CONSIDERAI SUAS ATITUDES
AGEU
INTRODUÇÃO: Você já parou para pensar que muitas das coisas que acontecem em sua vida são conseqüências do que você faz e fala?
Muitas vezes vemos o quanto as pessoas nos fazem mal, mas não vemos o quanto nós fazemos o mal aos outros. Sentimos-nos irritado quando o vizinho coloca o som alto, quando o cão do vizinho late a noite inteira, e não percebemos que também irritamos o vizinho, que o nosso cão late durante a noite inteira. Precisamos parar e considerar nossas atitudes.
TRANSIÇÃO: Deus falou aos israelitas que retornaram do exílio (Babilônia) por intermédio de Ageu. Preste atenção que a palavra “considerai” aparece quatro vezes neste pequeno livro (Ag 1:5,7; 2:15,18).
1 – Não construa sua vida antes de restaurar sua relação com Deus (Ag 1:4-7)
a) Somos tendenciosos a nos preocupar com nossas necessidades antes de nos concertamos com Deus (Ag 1:4); O povo de Israel estava preocupado com suas necessidades de forma que a construção do Templo ficou parada (as ofertas cessaram, os dízimos cessaram) – Deus ficou em segundo plano.
b) Deus nos manda olhar para trás para vermos o quanto nosso trabalho tem sido em vão sem Ele (Ag 1:5,9). O castigo de Deus ter sido colocado em segundo plano é a escassez (a falta da benção de Deus);
c) Ele nos convida a restaurarmos nosso relacionamento com Ele (Ag 1:8).
2 – Deus nos convoca a termos coragem Nele (Ag 2:1-9)
a) Quem viu a igreja há tempos atrás (Ag 2:3)? Sei que alguns me contam que alguns anos atrás a igreja era animada, o povo subia no monte para orar, os jovens eram mais animados, etc.;
b) Pois eu digo em nome do Senhor Jesus, que a segunda glória será maior do que a primeira;
c) Agora é hora de você tomar uma atitude à a atitude de participar, e, de ser um incentivador dos trabalhos da igreja, a atitude de perdoar – chega de complicar a vida, chega de arrumar desculpas para não perdoar, simplesmente perdoe – não importa o que falaram, não importa o que te fizeram, perdoe. Jesus te perdoou e continua te perdoando apesar de tantas atitudes erradas que você faz e toma, ele continua acreditando em você. Acredite na mudança das pessoas, invista na mudança delas e na sua perdoando;
d) Deus te convoca para que você tenha animo Nele. Não diga que está cansado e desanimado. Deus te restaura e te dá força. Ele convocou Zorobabel e Josué e todo o povo (Ag 2:4); hoje ele nos convoca a uma nova aliança.
CONCLUSÃO: Deus quer fazer coisas grandes em nosso meio, mas é preciso que nós tomemos uma atitude de ousadia no Senhor. As coisas muitas vezes não acontecem como queremos porque não plantamos o que queremos. Mude de atitude nessa noite, lute para que nossa igreja seja mais avivada, abrace a todos os irmãos sem distinção, abrace todos aqueles que nos visita sem distinção, faça paz e não faça guerra, conte até 10 antes de falar mal de alguém, peça perdão aqueles a quem você feriu, mude de atitude e as coisas mudarão ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário