Translate

quarta-feira, 20 de abril de 2011

TEOLOGIA 10 - FÉ E OBRAS

FÉ E OBRAS

INTRODUÇÃO: Dizem que o trovão só surge após um raio cruzar o céu. Se não há relâmpagos não há trovões, porque um provoca o outro. Assim acontece com a fé, da mesma forma como o trovão sucede o relâmpago, as obras sucedem a fé verdadeira.

1 – Somos salvos pela graça mediante a fé (Ef 2:8-9)
O apóstolo Paulo em todas suas cartas defende que somos salvos pela graça de Deus mediante a fé e não pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Este verso de sua carta aos Efésios é a grande declaração de que nossa salvação não depende de nós, mas que já nos foi dada por Jesus Cristo, cabendo somente a nós crermos no presente que nos foi dado.
Paulo afirma (Fl 3:4-9) que tudo o que ele fizera antes para ganhar a Deus ele considerou perda, diante a justiça que Jesus lhe deu gratuitamente. Justiça esta recebida por Paulo mediante a fé.
Salvos pela graça, significa que não temos nada a fazer para nossa salvação. Precisamos fazer boas obras para sermos salvos? Não. Podemos então viver no pecado? Absolutamente que não. Paulo fala a respeito disso em sua carta aos romanos (Rm 6:1-4).
Paulo afirma que quando nós nos entregamos a Jesus Cristo, morremos para o pecado, passamos a viver uma nova vida. Não estamos isentos de cometer erros (errar é humano; viver no pecado é demoníaco). O crente não pode viver em pecado ou no pecado.

2 – Somos salvos para manifestação de boas obras (Tg 2:17-18)
A primeira vista parece-nos que Tiago esta contradizendo as palavras de Paulo, no entanto, isto não é verdade. Tiago não estava negando que somos salvos pela fé, pois se referiu a Abraão e disse que ele “creu em Deus e isto lhe foi imputado para justiça” (v.23). Entretanto Tiago estava diante um problema que ainda é realidade em nossos dias. Pessoas crêem em Cristo, compreendem que são salvos pela graça de Deus mediante a fé, e estacionam em sua fé. Se tornam apáticos dentro da Igreja, não trabalham nos ministérios da igreja, não evangelizam ninguém, não demonstram mudança de vida. Tiago estava escrevendo para este tipo de crente. Por isso ele afirma que a fé sem obras é morta, e que a verdadeira fé se manifesta em obras (v.22). Neste sentido que ele diz que as obras ajudam a fé (v.24); porque as obras sucedem a fé.
Na prática quem crê verdadeiramente em Cristo: mortifica a sua natureza terrena para viver a nova vida que Cristo dá por meio da fé (Cl 3:5-17).


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário