BUSCANDO A SABEDORIA DE DEUS PARA SER FELIZ
Pv 2:1-9
INTRODUÇÃO: “A FELICIDADE” – Um homem muito rico resolveu viajar, pegou seu iate e saiu pelo mundo. Certo dia, chegou a uma ilha maravilhosa, cheia de riachos, de água cristalina e cachoeiras. Tinha também muitos tipos de árvores frutíferas e muito peixe. O homem rico começou a andar pela ilha e encontrou um caboclo deitado numa rede, olhando para aquele mar muito azul. Chegou bem perto do caboclo e puxou conversa:
- Muito bonito tudo por aqui...
- É disse o caboclo, sem tirar os olhos daquele mar.
- Tem muito peixe nesse mar?
- É só jogar a rede e pega quanto quiser.
- Por que você não pesca bastante?
- Para quê?
- Ora, você pega um montão de peixes e vende.
- Para quê?
- Com o dinheiro destes peixes, você compra uma canoa maior, vai mais no fundo e pega mais peixes ainda.
- Para quê?
- Com o dinheiro você compra mais um barco, pega mais peixe e ganha mais dinheiro.
- Para quê?
- Você vai juntando, cada vez mais dinheiro, compra cada vez mais barcos, até chegar um dia em que você terá uma industria de pesca.
- Para quê?
- Ora, meu homem, você então será um homem poderoso, um homem rico, terá tudo que quiser, tudo o que sonhar, poderá comprar um iate como o meu, poderá comprar uma ilha como esta e então ficar o resto da vida descansando, sem preocupações...
- E o que é que eu estou fazendo agora?
Pessoas buscam felicidade no dinheiro, no poder, no status social, na fama, tudo isso é ilusório. A felicidade é um sentimento que deve brotar de dentro e não de fora. Buscando a sabedoria de Deus podemos alcançar a felicidade.
1 – Sendo feliz através do trabalho (Jo 5:17)
O trabalho é muito importante, alguns dizem que o trabalho dignifica o homem. Sem trabalho não temos como nos alimentar, pagar aluguel, a conta de água e luz, etc. As pessoas que praticam o roubo (Ef 4:28) não são felizes, vivem com medo de serem descobertas, de serem presas, e, até mesmo de serem mortas por vingança, por policiais, etc.
Outras pessoas não têm coragem de roubar, mas usam como perfumes “óleo de peroba”, não possuem vergonha de viverem encostada em alguém, não querem saber de trabalhar, são malandras, pessoas mal acostumadas que querem viver a custa de outros (2 Ts 3:10-12). Feliz é aquele que pode servir ao necessitado. Servir não é sustentar preguiçosos nem malandros, servir é socorrer e libertar os necessitados. É trabalhar para que outros possam trabalhar.
2 – Sendo feliz através do descanso (Gn 2:1-3; Mc 2:27)
O sábado foi feito para o homem. O descanso foi feito para o homem e não o homem para o descanso. Deus deu ao homem um dia para o descanso. Deus estava proporcionando ao homem um dia para comunhão: vertical (Deus) e horizontal (família, amigos). (Ex 20:8 – separado). Feliz é quem tem tempo para Deus, para a família, para os amigos.
CONCLUSÃO: Deus nos ensina que a felicidade não está no que possuímos ou possamos conquistar, mas a felicidade está no servir ao próximo e desfrutar da presença deste próximo.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário