Translate

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MEDITAÇÕES 94 - O QUE SIGNIFICA OUVIR A VOZ DO SENHOR

O QUE SIGNIFICA OUVIR A VOZ DO SENHOR

Dt 28:1,2


Todos conhecem este texto por causa das grandes bênçãos que Deus cita nesta passagem para o seu povo.
Deus promete ao povo abençoa-los de tal forma que a nação de Israel seria exaltada sobre todas as nações. Contudo para que estas bênçãos alcançassem o povo era necessário que eles dessem ouvido a palavra de Deus.
A palavra de Deus diz: "Se ouvires..."
Analisando o contexto desta palavra veremos que Moisés se refere a dar ouvido as palavras da lei, da qual Deus havia dado por intermédio dele.

Dar ouvido a palavra:
1º - É uma atitude interior
As vezes achamos que ouvir a voz de Deus é ouvir uma voz audível, como ouvimos a voz de nossos amigos ou pensamos que é ouvir uma voz no nosso interior falando o que devemos fazer ou não fazer. Não que Deus não possa falar de tal forma conosco. Mas Moisés estava falando para que eles dessem ouvido a voz de Deus, para que ouvissem a palavra de Deus, isto é, para que dessem valor a palavra de Deus, dessem valor aos mandamentos de Deus. Isto descreve uma atitude interior deles para com a palavra.

Pv 4:20,21 – Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina o teu ouvido.
            Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais intimo do teu coração.
Inclina o teu ouvido fala de uma atitude nossa. Não os deixe apartar-se dos teus olhos, se refere aos ensinamentos que foram escritos.
            Inclinar é dar valor a palavra de Deus, inclinar é reconhecer a grandeza da palavra de Deus.

Ec 5:1-3 – Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
            Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu na terra; portanto sejam poucas as tuas palavras.
            Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.

2º - Ouvir está associado em cumprir.
Quando Deus fala em ouvir, Deus está falando também em cumprir. Ouvir está ligado com a atitude de resposta da pessoa a palavra. Se ela vai obedecer ou não. Eles ouvindo aquela palavra, guardando e tomando o cuidado para cumpri-lá, as bênçãos de Deus os alcançariam.
Muitos não conseguem achar o lugar de descanso, muitos crentes vivem moribundos, vivem com o semblante caído, vivem reclamando da vida; porque não deram ouvidos a palavra de Deus.
Aceitaram a Jesus, crêem em Jesus como seu salvador, mas não aprenderam a dar ouvido a sua palavra.
Muitos vivem apreensivos, ansiosos, preocupado com o que vão vestir, ou com o que vão comer.
Contudo a palavra diz: "se ouvires...virão sobre ti todas estas bênçãos..."

2.1 – Se você cumpre a palavra as bênçãos vem sobre tua vida
É verdade que a palavra diz também que passaremos tribulações, que seremos perseguidos por causa do nome do Senhor. Não estou dizendo que você não terá lutas e provas, mas o que estou dizendo é o que Jesus disse: "Tende bom animo eu venci o mundo".
O texto nos diz aqui que as bênçãos relacionadas no texto virão sobre tua vida. Esta promessa não é somente para o velho testamento, para a velha aliança, esta promessa é para você hoje.

Mt 6:25-34 Com relação a ansiedade
            Esta registrado as palavras de Jesus referente a preocupação do homem com o que comer e como o que vestir? Duas necessidades básicas dos seres humanos.
            Jesus pergunta: Porque se preocupais com o que haveis de comer e com o que haveis de vestir?
            Ele olha para as aves do céu, e, diz para o homem que Deus as alimenta e que nós homens valemos mais que as aves do céu. Ele estava dizendo que Deus se preocupa muito mais conosco do que com as aves do céu. E por fim Ele diz o seguinte:
Mt 6:33 – buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.
            Dê ouvido a esta palavra, busque em primeiro lugar o Reino de Deus, e as suas necessidades biológicas, materiais, físicas, Deus cuidará.
            Se ouvires a voz de Jesus estas bênçãos te alcançaram, elas serão acrescentadas em sua vida por iniciativa do próprio Deus.
            Vamos comparar esta palavra como a Dt 28:2. Ouvir em Dt é cumprir, é se inclinar, é se submeter as leis de Deus.
            As palavras de Jesus, narrada por Mateus, onde ele diz buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, significa se inclinar e se submeter a vontade do Rei, isto é, a vontade de Jesus o Rei dos reis, o homem que também é Deus.
           
Pv 28:9 – O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.

Conclusão: Amados também nós podemos vencer o mundo se dermos ouvido a   palavra, se inclinarmos os nossos ouvido a palavra. Todas  estas bênçãos virão sobre você, todas as suas necessidades serão supridas por meio de Cristo Jesus.


Dê ouvido a voz de Deus que se manifesta pela Palavra (Bíblia).

1)     Quando dizes: "Não posso resolver as coisas".
Deus te diz: "Eu dirijo os teus passos" (Pv 3:5,6).

2)     Quando dizes: "É impossível".
Deus te diz: "Tudo é possível" (Lc 18:27).

3)     Quando dizes: "Estou muito cansado".
Deus te diz: "Eu te darei descanso" (Mt 11:28-30).

4)     Quando dizes: "Eu não posso fazer".
Deus te diz: "Tudo podes fazer" (Fl 4:13).

5)     Quando dizes: "Não mereço perdão".
Deus te diz: "Eu te perdoou" (1 Jo 1:9).

6)     Quando dizes: "tenho medo".
Deus te diz: "Não temas, Eu estou contigo" (Is 41:10).

7)     Quando dizes: "Me sinto só".
Deus te diz: "Não te deixarei, nem te desampararei" (Hb 13:5).

8)     Quando dizes: "Ninguém me ama".
Deus te diz: "Eu te amo" (Jo 3:16).

9)     Quando dizes: "Não sei como seguir".
Deus diz: "Eu te ensinarei o caminho" (Sl 32:8).

10)  Quando te perguntas: "Que caminho me conduz a Deus?"
Deus te diz: "Meu filho amado Jesus Cristo" (1 Tm 2:5).

11)  E quando quiseres saber tudo o que Deus quer dizer.
Leia a Bíblia (2 Tm 3:15-17).



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário