PRONTOS PARA CRER
Jo 4:34-38
INTRODUÇÃO: Em nossos dias muitas são as pessoas que se encontram desanimadas, abatidas com a vida. Para muitos este mundo não tem solução, para muitos não há esperança. Diante tanto desapontamento há muitas pessoas que estão prontas para serem ceifadas, isto é, estão prontas para ouvir as boas-novas do Reino de Deus.
TRANSIÇÃO: Gostaria de ressaltar alguns pontos desta passagem de Jesus para nossas vidas.
1 – Os campos continuam brancos (v. 35)
Esta é a primeira lição que gostaria de ressaltar nesta noite. Talvez você ainda não tenha olhado para o mundo ao seu redor com uma visão missionária. Deus não parou de fazer missões. Todo o caos que atinge o nosso mundo, também serve para realizar os propósitos do nosso Deus, que é salvar o pecador.
Quando Jesus disse essas palavras, Israel, estava dominado pelo Império Romano. O povo de Israel pagava altos tributos para o Império. A vida deles não era fácil. A pobreza era marcante sobre todo o povo. Dentro de Israel existiam alguns partidos políticos que buscavam a libertação da nação. É neste quadro que Jesus disse: “Erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.
Existe alguma diferença desse quadro com o Brasil de hoje? A maioria dos brasileiros vive na pobreza. O povo paga a nação altos tributos, o que tem levado muitos a sonegarem. A vida não tem sido fácil para nós brasileiros. O partido que dizia que mudaria a história do Brasil tem encontrado dificuldades para cumprir sua promessa ou falta de vontade.
Portanto eu acredito que as palavras de Jesus servem para nós: “Erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.
2 – Os campos aguardam os ceifeiros (v. 37)
(Jo 4:34) Nesta passagem que acabamos de ler, Jesus, diz aos seus discípulos que Ele se alimenta em fazer a vontade do Pai. Jesus está dizendo que sua força, sua alegria, seu contentamento vem em cumprir a missão que o Pai lhe deu.
Jesus cumpriu sua missão, morreu por todos nós. Seu sangue pagou o preço de todo pecado, e agora todo o que Nele crê recebe a salvação. Ele semeou para todos nós a vida eterna, nos deixou a Palavra de vida, agora é tempo de ceifarmos o que Jesus conquistou na cruz. O que Jesus conquistou na cruz é libertação de milhões de vida da morte eterna.
O evangelho está sendo pregado por meio da televisão, por algumas pessoas em seus locais de trabalho, em pontos de pregação. No entanto, a grande maioria de nós, continua vivendo para si mesmo e não percebe que é tempo de colher.
Muitas pessoas buscam respostas para seus problemas, querem respostas para sua existência. Muitas delas já ouviram falar em Jesus, mas não de forma correta. Você pode ser a pessoa que ceifará esta vida para Cristo, se parar de olhar apenas para si mesma.
Jesus ao ver a multidão que o buscava disse que a seara é grande, mas poucos são os ceifeiros (Mt 9:37).
Qual é o seu alimento? Do que você tem se alimentado? Segundo o apóstolo Paulo à vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos (1 Tm 2:4) e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Você tem vivido para realizar esta vontade de Deus ou a sua própria vontade?
3 – Os ceifeiros serão recompensados (v. 36)
O texto nos diz que os ceifeiros recebem desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para vida eterna.
Acredito que somente os ceifeiros recebem a recompensa. Quem são os ceifeiros? são aqueles que testemunham de Cristo, que evangelizam, que proclamam o evangelho de Cristo para todas as pessoas. Os ceifeiros se envolvem nos projetos da igreja, os ceifeiros oram pelo avivamento da sua igreja, os ceifeiros não são apenas religiosos são comprometidos com a igreja. Estes desfrutam das bênçãos do Senhor aqui, agora e também tem galardões sendo amontoados no céu. Os ceifeiros recebem muitos galardões porque são injuriados ao proclamarem sua fé em Cristo (Mt 5:11-12); porque abrem as portas de seu lar para receberem os profetas de Deus (Mt 10:41-42); porque amam seus inimigos (Lc 6:35); porque estão constantemente pregando a Palavra de Deus (1 Co 3:8).
Aos ceifeiros cabe o hino “Conta as Bênçãos”. Se um dia você estiver cansado, exausto e não conseguir dormir, conte as bênçãos em vez de contar carneirinhos. Lembre-se do que você fez para o Senhor durante o dia: hoje deixei um folheto com o padeiro, falei de Jesus para o “fulano”, levei alimento na favela para a “fulana”, recebi uma oração poderosa na igreja, etc. Nós pensamos que bênção é ganhar, mas benção é dar. Quanto mais me dou mais receberei de Deus.
E muito melhor do que bênçãos terrenas, suas bênçãos são entesouradas no céu onde a traça e nem a ferrugem a destroem.
CONCLUSÃO: Há muitas pessoas esperando ouvir o evangelho, há muitas pessoas prontas para crer, portanto pregue o evangelho em tempo e fora de tempo e muitas bênçãos você receberá de Deus.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário