Translate

quinta-feira, 14 de abril de 2011

VIDA CRISTÃ 10 - COMPREENDENDO A NOVA VIDA

COMPREENDENDO A NOVA VIDA
2 Co 5:17

            Paulo diz em sua carta que tudo se fez novo. Gostaria hoje de refletir sobre essa novidade de vida que surgiu a nós mediante o sacrifício de Jesus Cristo. Vamos compreender essa nova vida.

1 – A Nova Vida nos Transfere pela fé
a)     Transferidos do Império das trevas para o Reino de Jesus
Cl 1:13“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho de seu amor”.
Você pertencia ao império das trevas. Seu senhor era Satanás. Você era visitado pelos anjos caídos (pelos demônios) estes estavam constantemente colocando obstáculos na sua vida para você cair. Agora você pertence ao império da luz, você pertence a Jesus Cristo o Deus que se fez carne. Você é visitado pelos anjos da luz, estes te guardam para que você não tropece.
b)     Transferidos da lei do pecado e da morte para a lei do Espírito da vida
Rm 8:2 – “Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte”.
Você estava preso a lei do pecado e da morte. Isso significa que seu destino era o inferno. Que sua vida após a morte era um eterno ranger de dente (sofrimento sem fim). Agora você tem o Espírito da vida, você tem a vida de Deus correndo em seu ser. Este Espírito é o selo que te confirma para viver na nova Jerusalém. Nesta nova Jerusalém não haverá dor nem choro, será uma vida cheia de alegria, de amor, de paz.
c)     Transferido de inimigo de Deus para filho de Deus
Rm 5:10 – “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu filho...”.
Você era inimigo de Deus. Deus não o tinha como inimigo, entretanto enquanto você vivia para si mesmo, vivia para o pecado, vivia para realizar seus sonhos, você não tinha tempo para Deus, não tinha tempo para ouvir os planos que Deus tinha para você e para o mundo. Você vivia como inimigo de Deus, somente pessoas que se consideram nossos inimigos vivem distante de nós, não dão ouvidos quando os chamamos, não vêm as festas quando os convidamos, era exatamente o que fazíamos com Deus, antes de conhece-lo.
Entretanto Deus antes mesmo de você ouvi-lo, antes mesmo de você parar para dar atenção a Ele, antes mesmo de você existir, já tinha preparado o caminho da reconciliação para você e para mim. Deus enviou Seu Filho (Jesus) para pagar o preço do nosso pecado, para ser o caminho de nossa reconciliação. E todo aquele que crê em Jesus, que o recebe como seu Senhor é feito Filho de Deus (Jo 1:12).

2 – A Nova Vida Exige de nós Crescimento
Ef 4:14-15 – Este texto nos ensina que a nova vida que nos foi dada por Cristo, deve ser vivida de forma a ser aperfeiçoada. Essa nova vida exige de nós crescimento porque ela nos foi dada para ser vivida diante os desafios que encontramos em nosso mundo.
Precisamos aprender a viver a ética do Reino de Deus num mundo sem ética, sem princípios, onde cada um vive para si mesmo. Somos chamados a viver a nova vida, diante as injustiças sociais, a corrupção que toma conta do nosso país (do maior ao menor), diante a falta de saúde que aflige nossa família, diante a insegurança. Diante tudo isso somos chamados para sermos como Jesus Cristo. Somos chamados para amar a todos independentemente de suas obras, de sua religião, de sua cor, de sua conta bancaria. Somos chamados a perdoar a todos que nos ofenderam, a perdoar independentemente do mal que tenham nos causados.
Crescer significa que não devemos parar no que já alcançamos. Isso é o que Paulo diz aos Filipenses: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3:12-13). Estes verbos prosseguir e avançar indica uma ação, indica que não podemos continuar parados nessa Nova Vida.
Estacionar é o primeiro passo para retroceder. Se nos satisfazemos em apenas permanecer nas reuniões, cantando, e não sairmos levando o evangelho do Senhor, isso poderá ser o inicio de nosso retrocesso. Por isso temos de sair, quer pregando o evangelho, quer distribuindo literatura cristã saudável, quer apascentando e pastoreando os novos irmãos. Cada um de nós deve ser um apóstolo, um missionário, saindo de casa em casa, de cidade em cidade, espalhando a fragrância do conhecimento de Cristo e também refletindo Sua glória para outros. Esse encargo deve estar muito mais intensificado hoje, do que ontem, pois a cada dia estamos mais perto da volta do Senhor.

CONCLUSÃO: Que nossa compreensão da Nova Vida nos faça mais compromissados com essa vida. Nos lembremos que fomos transferidos de um império para outro, de uma lei para outra, de um estado para outro; e que enquanto estivermos neste mundo possamos crescer nessa Nova Vida a fim de que todos possam ver Cristo em nós, até o dia em que ele nos chamar para vivermos essa Nova Vida em Seu reino.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário