Translate

sexta-feira, 12 de abril de 2013

ARCA DA ALIANÇA 2 - A ARCA DA ALIANÇA E A IGREJA


A Arca da Aliança e A Igreja

 No Velho Testamento a Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus entre os israelitas. O poder de Deus, em várias ocasiões, manifestou-se poderosamente entre eles(Js 3.5,16; 6.11,12,13).
Deus ordenara a Moisés a sua construção, adotando-se um padrão por ele traçado, com indicação específica das dimensões e materiais a serem empregados em sua construção(Ex. 25.10).
Moisés em cumprimento a vontade de Deus a construiu com madeira de acácia e a revestiu de ouro puro, adotando-se as dimensões de dois côvados e meio de comprimento e um côvado e meio de largura e de altura. Considerando-se o côvado eqüivalente a 44,4cm, a arca possuía 111cm de comprimento e 66,6cm em sua largura e altura.


A arca possuía duas varas de madeira de acácia, revestidas de ouro puro, anexadas nas quatro argolas, facilitando a locomoção da mesma, a cargo dos levitas(Êx 25.10 a 15).
No interior da arca encontrava-se uma urna de ouro, contendo a vara de Arão que floresceu, o maná de Deus, o qual serviu de alimento ao povo no deserto e as tábuas da aliança(Hb 9.4).
Sobre a arca estava o propiciatório, servindo como cobertura ou tampa da arca, também de ouro puro. Nas extremidades do propiciatório estavam dois querubins de ouro, os quais com suas asas cobriam o mesmo e suas faces olhavam para o propiciatório(Êx 25.17 a 21).
Com a construção da arca e sua introdução no tabernáculo, Deus passou a falar a Moisés de cima do propiciatório: "Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel"(Êx 25.22).
Feita estas considerações iniciais, faz-se necessário relacionar as simbologias de alguns elementos constitutivos da arca da aliança e suas relações com a igreja do Senhor Jesus Cristo.
A arca de Deus, como dissemos anteriormente, era um símbolo de sua presença entre os Israelitas. Deus não poderia ser representado por estátuas de madeira, barro, ouro, prata, etc., como faziam os habitantes de Canaã, em relação aos seus deuses.
Deus apresentara-se a Moisés no deserto, como EU SOU(YHWH), ou seja, "AQUELE QUE É", não havia uma imagem figurativa de sua aparência física, na qual o povo pudesse identificar o Deus de Israel.
Os israelitas não entenderam, desde o princípio de sua chamada no Egito, a razão pela qual Deus não poderia ser identificado com imagens, pois, era um povo, ainda, sem uma comunhão íntima com Deus, o que levou posteriormente a exigir de Arão, irmão de Moisés, um bezerro de ouro a fim de adorá-lo, desprezando o Deus verdadeiro, advindo daí, a ira de Deus sobre os desobedientes.
Deus, no entanto, utilizou-se de um instrumento de madeira, de forma retangular, não para ser adorado, mas como símbolo que evidenciava a presença Dele entre os Israelitas.
Símbolo este que faz referência ao corpo de Cristo, que é sua Igreja, razão pela qual faremos uma análise bíblica, centrados nos elementos: madeira e ouro existentes na constituição da arca e seus significados para Igreja de Cristo, deixando para uma outra oportunidade a análise de outras tipologias, concernentes ao mesmo tema.
Nós somos esta arca pela qual o Espírito se manifesta.
E assim como ela fora construída com madeira de acácia, a indicar sua transitoriedade, fragilidade, própria da madeira, cujos elementos constitutivos se corrompem com o tempo; nós, membros do corpo de Cristo, arca de Deus, depositários do seu Espírito Santo, estamos sujeitos as fraquezas, limitações, enfim, somos como a erva do campo que passa e já não há lembrança de sua existência(1Pe 1.24).
Mas, graças a Deus, o qual mediante Jesus Cristo, nos concedeu o seu Espírito Santo, simbolizado no ouro puro que revestia a arca da aliança.
O ouro é símbolo da permanência, eternidade, segurança, confiabilidade.
Os membros do corpo de Cristo, genuinamente convertidos, são santuários do Espírito Santo(1Co 6.19)
Disto decorre que a fragilidade humana, suas fraquezas, medos, inconstância, etc., é revestida da presença do Espírito Santo, o qual nos trás segurança, confiança, poder, autoridade, virtude, próprios do ouro puro, símbolo do seu Espirito, que em nós habita(Rm 8.26 a)
E não é sem razão, que o apóstolo Paulo recomenda a cada membro do corpo de Cristo, o cuidado com o seu corpo, pois, somos santuários do seu Espírito(1Co 6.12 a 20).
Sintetizemos ao que dissemos alhures sobre a arca da aliança e a igreja do Senhor a fim de esclarecermos quaisquer dúvidas.
A arca era constituída de madeira de acácia. Sabemos que a madeira é perecível, algumas mais resistentes e outras menos. Deus sabia disto e providenciou um outro elemento natural que revestisse a madeira da arca, no caso, o ouro puro, isto é importante, não havia mistura do ouro com outros metais. Disto decorre que a arca não se destruiria com a ação do tempo, pois, o ouro impediria a corrupção da madeira.
Madeira e ouro estavam assim unidos, formando a arca da aliança.
Ora, cada membro do corpo de Cristo é uma arca de Deus que compõe Igreja de Cristo. Como arca de Cristo estamos sujeitos à fraquezas, preocupações, ansiedades, medos, etc., próprios de natureza humana que em nós habita; o que nos faz pensar justamente na madeira da arca e sua perecibilidade.
Por outro lado, temos o Espírito Santos em nós. Ele nos ajuda em nossas fraquezas, temores, angústias, limitações; capacita-nos a realizarmos a vontade de Cristo, concede-nos seus dons espirituais, em fim, é o ouro puro, que torna nossa arca acabada e perfeita a fim de continuarmos úteis ao serviço do reino de Deus.
Eis pois, o significado bíblico da arca da aliança, concernente aos dois elementos constitutivos. A madeira, símbolo da natureza humana, e ouro, símbolo do Espírito Santo.
Em outra oportunidade falaremos sobre os outros simbologias referentes a Arca da Aliança.
Que Deus, na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário