VOCÊ CRÊ?
Jo 6:47
INTRODUÇÃO: Um missionário na África estava com grande dificuldade para traduzir o evangelho de João no dialeto local. Ele não encontrava uma tradução que expressa-se o significado da palavra “crer”.
Certo dia um mensageiro chegou ofegante ao acampamento, pois havia percorrido uma longa distancia para entregar uma mensagem muito importante. Após relatar apressadamente sua história, caiu completamente exausto numa rede próxima. Ele murmurou uma breve frase que parecia expressar tanto sua fadiga quanto seu contentamento em encontrar um repouso. O missionário jamais havia escutado tais palavras antes, então perguntou a uma pessoa do acampamento o que o mensageiro havia dito. “Ah, ele esta dizendo: estou acabado, vou descansar aqui”. O missionário exclamou: “Glória a Deus! Essa é a expressão que eu precisava para a palavra crer!”. Então ele pode terminar sua tradução.
TRANSIÇÃO: Jesus disse estas palavras um dia após ter feito a multiplicação dos pães. Vendo que muitos o seguiam por causa dos pães que comeram passou a dizer-lhes que Ele era o pão que veio do céu. Aquele que cresse Nele teria a vida eterna.
1 – Crer é reconhecer a si mesmo como pecador
Quando você diz que crê em Jesus Cristo, você está dizendo que crê que é um pecador.
A salvação se torna real a partir deste reconhecimento, o arrependimento se torna real a partir desta verdade. Somente aquele que reconhece ser um pecador pode se arrepender e declarar sua fé em Cristo Jesus como salvador. Crer significa reconhecer possuir uma natureza pecaminosa.
A primeira pregação de Jesus e dos apóstolos incluía o chamado ao arrependimento (Mt 3:2; Mc 1:15; At 2:38; At 3:19).
Arrependimento (metanóia) significa mudança de mente – uma pessoa só muda de mente, atitude a partir do momento que enxerga que esta errada.
2 – Crer é reconhecer Jesus Cristo como Senhor
Muitos dizem que Jesus é Senhor, mas não se submetem a sua vontade (Mt 7:21-23). Reconhecer Jesus como Senhor implica em morrer para si mesmo e viver para Deus. Reconhecer Jesus como Senhor é reconhecer seu senhorio sobre os homens, sobre o universo.
Quem reconhece Jesus como Senhor, ama o seu próximo como a ti mesmo, busca a satisfação dos seus semelhantes e não apenas a sua. Quem reconhece Jesus como Senhor procura investir sua vida no projeto de expansão do Reino de Deus.
3 – Crer é reconhecer Jesus Cristo como único salvador
Reconhecer Jesus como salvador implica reconhecer que não temos outro caminho para salvação. Reconhecer Jesus como salvador é dizer que não conseguimos nos salvar sem aceitarmos seu sacrifício.
Diversas religiões tentam salvar seus seguidores por outros caminhos que não é Cristo. Todas se tornam fúteis, pois não existe salvação para o homem fora de Jesus.
O homem não pode se salvar reencarnando, primeiro porque não existe reencarnação. Reencarnação é mentira do diabo (Hb 9:27). A Bíblia nos afirma que existe ressurreição, que é bem diferente de reencarnação.
CONCLUSÃO: Para crer corretamente, você precisa reconhecer que está acabado, isto é, que é um pecador e que não pode fazer nada para salvar a si mesmo. Crer é descansar em Jesus. Entregue-se completamente a Ele sem reservas e você receberá a vida eterna.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário