Gostaria apenas de dizer que os padrões que aqui estudaremos se baseia no conceito convencional que temos de família (Pai, mãe e filhos).
Compreendo que hoje existe novos conceitos de família, com novas dificuldades e desafios. Espero em breve poder trazer um estudo que alcance esses novos modelos de família.
Todo ser humano precisa de um ponto de referência que lhe sirva, ao mesmo tempo, de apoio e diretriz. Assim sendo, a família como círculo relacional mais significativo para o indivíduo, torna-se esse ponto de referência. É a família que deve oferecer ao indivíduo a confiança básica com a qual enfrentará todos os problemas e dificuldades da vida. É portanto, no contexto da família onde o indivíduo, em condições normais, forma as atitudes básicas que determinarão seu modo de conduzir-se diante da sua própria realidade social e até mesmo diante de valores transcendentes à existência material. A família é, portanto, a plataforma, o ponto estratégico que serve de base e de direcionamento da vida do indivíduo em todas as áreas do viver.
A sociedade humana para poder existir, requer certo grau de organização, pois sem ordem a sociedade humana se transforma num caos insuportável. De todas as instituições sociais responsáveis pela organização da sociedade, nenhuma é mais importante do que a família. É a família a principal responsável pelo processo de socialização do ser humano. É ela que prepara o homem para todos os tipos de inter-relação significativa no contexto social. À família tem sido legada a responsabilidade da preservação dos valores sociais, morais e espirituais, que tem por finalidade orientar e formar as pessoas. Na medida em que a família perde sua identidade, os reflexos deteriorativos são evidenciados na sociedade.
Através dos ensinos da Bíblia Sagrada, compreendemos que a família é uma instituição profundamente religiosa. As referencias bíblicas indicam esta realidade: Gênesis 2:8-25; Efésios 5:22-33; 6:1-4; Colossenses 3:18-21; 1 Pedro 3: 1-9. Existe uma relação muito intima entre a família e a igreja. Os problemas da família afetam a igreja. E a verdade contundente é que uma igreja não pode ser forte se as famílias que a compõem são fracas e desajustadas moral, emocional e espiritualmente.
Situação atual – Fenômenos ingerentes (intervenção)
Com o capitalismo veio a tecnologia e juntamente com esta o consumismo. O capitalismo gerou um processo que temos chamado de "globalização". Este fenômeno abriu a sociedade à influência de outras culturas.
De fato, isto tem significado uma mudança radical nas relações humanas a nível de "consumismo" e a nível de "objetivo". A "transitoriedade" e o "ter mais" parecem substituir a "permanência" e a "realização do ser".
Em segundo lugar, destaca-se o fenômeno da "secularização". Este fenômeno está ligado ao primeiro. Veio assegurado na corrente da ciência. Isto significou a "relativização" dos valores absolutos, reduzindo alguns componentes da pessoa – como a sexualidade, que antes era regida de uma maneira absoluta pela religião - à uma condição simplesmente "humana" e "normal". Isto, de alguma maneira, tem provocado a comercialização da sexualidade, que tem ficado divorciada do "compromisso" e do "imprimatur" (marca) da fé, e tem sido vinculada com a "humanidade" e com a "felicidade".
Um terceiro fenômeno, também parente dos anteriores, é a ingerência dos movimentos de liberação (feminina, homossexuais, etc.). Tudo isso tem desestruturado as famílias e em conseqüências desestruturando sociedades inteiras.
Diante a importância da família para o indivíduo, para a sociedade e para a igreja iniciaremos nosso estudo a partir da relação conjugal, pois não se constrói uma família saudável sem que este relacionamento seja fortalecido.
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela". I. Viu Deus que o homem estava só.
A) Deus - O arquiteto da Família.
Salmo 127:1 -
Gênesis 2:18-25 - "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o Senhor Deus, formado da terra todos os animais do campo, e todas as aves do céu, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves do céu, e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu: tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher, e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se á varoa porquanto do varão foi tomada. Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam".
O casamento é uma instituição divina.
B) A solução da solidão. Gênesis 2:18-23.
"disse mais o Senhor Deus: não é bom"
"que o homem esteja só"
far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea"
"Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu"
"Tomou uma das costelas e fechou o lugar com carne"
"e a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe"
"E disse o homem: esta afinal"
"é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa porquanto do varão foi tomada"
(Pv 18:22). O casamento visa a felicidade do homem e da mulher.
O que acha uma esposa acha o bem, e alcançou a benevolência do Senhor
C) Quatro bases para o casamento cristão. Gênesis 2:24-25.
1) O "Deixar" - "Por isso deixa o homem pai e mãe".
É um deixar geográfico – "quem casa quer casa";
É um deixar financeiro – se auto-sustentar;
É um deixar emocional – rompimento psicológico – assumir sua própria vida;
É um deixar para o noivo e a noiva – viver para o seu cônjuge;
É um ato público – um compromisso com seu cônjuge diante a sociedade;
Produz um contexto para o crescimento – marido e mulher terão um novo caminho a percorrer;
Implica que a dependência entre pais e filhos é temporária.
2) O Compromisso - "se une a sua mulher".
É um relacionamento permanente – Vivemos numa sociedade onde a instabilidade no casamento é o que há de mais comum. As pessoas estão se separando e passando de um casamento para outro como se fosse algo normal.
É um relacionamento monogâmico – com uma só esposa – Os meios de comunicação veiculam as maiores aberrações em termos de filosofia de vida. A imoralidade, a traição, a infidelidade e o sexo fora do casamento são comportamento condenados por Deus (1 Co 6:9-10).
É um relacionamento exclusivo entre homem e mulher – Heterossexual – qualquer outra forma de relacionamento recebe a condenação de Deus (Lv 18:22; Rm 1:26-27).
3) A unidade - "tornando-se, os dois uma só carne".
Para haver unidade, são necessárias duas pessoas.
Não significa que cada um perca a sua identidade.
Não significa que o mais fraco seja dominado pelo mais forte.
Cada um continua sendo o que é, e muito mais, por ser complementado pelo outro.
Durante o período de namoro e noivado a unidade espiritual deve ser desenvolvida.
É uma expressão física.
* Uma mútua entrega – onde um vive para o outro, um compartilhar de todas as circunstâncias da vida.
4) A Intimidade - "ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam"
A intimidade espiritual.
A intimidade intelectual.
A intimidade emocional.
A intimidade física.
* O casal deve ter liberdade para expressar seus sentimentos um ao outro. Portanto o relacionamento deve se caracterizar pela transparência.
3. A importância da família para a igreja
2. A importância da família para a sociedade
1. A importância da família para o individuo
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