Translate

sexta-feira, 15 de abril de 2011

VIDA CRISTÃ 11 - CRESCEI!

CRESCEI!

Hb 5:12


INTRODUÇÃO: Quando meus filhos eram pequeninos, minha esposa e eu os alimentávamos com leite. Conforme foram crescendo, passamos a dar papinhas. Nossos filhos ainda são pequenos, mas hoje damos para eles comida sólida. Leite e papinhas são bons para bebês. Conforme amadurecem, no entanto, eles devem passar para comidas sólidas. O mesmo acontece com o crescimento espiritual.

TRANSIÇÃO: O escritor da carta aos Hebreus estava preocupado com a falta de crescimento espiritual entre seus leitores. Ele escreveu: “Quando devíeis ser mestres”. Então observou: “Vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido” (Hb 5:12). Ele os alerta para que se deixem levar “para o que é perfeito” (Hb 6:1).
            COMO CRISTÃOS DEVEMOS CAMINHAR PARA A MATURIDADE ESPIRITUAL ATRAVÉS:

1 – Do uso dos dons espirituais (Ef 4:11-15)
            O texto nos diz que Jesus concedeu dons para cada individuo dentro do seu corpo. A Bíblia nos fala de diversos dons, temos relacionados na Bíblia mais ou menos 23 dons.
Neste texto Paulo nos fala que Jesus concedeu dons de apostolo, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Todos estes dons foram concedidos com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para a realização de seu trabalho dentro do corpo ou para o desempenho do seu serviço no corpo.
Para que a igreja cresça, para que cada membro cresça é necessário que a igreja seja carismática, isto é, que ela permita que cada dom flua com liberdade e responsabilidade que lhe é devida. Todos no corpo têm um dom e o líder da igreja (seja ele apóstolo, mestre, pastor, evangelista, profeta) deve fazer com que todos dentro do corpo exerça seu dom.
Baseado nas palavras de Paulo podemos afirmar que Jesus concedeu estes dons de liderança alistados no verso onze (Ef 4:11), com vistas, que estes lideres auxiliem os demais membros do corpo a usarem seus dons para o crescimento da igreja e não para serem dominadores do rebanho.

2 – Do exercício das lições aprendidas (Ef 4:17)
“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico, que não mais andeis como também andam os gentios na vaidade dos seus próprios pensamentos”.
Paulo esta dizendo que não podemos mais andar em nossas próprias vontades, não podemos mais viver para satisfação de nossos prazeres somente. A ordem “não mais andeis” nos chama a atenção para que vivamos no exercício das lições aprendidas. Veja a pratica disso nos versículos 25-32.
Jesus nos diz que devemos (Lc 6:27-31). Quando praticamos os mandamentos de Jesus é que crescemos e também demonstramos nosso amor por Ele (Jo 14:23).
A prática do ser cristão é que nos faz crescer como cristãos.
O NOVO NASCIMENTO NÃO DEMORA MAIS QUE UM INSTANTE, MAS A MATURIDADE ESPIRITUAL LEVA UMA VIDA INTEIRA.

CONCLUSÃO: Crescei através do uso dos dons que Jesus lhe concedeu e através da pratica de vida cristã.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário