Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ANTROPOLOGIA 12 - A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO

A corrupção do gênero humano
  • Falamos em aulas passadas que cada período em que Deus se relaciona e se revela ao homem, sempre termina com juízo de Deus. Vimos isso no primeiro período, quando após o pecado e queda do homem, o período chamado de inocência, terminou com o juízo da saída do homem do jardim do Éden. 
    Estamos estudando o segundo período, no qual o homem foi deixado para ser guiado pela sua própria consciência, e vimos que o homem se afastou mais ainda de Deus e veremos que esse afastamento culminará com o juízo do dilúvio. Sabemos da existência do dilúvio, mas qual o motivo real que levou Deus a executar o juízo do dilúvio? Como explicar a existência de gigantes no passado, como a Bíblia claramente relata? 
  • Estudamos em # Gênesis 3:15, após a queda do homem, que Deus deu ao homem a primeira profecia da vinda do Salvador, daquele que iria esmagar a cabeça de serpente; da vinda daquele que seria a “semente da mulher”, o qual nasceria de uma mulher virgem. E Satanás, a serpente, sempre visando atrapalhar o plano de Deus de salvação do homem, iria atacar com seu plano de contaminar a raça humana e tentar impedir o nascimento da “semente da mulher”.

# Gênesis 6:1~12
- V.8; “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor”, aleluia! Deus é fiel a Sua Palavra. Deus reserva sempre um remanescente para que a “semente da mulher” nasça. Satanás fez isso que lemos aqui para tentar impedir o nascimento do Salvador, mas Deus reserva um homem. Noé era justo e íntegro porque a graça de Deus o atingiu e ele foi preservado. A graça de Deus o atingiu.
a) Filhos de Deus e filhas dos homens.
  • Qual a 1ª coisa que precisamos fazer para entendermos este capítulo? É definir na Bíblia o que são filhos de Deus e o que quer dizer filhas dos homens; filhos de Deus e filhas dos homens.
  • Vimos na aula anterior que Caim saiu da presença do Senhor, se afastou definitivamente de Deus, bem como sua descendência. Vimos também que à Adão e Eva nasceu Sete em lugar de Abel, o qual gerou Enos e então os homens, a partir de Enos, sua descendência, começaram a invocar o nome do Senhor.
  • Se dissermos que os filhos de Deus são aqueles que crêem em Deus, que são salvos, vamos dizer para aquela época, os descendentes de Sete, e que as filhas dos homens são da descendência de Caim, vocês acham apoio bíblico para isso no texto que lemos? A resposta é não, pois não há nenhum indício. Porque não pode ser a descendência boa e a descendência ruim, olhando para o texto? Não pode ser, pois temos que “forçar” muito essa interpretação. Estamos dizendo isso, pois é uma interpretação ensinada oficialmente em muitas igrejas.
- V.1; “Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhos”; isso quer dizer o que está aí.
-V.2; “viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas”; será que Sete só teve mulheres? 


  • Outra interpretação é que os filhos de Deus eram todos os salvos, os que acreditavam em Deus, e as filhas dos homens os perdidos; isso também é ensinado.
  • Para interpretarmos assim, temos que sair da “literalidade” da Bíblia, teríamos que ter outra base para sustentar essas interpretações. Aí é dito nas igrejas: “isso também não tem importância, não é necessário estudar”. Mas nessa época temos que prestar muita atenção, pois, como estudamos, Jesus a compara com o que estamos vendo acontecer nos dias de hoje.
  • Então o que vemos aqui é que as mulheres eram mulheres. Agora, se os filhos de Deus eram os “mocinhos” da história, porque Deus ficou tão irritado, bravo, com isso que eles fizeram?
- V.3; O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porque ele é carne.
- V.6; Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
- V.7; Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
Se eram os filhos de Deus, os bons, eles fizeram algo que Deus ficou profundamente aborrecido. 


  • Só porque o assunto é difícil, vamos começar a inventar? ou então, vamos deixá-lo de lado e não estudarmos? Vamos, sim, ficar na simplicidade da Palavra de Deus.
# II Timóteo 3:16~17; toda a Escritura é para nosso ensino.
O texto de # Gênesis 6 diz que eram mulheres, que eram formosas, que tomaram para si mulheres de todas que escolheram, ou seja, as mulheres eram as mulheres da raça humana. 


  • Agora vamos ver o que a Bíblia chama de “os filhos de Deus”. O V.T. chama de filhos de Deus, somente a uma classe de seres, os anjos.
# Jó 1:6; aqui engloba os anjos caídos e anjos eleitos 

# Jó 2:1; a frase é repetida 
# Jó 38:7; aqui, as estrelas são anjos, já estudamos; Deus está questionando Jó, quando Deus criava o mundo antes da criação do homem 

Adão também é chamado de filho de Deus, mas lá no N.T.
# Lucas 3:38; ... e Adão de Deus. (filho de Deus). 


  • Os anjos, mesmo os caídos, e Adão são chamados filhos de Deus, porque há um princípio de Deus aqui, um padrão bíblico. Filhos de Deus, na linguagem de Deus, portanto na linguagem da Bíblia, está sempre designando aqueles que são criação direta de Deus; alguém que é formado diretamente por Deus, isso vale na Bíblia inteira. Cada anjo foi formado por Deus, anjo por anjo, já estudamos isso anteriormente, por isso são chamados filhos de Deus. Adão foi formado diretamente por Deus, por isso na genealogia de Jesus, # Lucas 3:38, Adão é chamado filho de Deus.
  • E nós hoje? Somos chamados filhos de Deus? Porque? O princípio não muda; os que aceitam Jesus, os salvos, são chamados filhos de Deus. No momento em que você aceitou Jesus como Salvador, Deus faz um novo espírito em você, e aí você é chamado filho de Deus, criação direta de Deus.
# II Coríntios 5:17; Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criação é; criação é a palavra         correta aqui. 

# João 1:12;  deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; não eram e passaram a ser. 
# João 1:13;  os quais (a todos quantos receberam a Jesus), não nasceram da vontade do homem (sangue e carne) mas de Deus, diretamente de Deus.

Então o princípio não muda; cada um de nós que aceitamos Jesus, Deus faz individualmente, diretamente, uma nova criação. E no velho testamento somente os anjos e Adão seguiam esse princípio. 


  • Adão foi criado à semelhança de Deus, e deveria gerar filhos conforme essa semelhança; mas, com a entrada do pecado, o homem caiu e perdeu aquela semelhança de Deus, o seu espírito morreu, se desligou de Deus. O homem passou a ter a sua própria semelhança, carnal, caída, separado de Deus, e Adão passou a gerar filhos e filhas conforme essa sua semelhança, sem o espírito ligado à Deus, sem a semelhança de Deus no espírito.
# Gênesis 5:1~3
Por isso, quando aceitamos Jesus, recebemos um novo espírito, há um novo nascimento (# João 3:3~5); somos nova criação (# II Coríntios 5:17); temos o poder de nos tornarmos filhos de Deus (# João 1:12); nova criação à semelhança de Deus, não nascida da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (# João 1:13).
b) O que aconteceu então?
  • Então, anjos caídos, pois para fazerem isso tinha que ser anjo caído, possuíram mulheres da raça humana e tiveram filhos com elas, e estes filhos eram gigantes. É tão sobrenatural, é tão estranho que o homem ou deixa de lado ou fica dando outras interpretações. Temos que ficar na Bíblia.
  • Anjo tem sexo? Já ouvimos várias vezes essa pergunta. Dizem que a Bíblia diz que anjo não tem sexo, e que foi Jesus quem falou.
# Mateus 22:23~33
Os saduceus eram religiosos racionalistas no tempo de Jesus. Eles não criam no sobrenatural, não criam em anjo nem em ressurreição, e queriam pegar Jesus de alguma forma e foram interrogá-lo sobre uma lei judaica na qual o homem tinha que suscitar descendência, e quando não e morria, seu irmão casava com a viúva para suscitar descendência e o nome do irmão não se apagar.
-V.24~28; questionaram a Jesus 

-V. 29~30; resposta de Jesus; de forma alguma Jesus diz que anjo não tem sexo, apenas que não se casam, ou seja, no céu não haverá casamento, mas o homem será homem e a mulher será mulher. 

  • Os anjos são seres muito altos, acho que isso é uma característica que vem dos anjos. Quem já viu, sabe que eles são altos. Os anjos aparecem, são enviados de Deus, quando há uma necessidade.
# Hebreus 1:14

# Salmo 103:20
# Salmo 91:11
# Hebreus 13:2; muitos hospedarão anjos 
# Atos 12:1~11; Pedro é solto da prisão por um anjo

Deus envia seus anjos quando há uma necessidade, Ele não fica distraindo seu povo com visões de anjos; muitas vezes aparecem tão naturais ao homem, tão normais, que você nem desconfia que é um anjo. # Daniel 10:5


  • Mas esses anjos, que eram caídos, tomaram para si mulheres da raça humana.
# Gênesis 6:4;
- nefilins; gigantes; sempre que tivermos na Bíblia nomes de povos terminados            em “ins”, referem-se a gigantes.
- e também depois; guarda esta expressão que será importante.
- os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhe deram filhos; filhos esses que eram gigantes, nefilins. 


  • Na próxima aula terminaremos este estudo até # Gênesis 6:12, e veremos a Bíblia comprovando que os filhos de Deus, neste texto, eram anjos caídos.


 AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário