Translate

quarta-feira, 11 de maio de 2011

MEDITAÇÕES 19 - QUEM ESTÁ NO CONTROLE?

QUEM ESTÁ NO CONTROLE?

Rm 6:1-14


INTRODUÇÃO: Todos nós, por natureza, temos o desejo de controlar nosso mundo. Desde a infância começamos a nos tornar independentes, tentando controlar as circunstâncias, o futuro, as pessoas – e até Deus, como se pudéssemos. Quando não conseguimos, acabamos frustrados, hostis e críticos.
            Nossa necessidade de estar no controle tem suas raízes no amor-próprio excessivo. Por exemplo, quando as pessoas que amamos ficam doentes, nós sempre queremos que elas fiquem boas logo para podermos descansar, sem precisarmos nos preocupar com elas. “No final das contas, nós somos loucamente apaixonados por nós mesmos”.

TRANSIÇÃO: Neste capítulo de sua carta aos Romanos, Paulo, pergunta se podemos continuar a viver no pecado? Sua resposta é não. Dentro deste mesmo principio eu pergunto se podemos continuar vivendo controlando nossas vidas? Alguns versos deste capitulo será útil para responder esta pergunta.

1 – Fomos, pois sepultados com Cristo na morte (v.4)
            Isso implica dizer que morremos com Cristo. Se morremos nossa vida já deixou de existir. Mas se você continua sendo o senhor da sua vida, algo está errado. Você realmente não morreu, seu “eu” não foi sepultado direito.
            O pecado não pode continuar reinando sobre sua vida (v.6). O maior pecado é pensarmos que podemos viver independentes de Deus. Quando vivemos independentes de Deus, caímos nas obras da carne (Gl 5:19-21) e Paulo diz que os que estão sujeitos à carne, são inimigos de Deus (Rm 8:7-8).

2 – Estamos vivos em Cristo para Deus (v.11)
Paulo nos ensina que assim como Cristo foi ressuscitado para Deus, nós também somos ressuscitados em Cristo para Deus.
Nossas vidas já não são mais nossas. Morremos quando aceitamos Cristo em nossas vidas, e fomos ressuscitados Nele para novidade de vida (v.4). A novidade é exatamente o fato de que não pertencemos mais ao pecado, nem a nós mesmos, pois o pecado é que nos faz viver egocentricamente; mas pertencemos a Deus e vivemos para Deus.
Quando somos batizados estamos declarando conhecer esta verdade. O batismo é um sinal de que essa verdade já aconteceu em nós.

CONCLUSÃO: Estar sob o controle de Cristo é desfrutar a verdadeira liberdade.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário