Translate

terça-feira, 3 de maio de 2011

MEDITAÇÕES 12 - O AMOR QUE NÃO FALHA

O AMOR QUE NÃO FALHA
Jo 11

INTRODUÇÃO: Existe um cântico que diz: “ainda que meus sentimentos digam não, sei que tu estas comigo”. Muitas vezes nos sentimos assim, nossos sentimentos dizem que Jesus nos abandonou, nossa fé parece ter se acabado, a esperança parece ter ido embora. Isso acontece porque sempre esperamos que Deus responda prontamente, responda imediatamente as nossas orações. Embora Jesus nem sempre age quando e como esperamos o seu amor nunca falha. Gostaria de mostrar na Bíblia uma família que passou por este sentimento negativo.

1 – A doença ronda a casa de Lázaro, Marta e Maria (Jo 11:1-2)
            Lázaro estava enfermo e suas irmãs estavam muito preocupadas com a saúde dele. Elas perceberam que a enfermidade de Lázaro o estava levando a morte. Marta e Maria eram mulheres tementes a Deus, e adoravam a Jesus, reconheciam que Ele era o Messias esperado para trazer justiça, paz e alegria a Israel (Jo 11:27).
As doenças, os sofrimentos fazem parte da vida e mesmo os crentes estão passivos aos sofrimentos, que este mundo sujeito ao pecado, nos subjugou.
Muitas vezes a doença esta rondando nossas casas, nossas vidas. A doença se manifesta em nossas casas destruindo: casamentos, relacionamentos entre pais e filhos, os frutos do nosso trabalho, a nossa saúde, nossos sonhos, etc.

2 – Marta e Maria mandam chamar a Jesus (Jo 11:3)
Marta e Maria fizeram a coisa certa, mandaram chamar a Jesus. Veja como mandaram chamar a Jesus: “aquele a quem amas”. Podemos concluir que Lázaro era muito amigo de Jesus. Se havia alguém que podia salvar a Lázaro este alguém era Jesus. Marta e Maria sabiam disso por isso mandaram chamá-lo e também sabiam que Jesus amava muito a Lázaro (Jo 11:5), por isso esperavam que Ele viesse imediatamente, esperavam que Ele deixasse tudo o que estava fazendo para vir salvar a Lázaro.
A Palavra de Deus diz que Jesus nos ama (Jo 15:9), e que ele nos tem como amigo (Jo 15:15). Assim como Marta e Maria devemos correr para Jesus, devemos buscar sua ajuda para que nossos casamentos sejam curados, os relacionamentos dos pais e filhos sejam restaurados, para que os frutos de nosso trabalho sejam abençoados, para que tenhamos saúde, etc.
Contudo quando oramos agimos sempre como Marta e Maria esperamos que nosso grande Pastor e Amigo Jesus Cristo nos atenda prontamente, nos responda imediatamente a tudo quanto lhe pedimos.

3 – Nem sempre Jesus age com a rapidez que esperamos (Jo 11:6, 17)
Essa é outra lição dura para nós. Sempre esperamos respostas imediatas, mas nem sempre Deus nos responde imediatamente. Jesus ficou dois dias ainda no lugar onde estava. Quando Jesus chegou onde Marta e Maria se encontravam Lázaro já estava há quatro dias sepultado.
Devemos reconhecer que o tempo de Deus não é nosso tempo, que as horas do relógio de Deus não andam como as horas do nosso relógio.
Independente do tempo que esperamos, não podemos perder a fé, a esperança; pois Deus há seu tempo cumprirá sua Palavra. O amor de Deus não falha.

4 – Nem sempre a doença que nos atinge é para morte (Jo 11:4)
Essa é uma lição que muitos em nossos dias não aceitam, porque pensam que todo o mal desencadeia num ciclo de destruição sem fim. Não vêem no mal, nas crises e nos erros oportunidades de crescimento, de mudarem suas posições e a história de suas vidas. Jesus sabia que o mal que estava sobre Lazaro poderia ser usado para uma grande lição para a humanidade. Jesus viu na doença de Lazaro a oportunidade de glorificar o Pai. As pessoas se esquecem que Deus é soberano sobre tudo, e que Ele usa o mal muitas vezes para manifestar Sua glória. Embora Jesus amasse Lázaro, Ele sabia que devia deixar Lázaro padecer, pois Deus seria glorificado com aquela enfermidade. A doença de Lázaro fazia parte do plano maior de Deus, onde Jesus poderia mostrar ao mundo que Ele tinha poder sobre a vida e a morte.
Muitas vezes a hemorragia em nosso casamento não é para a morte, mas para aprendermos a viver como casal. Este mal pode se tornar em bênção se aplicarmos os princípios de Deus em nosso casamento. Ao chamarmos Jesus para curar nossos casamentos, nossas relações com os filhos, devemos compreender que somos chamados a aplicar os princípios bíblicos em nossas vidas, de forma que Deus então nos abençoará e nos levará a restauração de nosso casamento, da família, da saúde, do financeiro, etc. Na restauração Deus estará sendo glorificado. Deus nunca deixa de nos amar, o sofrimento pode ser um meio de Deus manifestar seu amor para nos ensinar e ao mesmo tempo manifestar Sua glória.

5 – Marta e Maria não compreendiam o plano de Deus (Jo 11:21,32)
As duas irmãs se encontravam tristes com a morte de seu irmão. Elas não conseguiam compreender os planos de Deus diante a situação que viviam. Tudo estava confuso para elas. Elas perderam seu protetor, seu irmão, seu amigo, estavam sozinhas numa sociedade machista. Que futuro aguardava para elas?
Ao verem Jesus manifestam sua profunda tristeza e desapontamento por ele não ter vindo no tempo em que elas o chamaram. Elas acreditavam que se Jesus tivesse vindo ver Lázaro enquanto ele estava vivo, Ele poderia tê-lo curado.

6 – Marta dá um sinal de fé e esperança (Jo 11:22)
Acredito que Marta estava totalmente confusa, seus sentimentos diziam não, sua fé dizia sim, seu raciocínio já não era tão lúcido neste momento de profunda dor. Entretanto ela é capaz de dizer a Jesus: “mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá”. Aquela manifestação de fé de Marta leva Jesus a dizer: “Teu irmão há de ressurgir”.
Marta recebeu uma resposta tremenda de Jesus, no entanto, ela pensou que Ele falava da ressurreição do último dia (Jo 11:24). Não podemos condena-la por isso, pois ressurreição não era algo natural para aqueles dias como não é em nossos dias. Será que não faríamos o mesmo? No entanto ela cria que Jesus poderia fazer algo impossível (Jo 11:40).

7- Jesus faz o impossível (Jo 11:40-44)
Jesus permitiu que a doença fosse até a última conseqüência na vida de Lázaro e Ele sofreu por saber que Lázaro havia morrido (Jo 11:35). Possivelmente gostaria que Lázaro seu amigo não precisasse passar pela morte. No entanto Jesus queria ensinar-nos algo muito importante com este episódio.
a)      Jesus viveu para glorificar o Pai e não o homem (Jo 11:4); e nós devemos viver para glorifica-lo;
b)      Jesus faz o impossível (Jo 11:43) e deixa o possível para os homens (Jo 11:39);
c)      Jesus ensina a todos que Ele tem o poder da vida e da morte (Jo 11:25-26).

CONCLUSÃO: Jesus nem sempre faz quando queremos e como nós queremos, mas faz no Seu tempo o melhor para nós. O amor de Jesus nunca falha. Jesus te ama e quer fazer o impossível por seu casamento, por seus filhos, pela sua vida profissional, em toda sua vida.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário