Translate

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MEDITAÇÕES 82 - CLAME AO SENHOR

Clame ao Senhor
Mc 10: 46-52

INTRODUÇÃO:
A nossa vida não se resume num mar de rosas. Todos nós sofremos sentindo os espinhos do dia a dia.
Nestes dias, ouvi dizer de uma família que tinha três filhos, dois meninos e uma menina. Certa vez quando um dos meninos, que tinha cinco anos, brincava com a irmã mais velha, foi empurrado sem querer por ela e bateu a cabeça no chão. Devido a essa batida, na cabeça do menino apareceu  uma mancha que crescia e inchava a cada dia. Seus pais, preocupados, o levaram ao médico urgentemente. Para surpresa de todos, foi constatado pelos médicos que o menino estava com um tumor incurável. Os médicos disseram para os pais que o menino iria ficar tetraplégico, retardado e dentro de pouco tempo iria morrer, por isso deveria ser internado. Porém os pais o trouxeram de volta para casa e, porque eram crentes, começaram a clamar ao Senhor sem parar. Mas, a situação do menino piorava a cada dia. Seu pai não agüentando mais ver o sofrimento do filho e a pressão da esposa e dos parentes para interná-lo, colocou-se na presença de Deus em oração e disse-lhe : “Ó Deus, tu sabes que tenho dito a todos que tu és um Deus que cura e faz milagres. Tenho colocado meu filho em tuas mãos a cada dia, já não agüento mais vê-lo assim, e a incredulidade dos meus familiares me incomoda. Até eu estou sendo desafiado a desacreditar no Senhor. Ou o Senhor é ou não é o Deus do impossível. Pai, se o Senhor não curar o meu filho, que entreguei nas tuas mãos, eu serei envergonhado, mas tu dividirás essa vergonha comigo. Eu serei conhecido como um homem que não tem fé e tu serás conhecido como um Deus que não ouve. Sinto muito por estar falando assim com o meu Deus, mas é o que sinto. Amém.”
A partir daquele momento aquela criança começou a se recuperar e ficou completamente curada.
Vejamos sobre um homem que também foi abençoado em Marcos 10 :46-52.

TEXTO : Marcos 10 :46-52

Este milagre ocorreu na última viagem de Jesus a Jerusalém na cidade de Jericó, ao ocidente do Jordão esta cidade ficava próxima de Jerusalém.
Para Bartimeu não havia solução humana. Sua doença incurável e sua condição miserável eram motivo para todos o desprezarem. Quando ele ouviu falar de um homem chamado Jesus, e que este realizava muitos milagres, estava passando por ali, a esperança nasce em seu coração fazendo-o se esquecer de sua miserável condição e de todos os que o rodeavam ; então, ele passou a clamar sem parar por aquele que certamente seria sua única solução. Por isso, tomando o exemplo de Bartimeu, quero te dizer :  Clame ao Senhor.

                                CLAME AO SENHOR

1-     COM FÉ  ( Marcos 10 :46-47 )

Fé significa confiança, segurança, certeza. Fé é a causa de nossas vitórias, pois jamais podemos clamar a Jesus sem fé.
Bartimeu estava no caminho mendigando e ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar com fé, pois cria que podia ser curado.
Bartimeu era cego no corpo, mas não na alma. Os olhos do seu entendimento estavam abertos, via que Jesus de Nazaré era a solução da sua vida. Ele nunca pôde ver os milagres operados pelo Senhor, mas ouvido a narração de milagres maravilhosos e passou a crer. Quando percebeu que o Nosso Senhor se aproximava, clamou : Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
Podemos ver em Romanos 10 :17 “Que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus”, e eu creio que foi o ouvir de Jesus que trouxe fé ao seu coração. Podemos ver um outro exemplo disso na mulher que sofria de uma hemorragia havia doze anos. ( Marcos 5 : 25-34 )
É interessante vermos que todas as pessoas que foram curadas, libertas, salvas por Jesus, precisaram Ter fé para serem abençoadas.
Amados, ainda que não vemos ao Senhor, tenhamos certeza de que ele nos ouvirá sempre que clamarmos com fé. Saiba que você precisa de fé, pois, “Sem fé é impossível agradar a Deus”. ( Hebreus 11 : 6 )

2-  COM PERSEVERANÇA ( Marcos 10 :48 )

Vemos nesse versículo que o cego Bartimeu foi perseverante naquilo que queria.
Perseverar significa persistir, permanecer firme num propósito em qualquer situação. No texto lido, vemos que Bartimeu fora repreendido por aqueles que estavam a sua volta para que se calasse, porém não se calou. Se outros não sabiam quão grande era a dor e a tristeza de ser cego, ele sabia.  Se os outros pensavam não valer a pena se esforçar, ele pensava diferente. Não se importou com as repreensões dos que estavam a sua volta, nem fez caso do ridículo que a sua importunação podia lhe trazer, porém, cada vez clamava mais , persistindo em seu clamor, obteve o que o seu coração desejava e recebeu a cura.
Ele conseguiu ver através da cegueira a sua situação ser mudada por Jesus, graças a sua perseverança.
Jacó também perseverou, lutou com o anjo até a manhã seguinte e foi abençoado, como em Genesis 32 :24
Conheci uma jovem na casa de recuperação que estava sendo grandemente trabalhada por Deus. Ela não conhecia seu pai, mas orava constantemente para conhecê-lo, pois esse era o maior desejo da sua vida.
 Depois de alguns meses, ela saiu da casa de recuperação e foi convidada para dar seu testemunho numa rádio, após Ter contado como Deus transfomara sua vida, ela falou sobre seu desejo de conhecer o pai e imediatamente o locutor da rádio mencionou o nome dela e de seu pai, apelando para que se ele estivesse ouvindo ou alguém que o conhecesse, entrasse em contato pelo telefone da rádio ou fosse até o endereço que ela deixara para contato.
Passado alguns dias, seu pai a procurou. Seu desejo de conhecer o pai foi honrado por Deus por causa da sua perseverança em buscar ao Senhor. Aleluia !
Portanto irmãos, assim como Bartimeu, não devemos nos importar com o que os outros pensam ou dizem ao nosso respeito para nos desanimar e nos fazer desistir. Devemos perseverar firmes no propósito que cremos que Deus tem para nossa vida. Não devemos olhar para as circunstâncias que nos cercam, nem desistirmos quando tudo parecer estar contra nós. Mas, em meio a tudo isso, sejamos perseverantes em clamar Àquele que pode mudar todas as situações de nossa vida.

3- COM SINCERIDADE ( Marcos 10 : 51 )

Neste texto vemos a sinceridade de Bartimeu, quando Jesus lhe dirige a pergunta : “O que queres que eu te faça ? “
Bartimeu podia muito bem Ter pedido outras coisas, pois suas necessidades eram muitas, ele não tinha emprego, dinheiro, roupas, ele era mendigo, porém foi sincero e objetivo naquilo que queria. Jesus viu sua situação e sua sinceridade e respondeu à sua necessidade.
O maior exemplo de sinceridade temos na oração de Jesus no jardim
Getsêmani. ( Mateus 26 : 38-39 ).
Um roqueiro recém chegado na casa de recuperação, estava insatisfeito de tanto comer giló nas refeições, no almoço e no jantar era só giló. Passados alguns dias, ele foi reclamar com o pastor da casa de recuperação e disse que estava enjoado de comer giló e que gostaria de comer um “arroizinho branco com franguinho a passarinho “. O pastor o mandou falar com Deus sobre o assunto e ele foi, entrou no quarto e orou a Deus dizendo que queria comer “arroz branco e frango a passarinho “. Ele foi sincero e específico diante de Deus.
Naquele mesmo dia vieram alguns soldados do exército que fica perto da casa de recuperação e trouxeram muito arroz branco e bastante frango a passarinho, que havia sobrado de uma festa militar feita no quartel. Enquanto ele contemplava o descarregamento da comida, as lágrimas lhe escorriam pelo rosto e em seu coração ele não parava de agradecer a Deus, pois o Senhor estava respondendo diante dos seus olhos o seu clamor feito com sinceridade.
Irmãos, ter um relacionamento sincero com Deus, não significa procurar palavras bonitas para orar ou fazer rodeios para falar com ele. Significa ser transparente, verdadeiro, autêntico em seu clamor.
Irmãos, hoje não é diferente dos dias de Bartimeu. Precisamos ter consciência da real oposição do diabo e do mundo, que constantemente estão tentando nos intimidar diante das circunstâncias da vida, nos dizendo que não podemos, que somos fracos, que estamos só. Mas, é nessa situação que devemos nos levantar e clamar ao Senhor com fé, crendo que Ele nos ouve e pode resolver qualquer problema e mudar qualquer situação por mais difícil que seja.
Consideremos a nossa vida, como temos agido diante das dificuldades ? Será que temos clamado com fé ao nosso Deus ? Como vimos, “Sem fé é impossível agradar a Deus “ (Hb. 11 :6 ) , temos sido perseverantes em nosso clamor, como foi Bartimeu ?  Jesus disse : “Na perseverança possuireis as vossas almas. “ (Lc. 21:19)
Em Romanos Paulo diz: “... Sejam perseverantes na oração. “( Rm. 12:12 ). Será que o nosso clamor tem sido feito em verdade e sinceridade, ou apenas com palavras bonitas mas vazias.
Muita atenção ! Eu e você temos que ter consciência de que precisamos clamar ao Senhor corretamente. Com fé, com perseverança e com sinceridade, para podermos ter de Deus as bênçãos que desejamos e as vitórias que precisamos.

                                                           Silvana Ap. Lima de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário