imagem e semelhança do criador.

CONCLUSÃO: Portanto entregue sua vida a Jesus hoje mesmo, siga a sua luz e você será uma nova pessoa. Aceite esse desafio, seja um portador da luz de Cristo, um homem ou uma mulher que faça com que o mundo veja a Luz de Jesus. O mundo só mudará a partir do momento que nós mudarmos e as pessoas verem em nós que vale a pena seguir a Luz de Jesus.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário