Translate

terça-feira, 10 de maio de 2011

MEDITAÇÕES 18 - QUANDO OS PROBLEMAS SÃO NOSSOS ALIADOS

QUANDO OS PROBLEMAS SÃO NOSSOS ALIADOS


INTRODUÇÃO: Alguma coisa hoje – tempo, saúde, dinheiro, oportunidade, pessoas – parece estar contra você. Às vezes é fácil sentir que tudo ou todos estão contra nós. Sabemos que devemos confiar em Deus, mas é difícil entender por que Ele permitiria que as circunstâncias se tornassem tão difíceis e confusas.

1 – A tribulação produz para nós glória eterna (2 Co 4:17)
Deus está falando para nós, através do apóstolo Paulo, que a tribulação é nossa aliada. A tribulação não existe para nos desfalecer, mas pelo contrário, ela produz para nós glória eterna. A tribulação está trabalhando a nosso favor, por isso pare de reclamar por estar vivendo tribulações, louve a Deus, pois você receberá mais glória nos céus.
Uma pessoa uma vez me disse: “quanto maior a tribulação, maior a benção”.
Precisamos aprender a olhar a tribulação de forma positiva. As dificuldades da vida que aqui passamos, serão recompensadas por Cristo Jesus na glória.
Na perspectiva de Deus nossos maiores desapontamentos, nossas maiores dores e tristezas são apenas temporárias (momentâneas). É difícil para nós aceitarmos isso quando estamos no meio de nossas provas, mas podemos confiar na Palavra do nosso amável e bondoso Pai.
Deus pega aquilo que parece ser contra nós e transforma em algo a favor de nossas vidas. Nunca se esqueça a tribulação é sua aliada, para fazer com que você possa receber grandes galardões nos céus, portanto enfrente-as com fé e coragem.

2 – A tribulação produz em nós perseverança (Rm 5:3)
A tribulação é uma realidade na vida de todo cristão, se apresenta de formas diferentes a cada um e se manifesta em toda história do cristianismo. O apóstolo Paulo quando ele diz: “se pacientes na tribulação...” (Rm 12:12). Isso significa que os cristãos daquela época também viviam grandes tribulações.
A tribulação é uma aliada para nossas vidas, pois produz para nós, não só glória para eternidade, mas perseverança para sermos vencedores nesta vida.
Você já conheceu alguém que é um vencedor e que não perseverou? Todas as histórias que conheço de pessoas que tiveram sucessos na vida, foram porque perseveraram em seus sonhos. Elas aprenderam a ser perseverantes nas tribulações da vida.
Moisés aprendeu a ser perseverante e foi sua perseverança que fez com que Deus não destruísse o povo, sua perseverança foi incentivadora para que o povo chegasse a terra prometida. Onde aprendeu a ser perseverante? No deserto onde viveu por quarenta anos. Moisés aprendeu que não adiantava fugir das dificuldades, mas era preciso enfrenta-las com fé e coragem.
Josué aprendeu com Moisés e foi perseverante, isto fica evidenciado em suas batalhas, após ter perdido uma batalha para a cidade de Ai, Josué ora a Deus, tira o pecado do meio do seu povo e volta a guerrear novamente contra Ai e sai vencedor. Ele não desistiu da sua luta, por causa de uma batalha perdida.

CONCLUSÃO: Aprenda a olhar a tribulação de forma positiva. A tribulação não existe para destruir, mas para fortalecer sua vida, para te moldar, para fazer com que você seja um grande guerreiro de Deus, um vitorioso sobre o reino das trevas, sobre um mundo que vive em trevas. A tribulação existe para forjar em você um caráter forte e santo.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário