NÓS SABEMOS O QUE FAZER
Lc 12:35-48
INTRODUÇÃO: Aqueles que são pais, chefe ou responsáveis por outros, com certeza já viveram a experiência de verem seus filhos, empregados, subordinados fazendo algo que não deveriam fazer, e o pior, fazem muitas vezes sabendo que não podem fazer. Nossa atitude muitas vezes não é diferente desses.
TRANSIÇÃO: Nesta passagem Jesus está dizendo que o empregado sabe que deve esperar seu patrão voltar da festa de casamento para abrir-lhe a porta e recebe-lo. Feliz é o empregado que faz o seu dever, quer seu patrão demore ou não. O bom empregado estará sempre vigilante na espera de seu patrão.
Jesus usa esta figura para falar a respeito de nós seus servos, nós que sabemos o que fazer enquanto nosso patrão não vem e muitas vezes não fazemos.
Lc 12: 47-48 diz que o servo que sabia o que fazer e não fez será punido, e também diz que o servo que não sabia o que fazer e fez coisas dignas de reprovação também será punido. Por isso hoje quero lembra-los do que devemos fazer para sermos achados como servo fiel:
1 – Fazer o bem (Tg 4:17)
Sabemos que é errado caluniar os outros. Sabemos que é errado negarmos auxilio aos necessitados. Sabemos que não é certo mentir. Sabemos que devemos amar até os nossos inimigos. Sabemos que devemos perdoar a todos independente do pecado que tenha cometido.
Nós sabemos. Será que estamos sendo servos fiéis? Não adianta apenas saber, precisamos praticar o bem. Não adianta apenas saber o que é certo ou errado, devemos sempre escolher fazer a coisa certa.
Como Deus se agrada quando agimos como nós sabemos que deveríamos agir.
UM PASSO EM DIREÇÃO À OBEDIENCIA VALE MAIS DO QUE ANOS DE ESTUDO A RESPEITO DELA (Chambers).
2 – Em tudo dai graças (1 Ts 5:18)
Paulo tinha autoridade para dizer estas palavras, pois ele disse que passou por necessidades, por privações, mas também teve em abundancia (Fl 4:10-15). Não importa as circunstancias Deus não muda e deve ser sempre amado. Paulo amou a Deus e foi grato não somente nos momentos bons, mas também nos momentos difíceis.
O profeta Habacuque esperava a destruição de seu país pelos cruéis caldeus, cujo exercito fora convocado por Deus para punir o seu povo pelo desobediência e atos iníquos (Hc 1:5-6).
Ele disse: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor” (Hc 3:17-18).
Estas palavras não te fazem pensar se você tem sido verdadeiramente grato ao Senhor por tudo.
GRATIDÃO DEPENDE DO QUE ESTÁ NO SEU CORAÇÃO, NÃO NAS SUAS MÃOS.
3 – Anuncie o Evangelho (Rm 10:13-14)
Mc 16:15 – Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
Comece hoje. Lembre-se que amanhã pode ser muito tarde para você ou para àquele que está esperando ouvir o Evangelho através de sua vida.
4 – Orar sem cessar (1 Ts 5:17)
Jesus orava constantemente; At 2 – estavam reunidos em oração quando surgiu um som do céu como de um vento impetuoso e todos ficaram cheios do Espírito Santo (Pentecostes); At 4 – os discípulos de Jesus estavam reunidos em oração e novamente foram cheios do Espirito Santo; At 12:5 diz que a Igreja orava incessantemente; At 13 – Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres que estavam orando e jejuando quando o Espírito Santo veio e disse para que separassem a Paulo e Barnabé.
Na Bíblia e na história de Igreja as vitórias sempre nasceram da oração. A oração é a chave da vitória.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário