O HOMEM QUE VÊ O SENHOR
Is 6:1-8
Assim como o que Beethoven significa no campo da musica, o que Shakespeare significa no campo da literatura, assim é Isaías entre os profetas. Como escritor transcende todos os seus companheiros profetas.
A condição social de Isaías parece ter sido elevada. Ele teve conversas familiares com os reis Acaz e Ezequias (7:37). Foi historiógrafo da corte da Judéia no Reinado de Jotão.
Isaías era casado (7:3), e tinha dois filhos. Sua mulher também possuía o Dom da profecia (8:3).
O período do ministério de Isaías encontra-se "nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias" reis de Judá. Começou sua carreira profética somente perto do fim do reinado de Uzias, ele continuo por cerca de 60 anos.
A tradição judaica diz que ele viveu até o Reinado de Manassés, sob quem sofreu um martírio terrível por resistir aos atos desse rei perverso, sendo colocado no tronco oco de uma árvore e depois "serrado em pedaços".
Isaías teve um encontro com Deus, e somente um homem que viu o Senhor poderia suportar tamanha perseguição e dor por fidelidade a Deus.
O homem que vê o Senhor
1º - Reconhece que o Senhor é Rei (v.1)
Do ponto de vista nacional foi uma época de opressão e caos. O Reino do norte havia-se deteriorado rapidamente depois do 'período áureo' de Jeroboão II.
Judá também declinará sob o reinado do idólatra Acaz. Muitas alianças foram estabelecidas com potências estrangeiras a fim de protelar a sujeição total à Assíria, potência em ascensão, que procurava engolir o Ocidente.
No meio de tudo isso o profeta Isaías tem uma visão e através desta visão ele reconhece que o Senhor é Rei.
Trono – soberania, poder, autoridade, reinado
Visão antes de Jesus se tornar homem. Visão semelhante teve o profeta Ezequiel.
Ez 1:25-28 – caí com rosto em terra
Ap 17:14
Jo 17:5
Fl 2:9-11
Mt 28:18
Quando olhamos para Jesus o que vemos?
Ap 1:12-18 – caí aos seus pés como morto. Esta é a visão que temos de ter de Jesus Cristo, a visão de um Rei que reina soberano, com poder e glória.
2º - Reconhece seu estado pecador (v.5)
Ex 3:5,6
Jó 42:5,6 – arrependido pelo que Deus revelará de si mesmo a ele.
V. 6,7 – Deus tomou a iniciativa de purificar o profeta.
Gn 3:15 – Deus tomou a iniciativa para salvar o homem desde a criação do mundo.
Fl 2:7,8 – a si mesmo se humilhou
Cl 2:14-15 – cancelou o escrito de divida que era contra nós.
3º - Reconhece sua posição de servo (v.8)
Somos servos e devemos fazer Sua vontade e obedece-lo.
1 Tm 2:4 – O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Rm 10:14 – Como porém invocarão aquele em que não creram? Como creram naquele de quem nada ouvirão? Como ouvirão se não há quem pregue?
Você tem visto Jesus como Rei? Você tem sido grato a Ele, pois Ele veio ao mundo para te purificar de todos os seus pecados e te dar salvação? Você o tem servido em obediência? Você tem pregado sua palavra conforme ele ordenou?
Precisamos reconhecer que Jesus é Rei sobre nossas vidas, que somo pecadores e que só somos salvos por causa da sua graça e que se estamos neste mundo é para servi-lo com amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário