Translate

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO 15 - NABAL E ABIGAIL

NABAL E ABIGAIL
1 Sm 25

NABAL
Nabal significa “insensato”. A Bíblia nos diz que ele era um homem duro e maligno (v.3). A dureza de seu coração o fazia ser um homem insensato. Nabal fez um trato com Davi (v.15) e depois desprezou a Davi (v.10).
Nabal ao desprezar a Davi colocou toda sua casa e a vida de seus servos em perigo. Sua falta de palavra iria levar todos a destruição.
Há muitos homens insensatos em nossos dias, homens que destroem suas famílias por causa de suas mentiras e de seus vícios. Pessoas que estão vendendo suas casas nas mãos dos agiotas, pessoas que estão perdendo sua família por causa de bebidas, drogas, adultério, sustentando amantes; pessoas insensatas que estão causando a morte daqueles que o amam. Quantas mulheres perderam o desejo de viver por que seus maridos são insensatos, algumas estão mortas emocionalmente, sexualmente e existem aquelas que acabam tirando sua própria vida física por não suportarem verem a pessoa que tanto amam destruindo tudo ao seu redor.
Se você é um Nabal, um insensato, desperta, acorda! Deus te ama, tem um projeto de vida para você. Há pessoas neste mundo que te amam e sonham em viver uma vida feliz com você. Há pessoas neste mundo que estão desejosas de verem você feliz. Não se deixe dominar por nada neste mundo, não deixe que o álcool te domine, que as drogas te domine, que tua carne te domine.
Jesus te ama e quer te salvar, Jesus quer que você seja feliz ao lado de sua mulher, dos filhos, dos amigos. Jesus te ajudará se você entregar tudo a Ele (Mt 11:28).

ABIGAIL
Esta era uma mulher sensata e formosa (v.3).
Quando o moço de Nabal veio e contou tudo o que havia acontecido a Abigail, imediatamente ela providenciou alimento para Davi e seus homens. Abigail agiu com rapidez de forma que tirou o mal que já estava determinado para sua casa, por causa da atitude insensata de seu esposo (vv.17-19,27-28,3235).
Abigail agiu sem que seu marido tomasse conhecimento do que ela fizera. O interessante nesta passagem é que embora Abigail não se submeteu a ordem do seu esposo, ela encontrou a benevolência de Deus. Abigail quebrou um principio, neste caso o de submissão, por um principio maior. Era melhor salvar as vidas de sua casa e de seus servos do que se submeter a uma ordem tola que iria destruir a todos.
Na ética percebemos que há uma hierarquia de princípios onde o amor a Deus é o principio maior; e aquele que ama a Deus ama o próximo, ama a vida. “Pois Deus amou o mundo (a humanidade)...”.
O sacerdote Aimeleque deu os pães da preposição para Davi e seus homens que passavam fome, quando estes eram apenas para os sacerdotes; e o próprio Jesus nos diz que Deus aceitou a quebra daquele principio por um maior (Mt 12:4). O próprio Senhor Jesus quebrou a lei do sábado diversas vezes por um principio maior.
Isto não significa que não devamos guardar as ordenanças de Deus, contudo não podemos nos tornar insensatos, praticarmos as leis sem compreendermos a ética que está por trás de cada lei.
Seja uma mulher como Abigail. Seja sensata, temente a Deus, não se curve diante vontades tolas. Ore sempre pelo seu esposo, interceda por ele diante de Deus.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
24/01/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário